Como lidar com a falta de controle emocional no trabalho? 6 dicas

falta de controle emocional no trabalho

Não é só na vida pessoal que enfrentamos momentos de emoções intensas. Ao longo da carreira, muitas vezes as pessoas lidam com excesso de estresse e falta de controle emocional no trabalho. Existem muitos motivos que podem levar a esse comportamento, mas entender como lidar e preservar os sentimentos pode ajudar a ter uma vida profissional mais saudável. 

Ser capaz de controlar as emoções pode até ser um diferencial competitivo e, embora ninguém esteja imune a dias ruins ou problemas pessoais que tiram o foco do trabalho, em geral, administrar esses sentimentos garantirá um dia de trabalho mais eficiente.

O que é controle emocional e como isso afeta a carreira?

Os seres humanos possuem uma vasta gama de emoções e não existe um botão que nos faz desconectar de um sentimento quando o dia de trabalho começa. Assim, se o indivíduo tiver tido uma noite ruim, ou teve uma discussão com alguém, ou está lidando com problemas de saúde ou financeiros, ele acabará carregando essas preocupações para o trabalho. 

Além disso, mesmo que não haja um atrito externo, muitas vezes as questões emocionais estão ligadas à cultura da empresa, que não preza pelo bem-estar dos colaboradores. Em todos esses casos, é possível que, ao lidar com um imprevisto ou desafio, o profissional não seja capaz de ajustar seus sentimentos.

Assim, quando sente raiva isso é exacerbado, ou quando fica triste, chora ou se desliga do presente. O ponto é que todas essas emoções são reais, mas a forma como os profissionais lidam com elas no ambiente de trabalho é que irá afetar suas carreiras. 

Um profissional conhecido por explodir e gritar sempre que algo sai errado pode ter problemas para se dar bem com colegas e se isola, além de perder oportunidades de crescimento. 

Alguém que se desespera quando algo não sai como planejado pode não ter capacidade para resolver problemas e pensar em soluções rápidas, o que é algo muito desejado hoje nas empresas. 

Portanto, não ser capaz de controlar as emoções pode ter impacto tanto no dia a dia, com a falta de foco para realizar as tarefas, como na carreira de forma geral, impedindo que o profissional cresça e até afetando sua reputação. 

Colegas de trabalho discutindo. Falta de controle emocional no trabalho.

Como lidar com a falta de controle emocional?

Ter mais controle sobre as próprias emoções não acontece da noite para o dia, mas é facilitado quando as pessoas buscam autoconhecimento. Seja com apoio através da psicologia ou até fazendo uma autoanálise, quanto mais ciente a pessoa está de si mesma, mais fácil será controlar esses sentimentos. 

Para isso, também é necessário ser sincero consigo mesmo. A capacidade de avaliar as características negativas e positivas de si permite que o profissional se desenvolva e se torne hábil de forma a se destacar na carreira. Veja a seguir seis dicas para lidar com a falta de controle emocional:

Saiba reconhecer suas emoções

O processo de autoconhecimento envolve uma avaliação de si mesmo, para entender de onde vem e porque esse sentimento ocorre. Algumas pessoas perdem a paciência com muita facilidade e estouram, outras são mais emotivas, mas de onde vem isso?

Por que estão se sentindo assim? Pensar na resposta para essa questão trará uma reflexão sobre o motivo desse comportamento e permitirá ajustá-lo. 

Evite oferecer uma resposta imediata

Caso esteja lidando com alguém com quem tem dificuldades para dialogar ou um conflito específico, evite oferecer uma resposta imediata, para que a comunicação não piore. Saiba ouvir e refletir, evitando agir impulsivamente. 

Aprenda a lidar com seus sentimentos

Mesmo uma pessoa que busca uma vida plena e feliz não pode evitar momentos de tristeza. Isso faz parte da experiência humana, portanto é mais fácil aceitar que coisas difíceis ou ruins podem acontecer, e será preciso lidar com essas questões. 

Saiba receber críticas

Outro ponto que costuma gerar estresse e até falta de confiança nos profissionais são os feedbacks. Porém, para que eles sejam produtivos, a pessoa não deve levar para o pessoal, como se estivesse sendo insultada. 

Críticas fazem parte do processo e o profissional deve saber ouví-las para melhorar sua atuação, amadurecer e desenvolver novas habilidades.

Pratique empatia

Para viver em sociedade, dentro e fora do trabalho, é preciso desenvolver empatia. A capacidade de se colocar no lugar dos outros permite que as pessoas sejam mais respeitosas e gentis, além de agir de forma colaborativa. 

No trabalho, é uma maneira de lidar melhor com as diferenças entre colegas e criar uma relação com base na boa comunicação e respeito, além de paciência no convívio com outros. 

Colegas de trabalho conversando no escritório . Falta de controle emocional no trabalho.

Faça exercícios de respiração

Algumas dicas acima envolvem práticas que devem ser aperfeiçoadas com o tempo, mas, quando algo imediato causa uma reação muito grande, o profissional pode buscar técnicas de respiração para acalmá-lo e tirá-lo desse estado de fortes emoções. Inspire lentamente, enchendo os pulmões de ar, e solte, novamente devagar, tomando consciência desse movimento. 

Essas dicas ajudam a lidar com a falta de controle emocional no trabalho e tornam o profissional mais preparado para o mercado. Além disso, com mais confiança, ele tem ferramentas para lidar com imprevistos e se superar profissionalmente, por isso, a pós-graduação presencial Unopar poderá ajudá-lo a ampliar seus conhecimentos.

Recomendações para você