A liderança tem um papel central no desempenho do time e saber como ser um bom líder de equipe de trabalho permite que o profissional se destaque, crie um bom clima organizacional no setor e alcance as metas projetadas.
Muitos profissionais focam no aspecto técnico do cargo e, claro, isso também é importante. Ter uma visão estratégica ajuda a planejar melhor e buscar soluções criativas para conquistar os resultados almejados.
Porém, boa parte do processo de liderança envolve lidar com a equipe e garantir que eles tenham uma boa performance. A velha discussão entre ser chefe ou líder deveria ficar para trás, pois esse profissional precisa ter como prioridade uma boa relação com o time.
Isso envolve criar a confiança das pessoas e, principalmente, garantir que elas sigam motivadas para realizar seu trabalho.
O que é um líder de equipe?
O líder de equipe não precisa ser necessariamente o gestor, mas é um profissional que ficará à frente de determinado projeto. Para quem busca um cargo de gestão, essa é a oportunidade ideal para mostrar que tem as características necessárias para assumir esse posto.
Quando o foco é liderar a equipe, o objetivo principal é lidar com as pessoas, proporcionando um espaço acolhedor para que elas compartilhem suas ideias e colaborativo, para que cada um saiba explorar seus pontos positivos em prol dos objetivos da empresa.
Como líder, esse profissional não será responsável por tarefas do dia a dia, e seu principal papel é gerenciar o que os colaboradores executam. Além disso, ele também deve reportar esse progresso para outros líderes, de outros times e de cargos acima do seu.
Mesmo com foco na realização de determinado projeto, um bom líder de equipe de trabalho deve ser inspirar. As características que ele espera do time devem estar presentes nele, pois a melhor forma de manter as pessoas motivadas e incentivando-as com o próprio comportamento.
Como ser um bom líder de equipe?
A insegurança costuma ser um fator que atrapalha o desenvolvimento desse líder. Seja porque não está totalmente confiante de que seja capaz de executar seu papel, ou até mesmo pela sede de mostrar resultados, não é difícil cair na armadilha de centralizar o trabalho, ou se tornar aquele personagem “mandão”. Ou ainda, passa a ser grosseiro, reclama do trabalho das pessoas ou se torna inacessível.
É provável que você já tenha lidado com um líder assim, mas se busca esse papel, reproduzir esse comportamento só levará aos mesmos resultados: problemas relacionados à saúde mental, time com baixo desempenho e alto turnover. Portanto, entenda o que pode ser feito para que a equipe tenha sucesso:
Saiba delegar
Delegar não é o mesmo que mandar. Um profissional que simplesmente determina o que os colaboradores irão fazer está mandando. Quando delega, ele define tarefas de acordo com o perfil profissional e se comunicando com as pessoas. Isso não significa que ele não possa ser exigente, cobrando a equipe.

Mas isso pode ser feito sem criar um ambiente tóxico, gritando ou menosprezando um colega na frente de todos. Isso só fará com que as pessoas criem antipatia e vai diminuir seu engajamento e motivação imediatamente.
Seja organizado
A organização é a melhor forma de delegar com eficiência. Seja através de um sistema unificado atualizado por todos ou utilizando agendas, tenha de forma visível prazos e etapas de processos.
Não há como cobrar uma equipe sem ao menos saber quando ou o que precisa ser entregue. Além disso, a falta de organização demonstra que não está alinhado com o time e pode até apontar para um profissional inadequado para esse papel.
Tenha um bom planejamento
Aliado à organização deve existir também um planejamento eficaz. Essa é uma função que exige visão estratégica para coordenar o planejamento e os objetivos da empresa com as tarefas e o planejamento do time.
Mantenha uma comunicação eficiente
Por mais que o líder por vezes tenha que tomar decisões sozinho, tanto o planejamento quanto o processo de delegar pode – e deve – ser feito em colaboração com a equipe. Como falamos, o foco desse tipo de liderança são as pessoas e ao serem ouvidas, elas se sentem valorizadas e entendem que sua opinião importa.
Além disso, várias cabeças pensam melhor que uma, portanto contar com as opiniões de todos permite uma visão mais ampla do todo e ajuda o líder a entender as características positivas de cada um.
Ofereça feedback
Ajustes são necessários e, mesmo com pontos positivos, existem comportamentos ou execuções que podem deixar a desejar. Isso não precisa ser um problema e, mais uma vez, não deve ser apontado de forma grosseira ou desrespeitosa.
Por isso, realizar feedbacks constantes permite alinhar a atuação de cada colaborador com as expectativas da empresa permitindo que todos tenham a chance de se desenvolver profissionalmente.
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