MZ Store: case de sucesso do e-commerce de moda

A MZ Store foi fundada pela empresária Márcia Zeniks. Desde criança ela gostou de moda, acompanhava as tendências e ajudava nas costuras de sua mãe. Em 2013, ainda na faculdade, decidiu iniciar uma loja especializada em moda e acessórios para mulheres, focada no público jovem, que sempre pedia a ela conselhos sobre o que vestir. Começou usando o Instagram, vendendo peças exclusivas, desenhadas por ela.

A MZ Store já possuía identidade visual sofisticada. Atendia muitos clientes pela web. Com isso foi crescendo, assim Márcia decidiu investir em uma plataforma de e-commerce para comportar o crescente número de acessos.

Algumas coisas, no entanto, incomodavam Márcia:

  • O design e a identidade da marca não combinavam;
  • Os clientes reclamavam da dificuldade em fechar pedidos;
  • A plataforma não possuía o recurso de wishlist;
  • Em determinados períodos, a loja ficava lenta devido ao grande número de acessos.

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Dessa forma, Márcia contratou uma agência web, especializada em e-commerce, que implantou uma nova loja virtual, baseada em uma plataforma do tipo open source, com design personalizado e com recursos importantes numa operação de vendas online.

O design foi pensado para ter uma linha tênue, entre modernidade e tendências. Ao mesmo tempo, cores sóbrias deram um aspecto de luxo, sofisticação e requinte à marca, que comunica perfeitamente com a linha de produtos.

Um dos aspectos levados em conta muito fortemente no desenvolvimento foi a empatia, ou seja, se colocar no lugar do cliente da MZ. Focou-se a experiência de estar em uma loja física, com provadores, zoom nos produtos e espelhos. Assim, foi implantado o provador virtual, juntamente com uma tabela de medidas. A imagem da roupa é exibida em todos os ângulos, podendo ser movimentada. O cliente tem a sensação de estar em um provador de verdade.

Deu-se também muita importância no layout à vitrine da página de entrada, com as principais peças, que podem ser visualizadas já na entrada, item importante para clientes que acessam pela primeira vez.

Uma vez concluída a criação do design, chegou a hora de implantar, com auxílio do time técnico de desenvolvimento e solucionar os problemas que incomodavam a empreendedora. A tabela de medidas ajudou aquelas clientes que não tinham certeza do tamanho da roupa. Com isso ganhou comentários extremamente positivos nas redes sociais, aumentando a credibilidade da loja, além de ter aumentado as conversões e diminuído as trocas e devoluções. Mais receita e menos custos.

A wishlist (ou ‘lista de desejos’) ajudou na conversão, pois as clientes conseguem salvar os produtos que mais gostaram dentro da própria loja e comprar depois, todas em um único clique.

Por fim, o time resolveu com recursos técnicos e ajustes de configuração fazer com que a plataforma suporte sem problemas uma grande quantidade de acessos simultâneos sem perda de performance, garantindo a escalabilidade da operação.

Isso tudo foi conseguido com uma grande dose de planejamento e testes, antes de se implantar em produção. Márcia teve paciência para esperar que esse planejamento fosse maduro, para daí colocá-lo em prática. O que deu os resultados esperados. Se tivesse partido direto para a execução, ela mesma disse que perderia tempo e dinheiro, pois certamente teria grande retrabalho, preocupações e desgastes.

Com a forma certa de se implantar uma loja virtual, esses pontos negativos foram minimizados e os resultados vieram mais rápido.

Autor: Luciano Furtado C. Francisco

Revisão: Gustavo Santos

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