Design de experiência do usuário (UX): quais áreas são importantes?

 

Hoje, vamos falar sobre user experience ou, no bom português, o design de experiência do usuário (UX), que é um processo organizacional que envolve a formatação de uma equipe multidisciplinar de colaboradores do negócio para a criação de um produto que forneça uma experiência significativa e relevante para o seu consumidor.

Para que isso seja possível, aspectos como a marca, o seu design, a usabilidade e função do produto precisam ser considerados. A experiência do usuário é um conceito que está intrinsecamente ligado a toda a experiência do usuário no contexto digital, considerando todos os processos envolvidos ao longo da jornada do consumidor, com pontos estabelecidos em interações via redes sociais, propagandas boca a boca, etc. 

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Assim, user experience é um meio da organização estabelecer uma sensação positiva por meio da promoção de um evento exclusivo, uma mensagem customizada, pela navegação em um sítio eletrônico ou aplicativo (app), buscando demonstrar atenção e querendo marcar a vida das pessoas. 

Áreas importantes

Para que a experiência do usuário seja viável, algumas áreas importantes precisam ser consideradas. Vamos conhecê-las? Inicialmente, a arquitetura, área que contribui com o projeto de planejamento com o processo de construção de um produto. Em seguida, vamos para a arquitetura da informação, área voltada para a elaboração do planejamento de sistemas, ou seja, a maneira como as informações serão dispostas. 

Posteriormente, a área do design industrial será responsável por questões de estética, funcionalidade e a usabilidade do produto. O design de interação e o visual são áreas fundamentais para a implantação do user experience, pois, do design de interação, decorrem as ideias sobre como os produtos e os serviços irão interagir com as pessoas enquanto o design visual, emergem do processo criativo de construção do produto, envolvendo a figura do usuário e do designer.

Finalmente, têm-se a área que envolve a interação e as pessoas, que considera o desenvolvimento de produtos que tenham como foco as interações entre as pessoas e os sistemas computacionais. Um ponto crítico em torno do user experience é a multidisciplinaridade. 

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Assim, formatar equipes de trabalho em torno de projetos e da aplicação de metodologias ágeis, com membros vinculados a áreas e formações de diversas de trabalho, contribui para o entendimento das reais necessidades do consumidor, bem como o encontro de soluções criativas e inovadoras em torno dessas soluções pelos consumidores demandadas. 

Além da multidisciplinaridade, também existem dois outros requisitos fundamentais em torno do user experience. São eles: a busca por soluções exatas às necessidades do usuário, bem como o desenvolvimento de soluções elegantes e simples. 

Esses dois atributos visam reforçar o objetivo do user experience, que não é apenas desenvolver uma solução para o consumidor, mas, o de surpreendê-lo, com a promoção de algo que ele jamais poderia imaginar que necessitaria.

Etapas do user experience

No processo de elaboração de uma solução, o user experience pode emergir em três importantes etapas: 

1) no início do projeto, auxiliando na definição dos requisitos, a fim de entender melhor o usuário e o problema pela organização a ser resolvido. 

2) na etapa de elaboração da solução, como um software, no qual poderão ser empregados conceitos e métodos diversos, como o design de interação, métodos ágeis, a fim de tratar de elementos visuais e etc. 

3) na etapa de entrega, quando geralmente se faz uma avaliação dos padrões pela organização adotados, os testes de usabilidade, o feedback dos usuários, dentre outros. 

Para a aplicação da experiência do usuário no desenvolvimento de softwares, por exemplo, alguns passos básicos poderão ser seguidos, que são: 

1) a elaboração de uma estratégia, que deve considerar o estabelecimento de uma visão para o projeto, quais os seus objetivos. 

2) a pesquisa deve considerar o usuário, suas necessidades, quais soluções almeja. 

3) a análise que, por meio dos dados coletados, validam as hipóteses levantadas nas etapas anteriores. 

4) o design, uma etapa importante que trata da criação de protótipos para ilustrar, na prática, as hipóteses que foram validadas. Vale salientar que, nessa etapa, os protótipos deverão ser testados junto aos usuários, a fim de gerar feedbacks para o aperfeiçoamento da solução proposta. 

5) a produção, etapa final que, após validadas as hipóteses e feitos ajustamentos do design e funcionalidades da solução, gera o produto final a ser entregue ao consumidor. 

Como você pode ouvir nesse podcast, a experiência do usuário trata de maneiras de viabilizar os principais benefícios da interação entre o usuário e a empresa, demonstrando-lhe que soluções intrínsecas ao seu cotidiano foram desenvolvidas pelo negócio, tornando esse relacionamento fundamental para o seu bem-estar e para o atendimento de suas necessidades. 

Finalmente, vale salientar que a experiência do usuário em um cenário de intensa competição, dos serviços sob demanda, no qual a busca por diferenciação, muitas vezes, torna os produtos cada vez mais semelhantes – em níveis de qualidade, desempenho etc. Portanto, faz-se necessário criar canais e estratégias de interação com os clientes de maneira significativa e engajadora. Bons estudos!

Autoria: Anderson Diego Farias da Silva

Revisão: Daniela de Queiroz Picchiai 

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