Ter um bom currículo, ser dedicado e ter experiências extracurriculares é fundamental para conseguir uma nova colocação profissional, esteja você desempregado ou apenas buscando novos desafios. Mas existe uma outra característica que pode fazer toda a diferença, a inteligência mercadológica.
Ela se mostra importante quando profissionais, principalmente os mais experientes, não enxergam a necessidade de transformação na carreira. Isso porque muitos acreditam que precisam seguir sempre o mesmo padrão de trabalho que estão acostumados, mas com um mercado em constante evolução, acabam se decepcionando.
Como identificar a inteligência mercadológica
Segundo o criador do conceito, José Augusto Minarelli, a inteligência mercadológica é “a capacidade de perceber oportunidades, desenvolver bens e serviços, assim como vendê-los, visando prover soluções que acompanham a evolução da demanda.”
Isso significa que um profissional com essa qualidade é capaz de identificar as necessidades das pessoas e empresas, conseguindo, assim, criar serviços, produtos e ter ideias pertinentes a determinada realidade, promovendo trabalho e remuneração.
Quem possui essa característica, tem a capacidade de reunir pessoas, liderar projetos e empreender, gerando novas oportunidades e consolidando a conexão com clientes. Este é um perfil muito comum em bons vendedores, pessoas que têm uma grande competência para entender a necessidade de seus compradores e buscam a melhor solução de diferentes maneiras, proporcionando sempre o benefício mútuo.
Diferença de gerações
A diferença entre os profissionais mais tradicionais e a nova geração, é a forma como encaram o mercado. Para os mais antigos, trabalhar em uma empresa é pertencer a ela; já para os mais novos, é apenas uma passagem, uma troca de experiências e aprendizado. O perfil mais jovem tem um olhar mais treinado a enxergar novas oportunidades e está mais aberto a mudanças.
A tendência é que as próximas gerações já venham com esta nova mentalidade criada pelos novos meios de comunicação e formas de relacionamento. A urgência e inquietude em descobrir soluções também são benéficas. Para ter inteligência mercadológica, não se pode ter receio em vender, seja um produto ou uma ideia. Arriscar-se é fundamental para o sucesso.
Especializar-se em uma área também é uma nova porta para novos desafios. Se você deseja crescer, conheça nossos cursos de pós-graduação e escolha o melhor para a sua carreira.