Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Arte como combustível da vida

Arte

Há séculos as manifestações artísticas permeiam a história da humanidade. Mas, nos dias de hoje, a concepção que se tem sobre o que é caracterizado como arte, com certeza, não é mais a mesma.

A arte acompanha os acontecimentos do mundo, somos influenciados e influenciamos essas manifestações, por isso, encontramos todos os dias diversas expressões artísticas ao nosso redor. Seja por meio da arquitetura de um prédio que vemos na rua, uma música, livros ou até mesmo aquele filme que assistimos no final de semana, o tempo inteiro estamos em contato com a arte, mesmo que a gente não perceba.

blog banner desconto em pós-graduação

O filósofo Friedrich Nietzsche afirmou que precisamos da arte para não morrer de realidade. Essa afirmação nunca fez tanto sentido quando se tem um mundo cada vez mais materialista e tecnológico, pois, sem perceber, nos distanciamos gradativamente daquilo que promove nosso bem-estar e equilíbrio.

Dúvida? Experimente passar um dia inteiro sem consumir absolutamente nada de lúdico, de instigante. Garanto que não será um dia tão agradável assim.

Além disso, a arte não é meramente um entretenimento, ela nos educa e exige de nós um olhar desautomatizado, pois só assim é possível refletir e fazer uma análise crítica das questões que permeiam a sociedade; ela nos ensina a reelaborar nossos sentimentos, desenvolve a sensibilidade e amplia nosso repertório cultural e conhecimento de mundo.

Arte muito além do visual

Do ponto de vista psicológico, há alguns estudos que confirmam a influência positiva que a arte tem na vida do ser humano. Dedicar-se a uma atividade artística pode melhorar os seus níveis de estresse, autoestima, ansiedade e ainda auxilia no equilíbrio psíquico para lidar com as dificuldades.

Por isso, não deixe de explorar a cena cultural da sua cidade, frequente os museus, cinemas, vá em shows, matricule-se em alguma oficina ou curso que desenvolva uma habilidade artística, leia livros, poesia, vá a um concerto musical ou estude sobre algum tipo de arte que te interesse. Conhecimento nunca é demais, seja qual for sua preferência, não deixe de se conectar com a beleza dessa atmosfera.

A capacidade artística é um privilégio do ser humano. É essa competência criativa que nos diferencia e faz com que a arte também seja uma maneira de comunicação das pessoas e dos povos em diversas modalidades, reunindo todas as dimensões humanas e nos permitindo transitar entre as polaridades da ambiguidade dos sentimentos que constituem o ser humano.

Ela nos dá subsídios para compreender melhor a vida e, com sua ausência, corremos o risco de nos afastar da nossa humanidade e reduzir o nosso intelecto. É a força criadora que move o ser humano.

Gostaria de explorar mais esse assunto? Conheça as nossas opções em pós EAD de cursos relacionados.

Conheça nossas faculdades