Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Agradecimento aos colaboradores: 5 exemplos de mensagens

Agradecimento aos colaboradores

Mostrar gratidão perante os profissionais é fundamental para o sucesso de uma empresa e para a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Determinadas ocasiões são propícias para mandar um agradecimento aos colaboradores, como datas festivas, alcance de metas, feedback eventual ou mesmo durante o encerramento de algum contrato.

O reconhecimento e a gratidão são poderosos impulsionadores de motivação. Os colaboradores que se sentem valorizados tendem a estar mais engajados em seu trabalho.

Mostrar a gratidão também é uma tática de reter talento. Isso porque os colaboradores que se sentem apreciados são mais propensos a permanecer na empresa. Isso favorece a estabilidade e o crescimento de uma organização.

Vale lembrar que uma cultura organizacional positiva é construída sobre a base do reconhecimento e da gratidão. Isso contribui para um ambiente de trabalho em que os colaboradores se sentem respeitados e apoiados. Reconhecer as contribuições individuais e coletivas também fortalece os laços entre os membros da equipe.

Como fazer agradecimento aos colaboradores

A mensagem de agradecimento deve ser genuína e expressar um verdadeiro sentimento de gratidão. Por isso, seja específico ao mencionar as contribuições e realizações do colaborador.

Evite frases genéricas e use linguagem autêntica para expressar seu apreço e mantenha a mensagem otimista e positiva. De preferência, mostre como as ações do colaborador em questão influenciaram positivamente os resultados ou a atmosfera de trabalho.

Não esqueça de ser direto e conciso em sua mensagem, então evite excesso de palavras, mas garanta que transmitam claramente o sentimento desejado. Outra dica é escolher o meio de comunicação apropriado. Pode ser uma mensagem escrita, um e-mail, uma nota de agradecimento ou até mesmo um reconhecimento público em uma reunião.

Exemplos de mensagem de agradecimento aos colaboradores

Vale verificar se a mensagem está bem estruturada, com parágrafos claros e coerentes. Por isso, revise a mensagem antes de entregar. Considere, também, que a circunstância influencia diretamente no conteúdo da mensagem:

1 – Conquistas e metas alcançadas

Um dos momentos mais propensos a fazer um agradecimento ao colaborador é quando a equipe atinge metas significativas ou alcança marcos importantes em projetos. Após conquistas notáveis que refletem bem o trabalho da equipe, a empresa pode fazer mensagens individuais ou coletivas:

“[Nome], agradecemos imensamente a você pela conquista notável de bater a meta estabelecida. Seu comprometimento, habilidade e dedicação foram fundamentais para alcançarmos esse sucesso. Seu desempenho excepcional não apenas contribuiu para o alcance das metas, mas também serviu de exemplo para toda a equipe!”

“Caros membros da equipe, gostaríamos de expressar nosso mais profundo agradecimento a cada um de vocês pela notável conquista de nossas metas anuais. É com grande satisfação que testemunhamos o esforço coletivo e a dedicação que resultaram no sucesso que celebramos hoje. Que este sucesso sirva como um impulso para futuros desafios e metas ambiciosas que enfrentaremos juntos. Agradecemos pelo comprometimento contínuo, inovação e paixão pelo trabalho!”

2 – Datas comemorativas

Em ocasiões especiais, como aniversários, aniversários de trabalho ou outras datas comemorativas como festas de fim de ano, cabe uma mensagem de agradecimento:

“Querida equipe, queremos tirar um momento para expressar nosso sincero agradecimento a cada um de vocês. Este ano, mais do que nunca, enfrentamos desafios juntos e superamos obstáculos como uma equipe unida. Neste Natal, queremos reconhecer e agradecer a cada pelo trabalho árduo, dedicação e espírito colaborativo. Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações e prosperidade!”

3 – Encerramento de contrato

Quando o colaborador encerra as atividades, também é de bom tom agradecer pelos serviços prestados:

“[Nome], gostaríamos de expressar a sincera gratidão pelos serviços excepcionais que você prestou durante o período em que esteve conosco. Seu profissionalismo, dedicação e contribuições foram inestimáveis para o sucesso de nossa equipe. À medida que encerramos este capítulo, reconhecemos e agradecemos por seu comprometimento notável. Desejamos a você os melhores votos para seus próximos passos!”

4 – Feedback positivo de clientes

Quando um cliente retorna com um feedback positivo referente ao atendimento ou aos serviços prestados, também cabe agradecer os responsáveis:

“Equipe, gostaríamos de compartilhar uma notícia incrível e expressar meu profundo agradecimento a cada um de vocês. Recebemos um feedback extremamente positivo de um cliente. Isso não seria possível sem o excepcional trabalho e dedicação de nossa equipe. O cliente elogiou não apenas o produto ou serviço, mas também destacou a atenção, profissionalismo e eficiência demonstrados por nossa equipe. Agradecemos por ter uma equipe tão talentosa e dedicada. Parabéns a todos!”

5 – Iniciativa voluntária

Você também pode agradecer o colaborador por ter feito parte de um trabalho voluntário dentro da empresa:

“Colaboradores, agradecemos a cada um de vocês pelo trabalho voluntário incrível que realizamos juntos. O trabalho voluntário não apenas fortaleceu nossa conexão como equipe, mas também ressaltou o poder de impacto positivo que podemos ter quando nos unimos para causas significativas. Queremos agradecer a todos por sua generosidade, empatia e por incorporarem os valores de responsabilidade social em nossa cultura organizacional!”

Além de fazer uma mensagem de agradecimento aos colaboradores, a empresa pode encontrar outras maneiras de mostrar que valoriza a equipe, incentivando com bolsas, por exemplo, e fornecendo recompensas pelo trabalho realizado. Aproveitar nossa promoção de pós-graduação pode ser uma boa ideia, inclusive.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades