Conquistar o tão sonhado emprego dos sonhos não é uma tarefa fácil. Além de desenvolver novas habilidades, os candidatos ainda precisam se preparar para a entrevista, por isso é importante saber quantas etapas tem um processo seletivo.
Embora não haja uma regra, é comum que as empresas planejem diferentes etapas, para que possam avaliar com clareza os candidatos, e até para que ele converse com profissionais de diferentes setores ou níveis hierárquicos.
Para o profissional, entender cada etapa ajuda na preparação, pois permite que ele trabalhe em seu autoconhecimento e se prepare para diferentes perguntas ou dinâmicas.
Quantas etapas tem o processo seletivo?
Para as empresas, o processo seletivo começa assim que há a necessidade de abrir uma nova vaga. A equipe de RH deve se debruçar na área e trabalhar em conjunto com o departamento para entender as rotinas, a dinâmica e definir as características imprescindíveis e desejáveis para a vaga.
A partir daí, o processo será definido, levando em consideração a complexidade do cargo. Assim, antes mesmo de anunciar a vaga já se sabe quantas etapas terão, entre entrevistas, testes e dinâmicas em grupo. Para o candidato, o processo começa assim que ele busca a vaga.
Mas, os profissionais que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho precisam estar preparados e alocar tempo de seu dia para esse processo. Isso porque é comum que, ao se candidatar, ele tenha que fazer uma apresentação, e o texto precisa ser pensado individualmente para cada vaga.
Além disso, aspectos como a seção “objetivos profissionais” no currículo também são customizados para atender à posição que está se candidatando. Outro aspecto importante é que algumas empresas exigem que os profissionais passem por algum tipo de teste, seja ele de lógica, língua portuguesa ou até de algum idioma que seja exigido.
Por isso, ao começar o processo de buscar oportunidades, o candidato deve seguir se aperfeiçoando, ler sobre temas relacionados ao seu campo de atuação e até mesmo pesquisar quais são as principais exigências das vagas para poder se adaptar à elas, adquirindo novas habilidades.
Em geral, o processo seletivo conta com quatro etapas. Entenda quais são:
1- Candidatura
Como falamos, tudo começa ao buscar vagas. É comum, especialmente quando a pessoa precisar se recolocar rapidamente, que acesse uma plataforma de vagas e se candidate a tudo que aparece. Mas isso não é recomendável, primeiro pois seu perfil pode não atender às exigências e segundo pois ele pode nem se lembrar da empresa, e assim, perder a oportunidade de pesquisar mais sobre ela durante a preparação.
2- Testes
Nem toda vaga conta com testes, mas dentro do campo de atuação de cada profissional, é mais fácil entender que tipo de conhecimento técnico as empresas precisam avaliar. Se a rotina do profissional exige que ele utilize certo software, por exemplo, é possível que ele tenha que demonstrar que domina a ferramenta.

Esses testes podem acontecer já no momento da candidatura, ou então presencialmente. Quando é presencial, a empresa costuma avisar com antecedência e o teste inclui outros candidatos.
Também é possível que a empresa faça um teste de fit cultura, que utiliza dinâmicas em grupo, testes de personalidade ou questionário situacionais para entender se a forma de trabalhar, os valores e princípios do candidato estão alinhados com a empresa.
3- Entrevistas
Essa é a etapa mais importante, pois os recrutadores poderão conversar com mais profundidade com as pessoas, fazer perguntas específicas e sentir através de suas respostas e comportamentos se estão preparados para assumir o cargo.
Novamente, esse também é um processo que pode acontecer em mais de uma etapa, e isso vai depender da dinâmica da vaga. Mas, é possível considerar ao menos duas entrevistas: com o recrutador e com o gestor da área.
A primeira entrevista costuma ser mais abrangente, e os recrutadores fazem perguntas relacionadas ou não ao trabalho em si. Eles irão abordar as experiências profissionais, mas também precisam entender aspectos comportamentais.
É comum perguntar sobre hobbies e atividades de lazer, além de questões relacionadas à carreira, como plano para os próximos anos.
Já a entrevista com o gestor costuma envolver mais temas relacionados ao trabalho. O candidato precisa estar preparado para detalhar sua carreira, apontar desafios que enfrentou e como os superou, especificar experiências que teve trabalhando em equipe e comentar sobre cases de sucesso e resultados.
Pode haver ainda uma entrevista com diretores que ajudam a identificar se o profissional tem o perfil que a empresa busca em termos de desempenho, resultados e crescimento profissional.
4- Devolutiva
A etapa final é quando a empresa determina se haverá ou não a contratação. Quando a resposta for positiva, o candidato possivelmente receberá uma proposta, que deve avaliar cuidadosamente e entender se reflete seus objetivos.
Em caso de negativa, ele ainda pode pedir um feedback para entender quais pontos pode melhorar para novas oportunidades.
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