Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Afinal, como agradecer um colega de trabalho? 4 dicas

como agradecer um colega de trabalho

Saber como agradecer um colega de trabalho ajuda a motivar os colaboradores e estreitar a relação com a equipe. Na vida profissional, é importante ter o apoio de outras pessoas e contar com a contribuição de alguém em momentos desafiadores é uma oportunidade de aprender e criar laços. 

Ter uma boa relação com os colegas de trabalho oferece muitos benefícios, tanto para o desempenho da equipe em geral quanto para oportunidades de crescimento. São pessoas que podem indicar para cargos, caso haja uma oportunidade, ou oferecer depoimentos que reforcem a competência dos amigos. 

E agradecê-los por uma ajuda, pelo companheirismo ou pelo trabalho executado em um momento de ausência diz muito sobre o caráter profissional de alguém e seu esforço para criar boas relações com os colaboradores. 

Alguns colegas de trabalho acabam se tornando amigos de vida e, mesmo que isso não aconteça, é importante ter alguém com quem contar para tirar dúvidas e pedir conselhos ou dicas, e até mesmo para compartilhar amenidades do dia a dia e tornar o ambiente mais leve e prazeroso. 

Um bom clima organizacional reflete no trabalho realizado e no bem-estar de todos e, embora algumas ações para garantir esse ambiente partam da empresa, gestos simples como uma mensagem de agradecimento podem fortalecer as conexões. 

Dicas para agradecer um colega de trabalho

Existem muitas formas de agradecer um colega, desde mensagens escritas por e-mail, até uma menção verbal durante um reconhecimento, ou até mesmo diretamente. Definir o meio vai depender do conteúdo e da circunstância. Veja dicas para estruturar uma mensagem de agradecimento:

1 – Seja específico

A ideia de mandar uma mensagem é justamente esclarecer para o colega sua apreciação pelo apoio, portanto demonstre de forma específica o quanto significou. Aponte de forma clara como a contribuição afetou o resultado. Exemplo:

“Você me ajudou muito com o entendimento dessa plataforma, sem seu apoio o processo teria sido muito mais demorado”.

“Sem suas ideias, o visual da campanha não teria tanto impacto”. 

2 – Reconheça o esforço

É de imaginar que, para contribuir com o projeto ou tarefa, a pessoa tenha dedicado tempo e esforço, portanto reconhecer isso também é uma forma de valorizar o colega. Exemplo:

“Sei que isso afetou sua agenda e sou muito grato(a) pela sua dedicação no projeto”. 

“Entendo que o tempo foi curto, mas ainda assim sua contribuição superou as expectativas”. 

3 – Aponte como contribuiu para o resultado

Aproveite para também demonstrar que o apoio teve impacto nos resultados finais, seja utilizando dados ou até comentários externos. 

“O cliente elogiou muito o layout, por isso agradeço por você ter se dedicado tanto nisso”. 

“Sem sua ajuda não terminaríamos no prazo, portanto gostaria de agradecer pelo apoio para conseguirmos entregar na data”. 

4 – Demonstre a importância da colaboração

Quando profissionais colaboram em um projeto e veem o resultado positivo, fica evidente a importância do trabalho em equipe. Deixe claro que você aprecia a colaboração e vê valor nessa parceria. 

“Aprendi muito trabalhando com você esses dias e agradeço por dedicar um tempo para me ajudar com essa demanda”.

“Adorei nossa parceria e espero que possamos colaborar em outro projeto em breve. 

Como melhorar o trabalho em equipe?

Agradecer os profissionais da equipe é uma maneira de incentivar os colegas e pode inspirá-los a fazer o mesmo, criando um ambiente positivo. Isso contribui para o trabalho em equipe, mas não é a única forma de manter um grupo unido e alinhado com os objetivos da área. Veja outras formas de melhorar o trabalho em equipe:

Seja sincero

Da mesma forma que mensagens positivas devem ser compartilhadas, quando há algum ruído, é importante tratar abertamente. Para isso, opte por uma abordagem amigável e, ao invés de apontar os dedos e comentar sobre os erros, demonstre como certas atitudes atrapalham seu trabalho e de outros colaboradores. 

Seja otimista

Quando enfrentamos dificuldades, é comum se preocupar e acabar sendo pessimista, pensando no que pode dar errado. Isso também pode afetar as relações, já que os colegas são “infectados” por esses pensamentos, criando uma ideia geral que de não dará certo. 

Ser otimista também é contagioso e gera um sentimento de esperança de que a colaboração entre a equipe irá ajudar todos a buscar uma solução. 

Respeite as diferenças

Também é importante ter em mente que a maneira como achamos que as coisas devem ser feitas não funciona para todos. Diferentes pessoas têm seu estilo de trabalho, ritmo, fluxo de pensamento e organização, e há benefícios no sistema de trabalho de cada um. 

Portanto, ao invés de gastar energia criticando a maneira diferente do outro trabalhar, olhe para sua atuação e busque os benefícios e oportunidades que isso pode trazer para o seu trabalho. 

Ofereça apoio

Além de entender como agradecer um colega de trabalho, também esteja disponível para ele quando necessário. Boas relações são feitas de trocas, e essa é uma oportunidade de compartilhar seu conhecimento. E siga em busca de novas ferramentas para aperfeiçoar suas habilidades técnicas e comportamentais com uma pós-graduação EAD 4 meses.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades