O que são competências digitais e quais são necessárias no mercado de trabalho?

imagem para ilustrar o texto de o que são competências digitais

Hoje, ter conhecimento sobre a sua área de atuação e boas habilidades comportamentais já não é o suficiente para encontrar as melhores oportunidades de emprego. Para se destacar em meio à concorrência, é preciso saber o que são competências digitais e desenvolvê-las o quanto antes.

Graças à transformação digital que vem acontecendo nos últimos anos e que foi acelerada pela pandemia, novas necessidades surgiram dentro das empresas. A partir dessa demanda, novos cargos e novas atividades que exigem conhecimento tecnológico também apareceram.

Diante desse cenário, quem quer garantir a sua empregabilidade pelos próximos anos precisará ficar por dentro das habilidades digitais mais exigidas. Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Veja a seguir.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

 

O que são competências digitais e por que são importantes?

As competências digitais são definidas como habilidades necessárias para usar dispositivos, ferramentas, softwares, aplicativos de comunicação e redes para acessar e gerenciar informações.

De forma resumida, elas ajudam as pessoas a se comunicarem e colaborarem no trabalho, a desenvolverem e compartilharem conteúdo, além de solucionar problemas de forma online e remota.

Com o impacto da pandemia, tudo o que fazíamos – desde a forma de comprar produtos até a forma de trabalhar – mudou de forma drástica. As empresas, especialmente as mais conservadoras, se viram pressionadas a incluir a tecnologia no seu dia a dia a fim de se manterem competitivas.

O trabalho remoto, a necessidade de melhorar a experiência do cliente no ambiente online e de simplificar processos fizeram com que essas empresas investissem muito em tecnologia. Logo, é natural que elas priorizem a contratação e a permanência daqueles colaboradores que tenham as competências necessárias para utilizá-la.

Quais são as competências digitais mais exigidas?

Agora que você já sabe o que são competências digitais e por que você precisa dominá-las, é hora de conhecer aquelas que são as mais demandadas pelas empresas.

1 – Ferramentas de comunicação

A implementação do home office durante o isolamento social fez com que as empresas notassem diversas vantagens nesse modelo de trabalho. Entre elas, se destacam a economia de recursos e o aumento da produtividade.

De acordo com a 18ª edição do Índice de Confiança Robert Half, 48% dos recrutadores entrevistados pela consultoria de RH afirmaram que devem seguir com o modelo de trabalho híbrido em 2022.

Leia também: Ruídos na comunicação: o que fazer para evitá-los e se comunicar melhor?

Isso significa que, durante um bom tempo, a realização de reuniões, negociação  com clientes, apresentações, feedbacks e entrevistas para processos seletivos ainda poderão acontecer de forma online.

Essa realidade torna fundamental o conhecimento em ferramentas como Microsoft Teams, Zoom, Skype, Jitsi, Discord, entre outras.

2 – Redes sociais

Com mais de 4,2 bilhões de usuários no mundo todo, as redes sociais já demonstram há muito tempo que vai além de simples postagens – elas também servem para entender a dinâmica entre os consumidores, as marcas, os influenciadores e o mercado.

Além de serem uma boa forma de atrair tráfego e gerar conversões para os sites das marcas, as redes sociais são um excelente termômetro para entender a percepção que os clientes têm do negócio e de relacionar com eles.

3 – Análise de dados

Os dados são os bens mais valiosos do mercado atualmente e, por isso, tornaram-se fundamentais para áreas que vão desde análise de risco a supply chain e marketing digital.

É necessário saber coletar, analisar e transformar esses dados em insights que determinarão a tomada de decisão e terão impacto direto no lucro da empresa.

Quem deseja desenvolver essa competência digital deve buscar cursos sobre Google Analytics, Power BI, Tableau etc.

4 – Serviços e aplicativos em nuvem

Com a transição da infraestrutura tradicional para a remota, o armazenamento em nuvem se tornou obrigatório nas empresas por questões de segurança de dados, conectividade e melhor colaboração entre os profissionais.

Como dissemos, acelerar e facilitar processos é muito importante para as companhias nessa retomada. Por isso, é indispensável aprender a utilizar essas ferramentas digitais. Google Drive, OneDrive, iCloud e DropBox estão entre as principais.

banner sobre e-book com tendências de programação e desenvolvimento

5 –  Programação

Por fim, vamos falar sobre essa competência digital que muitas pessoas ainda acreditam ser exclusividade dos profissionais de tecnologia.

A verdade é que essa habilidade já tem sido utilizada em diversas áreas que não pertencem exatamente à TI, como compliance, B.I., marketing digital, análise financeira, UX design, engenharia e até mesmo nas pesquisas de medicina.

Além de tudo isso, as empresas também entendem que profissionais com a capacidade de programar têm mais facilidade na resolução de problemas.

De qualquer forma, a programação já é considerada uma das habilidades mais importantes do século 21 e logo mais será tão fundamental quanto ler e escrever. Java, SQL, Python e C# estão entre as linguagens de programação mais utilizadas.

Agora que você já sabe o que são competências digitais e como elas são importantes para se manter competitivo no mercado de trabalho, que tal começar a investir no seu desenvolvimento? Conheça os cursos de pós-graduação Unic, faça a sua inscrição e dê o próximo passo da sua carreira.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!