Qualquer profissional sabe que, não importa a área, há uma disputa acirrada pelas melhores vagas e empresas. Muitas vezes, essa alta competitividade pode ser fator de desânimo, especialmente para quem ainda não adquiriu uma ampla experiência. A solução pode ser um curso de pós-graduação para que você possa adquirir o diferencial necessário para o currículo.
Fazer esse investimento é uma escolha que, com certeza, movimentará sua vida profissional. Por isso, antes de iniciar qualquer pós-graduação EAD ou MBA, é importante se conscientizar de quais são seus objetivos profissionais. Tire um tempo para refletir sobre sua carreira, onde deseja chegar a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, conseguirá escolher o curso mais adequado.
Qual pós-graduação escolher?
Felizmente, há uma grande variedade de cursos disponíveis. Dessa forma, os alunos conseguem alinhar melhor suas expectativas e rotinas, resultando em uma experiência mais produtiva. Mesmo assim, e justamente por conta dessa variedade de opções, escolher o curso certo pode ser um desafio. Por isso, preparamos um passo a passo que pode te ajudar:
1 – Brainstorm de cursos
Faça uma pesquisa superficial e reúna alguns nomes de cursos que, pelo menos à primeira vista, pareceram-lhe atraentes. A partir disso, crie alguns “filtros” para ajudar a chegar a um resultado final.
2 – Filtre suas opções
Comece a selecionar alguns cursos baseando-se em critérios pré-estabelecidos. Uma boa forma de selecionar esses filtros pode ser olhando a bagagem profissional que reuniu até aqui. Ao observar sua trajetória, busque entender: quais são os primeiros pontos de interesse? De todas as experiências profissionais, qual foi mais enriquecedora para quem você é hoje? Depois de entender isso, diminua a quantidade de cursos que selecionou.
Leia também: Pós-graduação: como avaliar a grade curricular do curso?
3 – Aprofunde seus conhecimentos
Pode ser lendo a grade curricular das pós-graduações que ficaram, ou conversando com gestores e colegas de profissão, busque conhecer um pouco mais de alguns cursos e suas respectivas áreas de atuação. Essa é a hora de escolher os finalistas.
4. Volte ao início
Resgate os objetivos e reflita novamente sobre eles: são os mesmos? Se achar conveniente, afinal de contas, agora você sabe muito mais sobre a área do que antes, adapte-os e, em seguida, compare os cursos restantes. Lembre-se: esse modelo pode te ajudar na hora de decidir a melhor opção de pós-graduação EAD para o sua carreira, mas só você sabe como chegar nessa resposta. Se necessário, reformule alguns passos e boa sorte!