Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como agradecer e recusar uma proposta de emprego: 4 exemplos

como agradecer e recusar uma proposta de emprego

Descobrir como agradecer e recusar uma proposta de emprego nem sempre é uma tarefa simples, não é mesmo? Afinal de contas, após a participação em todas as etapas de um processo seletivo, os recrutadores esperam que o candidato escolhido aceite a proposta oferecida.

Contudo, nem sempre essa é a trajetória das oportunidades de trabalho. Muitas vezes, alguns detalhes da vaga, da posição ou da empresa não agradam o profissional que recebeu a proposta. Então, ao receber o resultado positivo do processo, ele precisa comunicar a sua recusa ao recrutador.

Porém, tendo em vista que essa não é a reação esperada, esse movimento precisa ser tomado com bastante cuidado e atenção. Apesar de não ser complicado agradecer e recusar uma proposta, a maneira como você vai conduzir o processo fará toda a diferença, garantindo uma relação amistosa com o recrutador.

Pensando nisso, hoje você vai aprender tudo o que precisa saber para declinar propostas com maestria. Abaixo, você encontrará dicas práticas de como estruturar o seu texto, bem como exemplos de mensagens para 4 situações específicas. Acompanhe e aprenda!

Como agradecer e recusar uma proposta de emprego? Passo a passo sem mistérios!

  1. Mantenha a cordialidade, a simpatia e, mais importante, a humildade;
  2. Inicie a mensagem com uma saudação respeitosa e mais formal;
  3. Antes de mais nada, agradeça pela oportunidade e demonstre felicidade pela proposta recebida;
  4. Em seguida, comunique de forma clara que você não aceitará a oportunidade;
  5. Explique seus motivos de maneira breve, sem muitos detalhes e, também, sem falar mal da empresa ou do recrutador;
  6. Deixe claro que você está à disposição para participar de outros processos seletivos;
  7. Agradeça mais uma vez e finalize com mais uma saudação, como “abraços” ou “atenciosamente”.

4 exemplos de como declinar oportunidades de trabalho

Agora que você já sabe a estrutura básica de uma mensagem de recusa de proposta, que tal se inspirar com alguns exemplos práticos? Confira abaixo quatro opções para usar como base para os seus textos, de acordo com situações específicas.

Lembrando que o ideal é que você use os textos apenas como inspiração, ok? Não corra o risco de usar as mensagens de forma integral e não ser original, além de não ser preciso e específico e, em alguns casos, ser “descoberto” pelos recrutadores ao utilizar textos da internet para o contato com eles.

1 – Aceitou outra proposta

Boa tarde, (nome do recrutador). Tudo bem, e você?

Muito obrigado(a) pelo contato e pela proposta. Fico muito feliz por ser considerado para a vaga de (nome da posição) na (nome da empresa). Infelizmente, não poderei aceitar a posição no momento. Por uma questão de alinhamento de objetivos, recentemente aceitei outra proposta de emprego, a qual estou me dedicando no momento.

De qualquer maneira, fico à disposição para participar de futuros processos seletivos e, quem sabe, um dia fazer parte da equipe da (nome da empresa).

Mais uma vez agradeço pela oportunidade.

Atenciosamente,

(Seu nome)

2 – A posição não está alinhada com os seus objetivos

Caro(a) (nome do recrutador). Tudo bem?

Agradeço o seu contato e fico muito feliz com a proposta para atuar na (nome da empresa). Contudo, no momento não poderei aceitar a oportunidade. Por uma questão de alinhamento com meus objetivos de carreira, continuarei buscando novas possibilidades no mercado de trabalho.

Fico à disposição para futuras oportunidades, e espero que nos reencontremos ao longo de nossas trajetórias profissionais.

Abraços, e mais uma vez agradeço,

(Seu nome)

3 – O trabalho é 100% presencial

Bom dia, (nome do recrutador). Como vai?

Fico muito feliz com a proposta para atuar na (nome da empresa) e agradeço muito pela oportunidade. Esta seria uma excelente possibilidade, contudo, tendo em vista que a posição é 100% presencial, no momento ela não atende minhas necessidades. Por isso, vou recusar a proposta.

De qualquer maneira, agradeço por toda a atenção durante o processo seletivo e por me considerarem para a vaga. Fico à disposição para oportunidades futuras.

Abraços,

(Seu nome)

4 – O salário está abaixo das suas expectativas

Caro(a) (nome do recrutador). Tudo bem, e você?

Muito obrigado(a) pelo contato. Fico muito contente com a oportunidade de trabalhar na (nome da empresa), e agradeço muito pela proposta. Todavia, o salário desta vaga está abaixo das minhas expectativas, e também está abaixo da minha remuneração atual. Por isso, infelizmente terei que recusar a proposta e seguir em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho.

De qualquer maneira, agradeço pela oportunidade e pela proposta, e espero que possamos nos reencontrar ao longo de nossas trajetórias profissionais.

Atenciosamente,

(Seu nome)

Já sabe como agradecer e recusar uma proposta de emprego? Então chegou o momento de dar um passo importante na sua carreira, para que suas próximas participações em processos seletivos sejam ainda mais certeiras. Para isso, invista em uma pós-graduação da Anhanguera para se tornar um profissional especialista e brilhar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades