Entenda como fazer uma lista de metas e crescer na carreira este ano

O início do ano é um ótimo período para planejar novos objetivos e fazer uma lista de metas, não só para ter uma rotina organizada e uma vida mais alinhada. As metas também se aplicam para quem tem grandes desejos, como comprar um carro e fazer uma especialização para crescer na carreira. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

No caso dos objetivos ligados à vida profissional, o ideal é se basear em uma reflexão para só depois direcionar os esforços para a parte prática da coisa. E, acredite, ter um caminho traçado pode facilitar esse processo, já que o crescimento não está ligado ao acaso, mas às suas próprias ideias. 

Como crescer na carreira: aprenda a criar uma lista de metas 

Para te ajudar nesse planejamento inicial e a colocar os seus objetivos profissionais em prática, separamos dicas que podem ajudar. Elas servem para qualquer fase profissional em que você esteja e podem ser ajustadas de acordo com os seus ideais de carreira.

Passo #1: Entenda onde está na sua carreira

Essa análise inicial irá ditar todo o seu planejamento e ela é necessária para entender onde você está e onde quer chegar. A partir disso, fica mais fácil definir as próximas etapas. Então, reflita sobre alguns pontos, tais como: 

  • Você tem um emprego atualmente? 
  • Está feliz e satisfeito nessa ocupação? Por quais motivos?
  • O que você mais gosta de fazer durante o dia a dia no seu trabalho? E o que menos gosta de fazer? 
  • Se não tivesse que se preocupar com questões financeiras, com o que escolheria trabalhar? É o que você já faz atualmente?
  • Qual é o nível de carreira ou especialização que você quer alcançar dentro da trajetória profissional?
  • O que você precisa para atingir esse nível? 

Vá anotando as ideias conforme elas vêm à sua cabeça. Use essas questões para dar o ritmo inicial à sua reflexão e ter mais clareza sobre os seus próprios desejos. Se quiser, complemente com outras perguntas que façam sentido para você. 

Passo #2: Se pergunte onde você deseja chegar

O que você quer estar fazendo na sua carreira daqui a dois, cinco ou dez anos? Esse também é um fator a ser refletido e definido antes de realmente criar o seu plano de ação para crescer na sua vida profissional.

Ao definir onde se deseja chegar, fica mais fácil visualizar os caminhos possíveis e, assim, aproveitar as oportunidades que aparecerão. 

Um bom exercício é compreender também os motivos pelos quais você sente vontade de atingir essas metas e alcançar o objetivo final. Pense por que isso é tão importante para você e como valerá a pena atingir determinados níveis na sua carreira. 

Passo #3: Saiba o que falta para atingir sua meta

Os resultados que você quer dependem do que? O terceiro passo se resume em refletir sobre o que está faltando para conseguir aquela vaga que você tanto quer ou a promoção que está desejando.

É falta experiência? Conhecimentos? Oportunidades? Um currículo mais elaborado? Saiba quais são os seus pontos fortes, ou seja, aqueles que devem ser valorizados, e os que precisam ser mais desenvolvidos para que você consiga cumprir seus objetivos. 

Leia também: Pontos fortes e pontos fracos: como descobrir os seus?

Passo #4: Hora do planejamento 

Depois de tanto brainstorming, é o momento de colocar todas as ideias no papel. Escreva tudo o que deseja alcançar em um longo período (ex.: se tornar coordenador da área), e depois pense em etapas menores como esse desejo pode ser conquistado.

Nesse momento, você irá “quebrar” esse objetivo maior em metas pequenas, que podem ser facilmente alcançadas ao longo de um ano. 

Pense que tem os próximos meses para agir e, depois desse período, reveja o que foi feito e repense outras metas em prol daquele plano maior. Isso ajuda a manter a motivação em dia e não parecer que está muito longe dos resultados.

Passo #5: Estipule prazos e defina os objetivos em pequenos passos 

Complementando o passo anterior, é muito importante  definir prazos para não colocar todo seu planejamento a perder. A ideia é pensar em prazos realistas para que não haja frustração e o medo de não cumpri-los. Lembre-se de que é mais do que possível ajustar esses prazos de acordo com a sua necessidade.

Então, por exemplo, se a sua ideia é virar coordenador de uma área e, para isso, você precisa ganhar mais experiência e ter uma formação especializada, pode dedicar o seu período de preparação para fazer uma pós-graduação EAD, que pode ser concluída em 6 ou 10 meses.

Um MBA EAD pode ser a solução para quem quer se aprofundar nos estudos e equilibrar essa rotina com o trabalho, além de que as aulas oferecem tanto conhecimento técnico e teórico quanto habilidades comportamentais desenvolvidas ao longo das aulas. 

É essencial que, na sua lista de metas, os seus objetivos de carreira sejam desafiadores o bastante para que você evolua tanto profissional quanto pessoalmente durante a trajetória para que chegue onde deseja.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!