A inteligência artificial vem dominando as conversas sobre avanços tecnológicos, mudanças no mercado de trabalho e a substituição de empregos. Embora ainda existam incertezas, fato é que existem ferramentas de IA disponíveis e os profissionais podem utilizá-las para criar processos automatizados.
Muitos ainda são resistentes em se apoiar nesse tipo de ferramenta no trabalho, justamente pois existem muitas dúvidas em relação ao avanço da IA e o que isso vai representar para os empregos nos próximos anos. Mas, hoje essas soluções já são postas em prática, e não entender como utilizá-las a seu favor pode ter impacto negativo na carreira.
Isso porque o uso de IA foi apontado como uma das 10 principais skills que evoluirão até 2027 e serão parte do futuro da empregabilidade no mundo moderno pelo Fórum Econômico Mundial, que publicou o relatório “Futuro dos Empregos”, que traz um panorama do que será prioridade nas empresas nos próximos anos.
Por que a IA é importante para o futuro do trabalho?
A Inteligência Artificial já não é uma tendência futura, mas sim uma realidade que continuará impactando drasticamente o mercado de trabalho.
O lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022, marcou um ponto de virada na popularização da Inteligência Artificial, impulsionando o aumento significativo na demanda por habilidades relacionadas à IA no mercado de trabalho.
A acessibilidade da ferramenta, que possui versão gratuita, ajudou a ampliar a compreensão e o interesse pela tecnologia, levando as empresas a buscar profissionais com conhecimentos nesta ferramenta para integrar os avanços em suas operações.
Por outro lado, profissionais que dominam essas novas soluções estarão à frente na corrida por competitividade, pois conseguirão adaptar suas funções e contribuir para o desenvolvimento de processos automatizados.
A tendência sugere que a empregabilidade, no futuro, estará fortemente atrelada à capacidade dos profissionais de se adaptarem às tecnologias emergentes, como a IA. Com isso, será crucial adaptar-se e se requalificar para atender essa demanda emergente, especialmente em setores que estão na vanguarda da adoção tecnológica.
As organizações que investirem em talentos com conhecimento profundo de IA terão uma vantagem competitiva considerável. No entanto, essa habilidade precisará ser constantemente atualizada, uma vez que a evolução tecnológica é rápida e as necessidades do mercado mudam constantemente.
Os profissionais precisam compreender esse panorama para que fique claro que, independente da empresa ou segmento onde atuam, o uso de IA, especialmente a generativa, se fará presente em seu mercado.
E isso não significa algo ruim já que, como falamos, essa é uma oportunidade para usar esse tipo de tecnologia a seu favor.
Como criar processos automatizados com IA?
A IA é feita e contribui para soluções avançadas em termos de tecnologia da informação, como criação de códigos, o que faz com que pessoas fora desse campo não vejam tão rapidamente como isso pode ser relevante para eles.
Mas você já parou para pensar que a IA pode te ajudar com aquelas tarefas maçantes e repetitivas, que não tem tanta urgência, mas que precisam ser feitas? Quem sabe reunir informações para um relatório, organizar conteúdos de uma apresentação, estruturar o atendimento ao cliente ou fazer campanhas de marketing?
Veja algumas formas como a IA auxilia na automação de processos:
Chatbots
Algumas respostas automáticas bem desenhadas podem ajudar o cliente com demandas mais simples. O próprio WhatsApp, em sua versão para negócios, oferece opções de conversas automatizadas.
Mas existem ainda modelos mais completos, para comunicação por celular, site, Instagram e outras redes. Essas soluções facilitam o atendimento ao cliente, já que oferecem um direcionamento inicial e fazem uma seleção de acordo com a dúvida ou demanda de cada um direcionando-os de forma eficaz.
Marketing digital
Outra forma eficiente de usar a IA é na automação do marketing digital. A área tem se desenvolvido nos últimos anos, conforme os consumidores aumentam seu uso de internet e diversificam as plataformas.
Com isso, são diferentes canais e estratégias utilizados pelo marketing para atrair clientes e fazer ofertas atrativas. A IA ajuda nessa customização, incluindo os clientes em diferentes etapas do funil de vendas.
Vendas
Além de ferramentas próprias para que os vendedores organizem seus clientes em diferentes categorias e etapas de venda, a IA pode ser utilizada em e-commerces, por exemplo, para oferecer sugestões de produtos similares ao que o cliente já procura.
Assim, ele tem mais chance de adicionar um segundo produto relevante ao seu carrinho e aumentar o valor de sua compra.
Se aprofundar em ferramentas de IA logo deixará de ser um diferencial e será uma obrigação. Portanto, quem quer se destacar na carreira nos próximos anos deve priorizar esse aprendizado, seja com a prática aplicada no dia a dia ou ainda com especializações como uma pós-graduação rápida.
Além de criar processos automatizados, o profissional será capaz de entender a plataforma e os mecanismos por trás dessa solução, além de compreender melhor as tendências e como isso será modificado nos próximos anos.