Estratégia de valor: a magia por trás da Disney

Disney

Você já parou para pensar em como a Disney consegue manter sua criação de valor durante tanto tempo? Hoje vamos conversar um pouco sobre a estratégia de marketing utilizada por essa organização!

Adquirir vantagem competitiva por meio da aplicação das técnicas de marketing tem sido um elemento central da estratégia moderna das organizações. Todas as empresas buscam uma posição no mercado que lhes dê vantagem sobre os concorrentes, proporcionando maiores margens, vendas e retenção de clientes. O desafio maior é sustentar a criação de valor e, nesse sentido, algumas organizações fazem isso com maior maestria que outras. É o caso do universo Disney, a dona de seu próprio espaço de mercado há décadas, refinando constantemente sua estratégia de marketing!

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E você sabe como ela consegue fazer isso de forma tão natural e eficaz? É simples: desde o início a empresa tem sua cultura e valores muito fortes e bem definidos. Mais do que isso, ao crescer, a Disney continuou focando em seus clientes, em seus desejos e paixões, entendendo realmente o que eles querem e como a organização pode entregar isso da forma mais mágica e surpreendente possível.

Pensar na proposta de valor e de fato entregá-la é essencial. A empresa acredita que personagens nobres e envolventes inseridos em mundos de fantasia visual, em grande parte por meio da animação, tem um apelo vasto e duradouro para crianças e adultos. Por isso, a Disney sustenta o crescimento de criação de valor desenvolvendo uma capacidade incomparável em desenhos animados, filmes em live action e atrações ao vivo para famílias inteiras.

A Disney utiliza, ainda, de animação, livros, músicas, parques temáticos, produtos de consumo e uma variedade de outras atividades sinérgicas interconectadas. É mais do que definir uma posição no mercado, este é o mapa do sucesso da organização. A grande proposição de valor está na experiência que ela oferece a todos aqueles que consomem algum produto dela, ela excede as expectativas do consumidor e o surpreende, como em um passe de mágica!

E como é possível entregar mais do que o consumidor espera e colocar em prática todo o desenho de jornada do cliente? Todas as etapas passam pelas pessoas! E elas são fundamentais para que a Disney consiga entregar a mágica que representa a proposta de valor da empresa. O passo inicial está na contratação dos colaboradores que passam por intenso treinamento, aprendizagem e internalização da cultura e alinhamento ao processo de gestão. É isso que faz com que a Disney entregue toda a experiência de encantamento prometida.

A companhia tem um alto nível de excelência quando se fala em gestão de pessoas. Os investimentos em treinamento são constantes e as lideranças são próximas, pois os gestores consideram que são os colaboradores que criam felicidade na ponta, ou seja, para os clientes.

Ela também surpreende com a máxima de “aprender com as experiências”. Isso inclui, por exemplo, disponibilizar nos parques os chamados pontos de escuta. São aparelhos para que os clientes falem sobre o que quiser com a gestão, seja um elogio, uma crítica, ou um comentário. Essa é uma forma de estar cada vez mais próximo e personalizar o atendimento, entendendo as necessidades e desejos dos visitantes e fazendo com que cada um seja único e especial. Trata-se, portanto, de um canal ativo e direto com seu público.

Desde o início a Disney tem liderado o caminho quando se trata de adaptação de novas tecnologias. A companhia se mantém à frente das tendências e necessidades do consumidor, desde a personalização da experiência do parque temático até conteúdo inovador e estratégias de marketing na internet, ela está sempre tentando coisas novas, especialmente quando se trata de marketing. Recentemente apostou também na estratégia de streaming, inaugurando seu próprio formato, criando e compartilhando suas produções com assinantes.

Autoria: Erica Hevellin da Silva Siqueira
Revisão:
Amanda Raquel de França Filgueiras D’Amorim

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