BBB: estratégias de marketing digital usadas por ex-participantes

imagem da Manu Gavassi para ilustrar o texto de bbb estratégias de marketing digital

O reality show Big Brother Brasil, mais conhecido como BBB, é um dos programas de TV mais populares atualmente, e, além de entretenimento, ele nos proporciona exemplos de algo cada dia mais relevante no mercado de trabalho e que vem sendo adotado pelos participantes: estratégias de marketing digital.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Desde que adotou o modelo de misturar participantes anônimos (os Pipocas) com artistas, esportistas e influenciadores (os Camarotes), fica em destaque as estratégias que muitos competidores que já são conhecidos do público adotaram para conquistar a simpatia dos torcedores e ainda promoverem suas marcas fora da casa.

Planejamento e organização

A cantora Manu Gavassi, participante da edição 2020, chamou a atenção no programa por ter um vídeo já preparado para cada situação possível no programa, como eliminação, votação do paredão e chegada até a final.

Após o encerramento do programa, a assessoria da cantora revelou que ela havia planejado e gravado conteúdo para os 93 dias do confinamento, além de ter programado o lançamento de músicas e clipes para o mesmo período, já prevendo que seu nome estaria em alta entre o público.

Assim como ela, diversos participantes tiveram essa visão para além do momento presente e organizaram junto à equipe de marketing materiais para engajamento durante sua presença no BBB, impulsionando a torcida pelo candidato ao mesmo tempo que aproveita a visibilidade para fortalecer a marca do mesmo. 

Afinal de contas, o reality é uma grande vitrine para todos os participantes, anônimos ou famosos, visto que a edição de 2020 alcançou 165 milhões de pessoas na audiência acumulada do Painel Nacional de Televisão (PNT) nos seus três meses de exibição.

O anonimato como parte das estratégias de marketing digital

Boas histórias de vida, somadas com o carisma dos anônimos, já serviam como estratégia de popularização antes mesmo de “marketing digital” ser um termo do nosso cotidiano.

Basta lembrar de alguns participantes das primeiras edições, como a apresentadora Sabrina Sato e as atrizes Grazi Massafera e Juliana Alves, que surgiram como anônimas e através de um bom storytelling conquistaram o carinho do público, logo saltando para uma sólida carreira no entretenimento. 

Leia também: 10 áreas do Marketing Digital que estão em alta no mercado

No exemplo mais recente, a equipe da participante Juliette, da edição de 2021, soube aproveitar bem tanto a trajetória de vida da paraibana como sua jornada no programa para criar um grande movimento em apoio à candidata nas redes sociais, o que acabou resultando nela como a grande vencedora da edição e um fenômeno de popularidade após o BBB. 

O marketing digital, neste caso, foi transformar a própria participante e seu emoji-símbolo, um cacto, em marcas nas redes sociais para melhor divulgar e comercializar o nome e a imagem da candidata.

Não raramente Juliette estava relacionada a matérias nos portais de notícia, tweets de famosos que acompanhavam o reality, e a Rede Globo, emissora que transmite o programa, já pensava em prolongar seu contrato antes mesmo do fim do BBB. 

A estratégia omnichannel

A estratégia consiste no uso interligado de diversos canais midiáticos, sejam eles tradicionais ou digitais, para aprimorar a experiência de compra de um determinado produto, proporcionando um contato multiplataforma para o consumidor daquele serviço. 

Essa estratégia foi amplamente utilizada pela participante Bianca Andrade, a influenciadora conhecida como Boca Rosa, que durante sua participação no programa utilizou as maquiagens da sua linha de produtos, promovendo sua marca na televisão, enquanto sua equipe de social media trazia informações e links para compra dos produtos utilizados por ela naquele dia ou naquela festa via Instagram, fazendo a divulgação online. 

O ponto mais forte dessa estratégia de marketing digital é que você conecta duas potências em alcance, no caso a televisão e as redes sociais, e não só atinge dois públicos que consomem conteúdos de forma distinta como integraliza os dois grupos de consumidores. 

Proporcionar uma experiência multimídia para o público é sempre indicado, pois aumentando o nível de imersão no qual o consumidor será submetido, há um aumento também da tendência dele optar por consumir o seu produto ou serviço através do poder de conversão que sua marca aplicará nele. 

Além disso, outro ponto alto da estratégia omnichannel é a popularização da sua marca, visto que pessoas que não necessariamente estão nos canais de mídia no qual seu público-alvo se encontra serão impactados pelos anúncios e exposição dos seus produtos. 

O poder do marketing de influência

Essa estratégia de marketing, que consiste em contratar parceiros que exerçam influência no seu público-alvo com o objetivo de converter clientes em potencial em consumidores, não foi utilizada por nenhum participante, mas pelo próprio reality

Como todo programa, o BBB possui patrocinadores que injetam dinheiro na produção do reality show em busca de retorno financeiro através da chegada de novos consumidores. Sendo assim, os melhores participantes serão aqueles que causam impacto no público-alvo dessas marcas. 

Essa estratégia explica o motivo de tantos influenciadores digitais, maquiadores e pessoas que possuem influência em jovens e heavy users de redes sociais, o que inclui até alguns dos anônimos selecionados.

Como os principais patrocinadores são bancos digitais, lojas de varejo apostando em seus serviços online, aplicativos dos mais variados setores e marcas de beleza e estética, o mais lógico é colocar no programa participantes cujos fãs tendem para uma conversão mais fácil, visto que aquelas marcas já fazem parte do universo deles. 

É uma equação na qual todos são beneficiados. Os participantes ganham mais projeção, as empresas conseguem vincular seus produtos a nomes fortes do mercado na qual elas atuam sem precisar pagar o influenciador para isso e a emissora consegue o patrocínio para tornar o programa viável. 

Como sua empresa pode aprender com isso

O marketing digital da sua empresa pode ser aprimorado com as “lições” que o BBB trouxe para nós. 

Independente dela ser de pequeno, médio ou grande porte, é possível que sua empresa aplique o conceito de presença multiplataforma patrocinando eventos voltados para seu público-alvo, por exemplo, enquanto trabalha a imagem e divulgação dos seus produtos nas redes sociais. 

Isso vai ampliar seu contato com potenciais compradores em duas mídias diferentes, e divulgando suas redes sociais no evento e o seu patrocínio no digital será uma boa forma de unir esses dois públicos e maximizar o poder de convencimento da sua marca.

Você também pode fechar parcerias com influenciadores que atuam na mesma área que sua empresa, para atrair a atenção de novos consumidores. 

Busque fechar pequenos contratos no início, para ações pontuais, para ir testando diferentes parceiros até encontrar aquele que será ideal, que mais combina com a linha de pensamento da sua empresa e crie identidade com a sua marca.

A dica final é ter muita organização e planejamento com suas estratégias nas redes sociais. Respeite fielmente seu cronograma, pense em uma boa identidade visual, teste diferentes tipos de postagens até encontrar o estilo que mais faz sucesso com seus clientes e então você construirá uma presença forte no digital. 

Quer aprender a criar estratégias de marketing digital inovadoras e eficientes? Faça uma pós-graduação na área e se destaque neste setor do mercado de trabalho que cresce mais a cada dia!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!