Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como agir no primeiro dia de trabalho? Siga estas 7 dicas

como agir no primeiro dia de trabalho

Começar em um novo emprego sempre dá aquele friozinho na barriga. É comum ter dúvida de como se apresentar e se perguntar se conseguirá dar conta das demandas com facilidade. Isso faz parte do processo e, para tirar esse desafio de letra, basta seguir algumas dicas de como agir no primeiro dia de trabalho.

O primeiro passo é você mentalizar que se foi escolhido é porque viram potencial em você. Antes da contratação, é corriqueiro que analisem seu currículo, apliquem testes e promovam conversas para te conhecerem melhor. Ou seja, você não foi uma escolha aleatória. Confie no seu potencial e esteja aberto a essa nova experiência. 

Como agir no primeiro dia de trabalho?

Para causar uma boa impressão, é preciso pensar em alguns detalhes antes do seu primeiro dia. Veja dicas do que fazer para começar bem em um novo emprego: 

1. Chegue cedo 

Mesmo que algumas empresas ofereçam flexibilidade no horário de trabalho, chegue uns 15 minutos antes do horário marcado no primeiro dia. Ter esse tempo extra vai te ajudar a chegar com mais calma, sendo possível dar uma respirada, tomar uma água e conhecer o local que vai trabalhar. 

É fundamental que você planeje sua rota com antecedência, assim você conseguirá chegar a tempo. Ser pontual demonstra profissionalismo e respeito aos profissionais que vão te receber e te treinar. 

Uma dica é que você analise sua rota no horário que de fato vai sair para trabalhar. Digamos que você tenha ido à empresa fazer uma entrevista às 15h, esse não é um horário de pico, ou seja, isso pode ter te ajudado a chegar mais rápido no local onde agora vai trabalhar. 

Se você precisa entrar às 8h, por exemplo, lembre-se que pela manhã o transporte público é mais lotado e o trânsito mais intenso. Isso significa que provavelmente vai demorar mais para chegar no serviço.   

2. Vista-se adequadamente 

É importante que você pense antes na roupa que vai usar e faça sua escolha de acordo com o código de vestimenta da empresa. Se você tiver dúvida, pergunte ao RH se existe alguma orientação nesse quesito. 

De modo geral, boa parte das profissões permite que você se vista de forma mais casual, mas há casos em que é necessário ir de social ou esporte fino. É importante deixar claro que a roupa não define o profissional que você é, mas é preciso pensar no traje para estar alinhado ao perfil da empresa. 

Imagine que você esteja começando em uma contabilidade que tem como diferencial oferecer um ambiente de trabalho mais descontraído e que permite que os funcionários trabalhem, por exemplo, de bermuda. A empresa quer passar a imagem de que ela é diferente no mercado, então se você for trabalhar de social, vai destoar do resto da equipe.  

3. Seja amigável e profissional 

Chegando ao novo emprego, é hora de se apresentar aos novos colegas de trabalho. Vença sua timidez e seja cortês com todos que você encontrar. Fale seu nome, o cargo que vai ocupar e, caso o diálogo desenvolva, também pergunte de que área a pessoa é, quanto tempo está na empresa e coisas do gênero. 

Lembre-se que essa primeira impressão vai te ajudar nas futuras interações que terá no local de trabalho. Tendo isso em mente, seja simpático ao interagir e tome cuidado com excessos. Evite fazer piadas ou forçar uma amizade. As relações vão se estreitando naturalmente. 

4. Preste atenção

É comum que no primeiro dia você receba orientações e treinamentos. Preste atenção e anote tudo. Não tenha receio de pedir paciência para fazer suas anotações; elas podem ser muito úteis nos seus primeiros dias. Com isso, você demonstra que está buscando fixar o que está aprendendo. 

5. Faça perguntas

Durante os treinamentos, não tenha receio de fazer perguntas. Tire suas dúvidas. Esse momento é para isso. Muitas pessoas acham que questionar demonstra que você não tem conhecimento da área, mas isso não é verdade. 

Cada empresa possui seus métodos e sua rotina, então mesmo com experiência na área, você pode se deparar com algo novo. Faça perguntas. Isso demonstra que está engajado e que deseja fazer as coisas corretamente. 

Se novas dúvidas surgirem quando for colocar uma tarefa em prática, não hesite em perguntar. É melhor questionar do que fazer algo errado.  

6. Respeite a cultura da empresa

Como citado anteriormente, cada empresa possui sua própria cultura e maneira de fazer as coisas. É importante você respeitar isso. Observe como as coisas funcionam e busque se adaptar para conseguir entrar no ritmo de trabalho. 

Por mais que ocupe um cargo de liderança, não chegue querendo mudar tudo logo de cara. Conheça antes como tudo funciona e, futuramente, se for necessário, proponha mudanças. 

7. Mantenha uma atitude positiva

O primeiro dia em um novo emprego costuma ser muito estressante. São muitas informações novas, você acaba se sentindo perdido e, por vezes, deslocado. No entanto, não desanime. É normal demorar um tempo para entrar no ritmo e, no começo, é natural cometer erros até se adaptar ao novo trabalho. 

Mantenha-se atualizado

Para sempre evoluir na carreira, não deixe de se especializar. Uma excelente dica para ampliar seus conhecimentos é investir na pós-graduação Unopar. Além de aprimorar suas habilidades, você ainda turbina seu currículo estudando online. Outra vantagem é que é possível conseguir seu certificado em 4, 6 ou 10 meses. 

Seguindo esse passo a passo, ficará muito mais fácil saber como agir no primeiro dia de trabalho e como se destacar em uma nova empresa. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades