Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quem faz administração pode fazer pós em psicologia?

mulher sorrindo no escritório para ilustrar se quem faz administração pode fazer pós em psicologia

Está se perguntando se quem faz administração pode fazer pós em psicologia? Então o que acha de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, e entender de uma vez por todas quais são as suas opções de especialização?

Afinal, ainda existem muitos questionamentos sobre os pré-requisitos para se inscrever em uma pós-graduação, mas eles são mais simples do que você imagina. Então, vamos seguir com as explicações para que, no fim, você consiga tomar as suas decisões com base nos objetivos que visualiza para o futuro da sua carreira.

Quem faz administração pode fazer pós em psicologia?

Para descobrir se um estudante de administração pode cursar uma especialização na área de psicologia, é necessário entender como funcionam os pré-requisitos da pós-graduação. Veja abaixo as suas condições essenciais para se inscrever em uma:

1 – Primeiro passo: concluir a graduação em administração

Em primeiro lugar, vamos compreender em que momento da jornada acadêmica a pós-graduação está situada.

Pense nas etapas educacionais como uma escada, em que cada degrau representa um nível acima do anterior. Sendo assim, o Ensino Médio está acima do Ensino Fundamental, o que significa que você precisa concluir o segundo para ingressar no primeiro. Da mesma maneira, o Ensino Superior está um degrau além do Ensino Médio, e você só pode se matricular em uma universidade se finalizar o terceiro ano do Ensino Médio.

Mas então, como funciona o Ensino Superior? Ele é dividido, basicamente, em dois “degraus”: graduação e pós-graduação. A graduação é o primeiro passo. Ela pode ser um bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo, sendo que a conclusão de qualquer uma das modalidades faz de você um graduado.

Ao ter um diploma de graduação, você se torna apto para subir mais um degrau, e então alcançar a tão desejada pós-graduação. Independente de ser lato sensu ou stricto sensu, especialização ou MBA, ela sempre terá um pré-requisito fixo: a conclusão de uma graduação.

Isso significa que alunos do curso de administração não podem fazer uma pós em psicologia. Contudo, profissionais da área de administração que já concluíram a graduação podem entrar em uma especialização, o que inclui algumas possibilidades em psicologia.

2 – Segundo passo: avaliar os pré-requisitos de cada curso

Para entender exatamente quais são as suas possibilidades, é necessário avaliar os pré-requisitos de cada curso. Isso acontece porque, em resumo, profissionais de quaisquer áreas podem se inscrever em uma pós, contudo, algumas delas contam com obrigatoriedades extras.

Algumas opções exigem a graduação em psicologia e até mesmo o registro no Conselho Federal de Psicologia (CFP). Por outro lado, também existem opções abertas para formados em qualquer área do conhecimento. Nesse caso, os profissionais de administração podem se inscrever e se tornar especialistas em um tópico da psicologia.

Aqui, é importante ter em mente que a pós não habilita a atuação como psicólogo. Sendo assim, você poderá usar os conhecimentos adquiridos de inúmeras maneiras, contribuindo para a sua atuação profissional como administrador. Contudo, não poderá atender pacientes como um psicólogo, por exemplo, dentre outras atribuições exclusivas do profissional graduado em psicologia.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

3 opções de especialização em psicologia para administradores

Se interessou em aprender mais sobre a psicologia? Então confira abaixo 3 opções de cursos abertos para profissionais da administração. Assim, você vai se aprofundar em um tema específico, receber o título oficial de especialista e conseguir direcionar a sua carreira, focando nos aspectos psicológicos dentro da sua atuação profissional.

1 – Psicologia Organizacional

Se você já trabalha ou deseja trabalhar no mundo corporativo, com foco em Recursos Humanos, Recrutamento e Gestão de Pessoas, a pós em Psicologia Organizacional é uma excelente escolha para administradores.

Dessa forma, você vai desenvolver as competências necessárias para lidar com os desafios e mudanças desse universo, incluindo saúde mental, bem-estar nas organizações, governança corporativa, cultura organizacional, recrutamento, treinamento e muito mais.

Veja abaixo todas as disciplinas do curso, ministrado a distância:

  1. O papel do psicólogo nas organizações
  2. Comunicação e motivação nas organizações
  3. Competências socioemocionais
  4. Qualidade de vida, saúde, higiene e segurança no trabalho
  5. Dimensão humana na governança corporativa
  6. Ferramentas e técnicas de coaching
  7. Treinamento e desenvolvimento
  8. Recrutamento e Seleção
  9. Cultura organizacional

2 – Neuropsicopedagogia

Deseja atuar em contextos escolares, ou já trabalha em administração em escolas? Então a especialização em Neuropsicopedagogia pode ser uma ótima maneira de direcionar sua carreira. Afinal, a pós é voltada ao estudo de conceitos básicos de neuropedagogia, fazendo conexões entre processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento neuropsicológico, neurológico e neuropsicopedagógico.

Assim, você vai adicionar conhecimentos sobre aquisição de habilidades sensoriais, psicológicas, cognitivas e comunicativas ao seu repertório, com base no olhar neurocientífico.

Para isso, sua matriz curricular será a seguinte:

  1. Fundamentos da Neuropsicopedagogia: ética e atuação profissional
  2. Aquisição da linguagem escrita
  3. Neurociências e o processo de aprendizagem
  4. Abordagens da Neuropsicopedagogia clínica e institucional
  5. Neurodidática
  6. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
  7. Problemas e distúrbios de aprendizagem
  8. Desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
  9. Psicomotricidade e desenvolvimento motor
  10. Distúrbios de aprendizagem: neurofarmacologia e terapias complementares e alternativas 
  11. Funções cognitivas no processo de aprendizagem
  12. Bases morfológicas e funcionais do sistema nervoso

3 – Psicologia Escolar

Outra opção no contexto educacional é a pós em Psicologia Escolar. Ela vai te ensinar sobre dificuldades de aprendizagem, estresse laboral e conflitos dentro do ambiente escolar, dentre muitas outras temáticas.

Elas incluem a atuação do psicólogo em escolas e sistemas educacionais, analisar políticas públicas da saúde e da educação, e compreender as estratégias para conseguir enfrentar os desafios de aprendizagem.

Confira as 9 disciplinas da grade curricular:

  1. TGD, altas habilidades, superdotação e AEE
  2. Atuação do psicólogo em sistemas de ensino
  3. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
  4. Psicomotricidade e desenvolvimento motor
  5. Saúde mental na infância e adolescência
  6. Funções cognitivas no processo de aprendizagem
  7. Caracterização e atuação do psicólogo na escola
  8. Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade
  9. Problemas e distúrbios de aprendizagem

Agora, o que você está esperando para se inscrever em um curso de 10 meses? Você já sabe que quem faz administração pode fazer pós em psicologia depois da graduação, então, escolha a sua especialização e dê um direcionamento para a sua vida profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades