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Mercado de Trabalho

Do desafio à conquista: estratégias para alcançar a promoção

alcançar a promoção

Muitos profissionais têm uma ambição em comum: alcançar a promoção. Esse desafio não é cumprido da noite para o dia, envolvendo uma série de comportamentos a serem implantados no cotidiano, para que assim o colaborador em questão conquiste as habilidades necessárias.

A promoção é sinônimo de uma mudança positiva no status ou na posição de um profissional dentro de uma organização. Isso envolve a movimentação para um cargo de nível mais alto, com responsabilidades adicionais e — o principal atrativo — um salário mais elevado. 

São diversos os fatores que podem acarretar em uma promoção no trabalho:  desempenho excepcional, habilidades aprimoradas, experiência relevante, liderança eficaz ou até mesmo contribuições significativas para os objetivos da empresa. De qualquer forma, para que esse degrau seja alcançado, o colaborador deve ter destaque.

Vantagens de alcançar a promoção

Não faltam motivos para muitos profissionais passarem a desejar promoções em suas áreas. Um deles é o status, já que ser promovido está atrelado a um reconhecimento do bom desempenho e competência do profissional.

Na prática, a promoção geralmente implica novos desafios e responsabilidades, proporcionando ao profissional a oportunidade de desenvolver novas habilidades e ampliar sua experiência. É um acréscimo e tanto para o currículo, então pode ser um ponto positivo, se observarmos a questão a longo prazo.

Justamente seguindo essa linha de raciocínio, é possível concluir que muitos profissionais enxergam as promoções como parte integrante da progressão em suas carreiras. Subir na hierarquia organizacional pode ser visto como um passo importante para alcançar metas.

Isso sem contar a satisfação pessoal. Alcançar uma promoção pode trazer um senso de realização que fortalece o comprometimento do profissional com a organização. É muito mais fácil ficar engajado quando se vê um propósito naquela função e quando o profissional se sente valorizado.

Estratégias para alcançar a promoção

Você já deve imaginar que alcançar a promoção não é uma tarefa fácil. No entanto, não há motivos para perder esse objetivo. Algumas dicas podem fazer a diferença em sua forma de lidar com a progressão de sua carreira, aumentando a eficácia de suas estratégias:

1 – Entenda a hierarquia da empresa

O primeiro passo para alcançar a promoção é entender onde você precisa chegar. Qual é o próximo passo da hierarquia? A sua empresa tem plano de carreira (ou seja, profissionais da categoria júnior, pleno e sênior)? Responder a essas questões é importante para que você passe a traçar os planos referentes à promoção.

2 – Conheça a si mesmo e avalie seu desempenho

Não se iluda: conheça a si mesmo e saiba quais são as suas limitações. Você realmente tem as habilidades necessárias para ocupar o próximo cargo? Se não tiver, não desanime: é apenas um sinal de que precisa aprimorar determinadas aptidões e investir mais tempo nisso. 

Para que um colaborador seja promovido, ele deve ter um alto desempenho. Por isso, acompanhar as próprias entregas é um meio de verificar se você realmente está na melhor época para reivindicar essa promoção ou se ainda está longe de acontecer.

3 – Monte um plano e estabeleça metas

Montar um plano para ser promovido envolve uma abordagem estruturada e o estabelecimento de metas específicas. Aqui, cabe pesquisar os critérios de promoção na sua empresa e até mesmo conversar com colegas que foram promovidos para entender suas jornadas.

Estabeleça metas específicas e mensuráveis para alcançar em curto e longo prazo. Liste as competências essenciais para o cargo desejado e com base naquele autoconhecimento conquistado antes, destaque aquelas em que você precisa melhorar ou desenvolver.

4 – Solicite feedback dos líderes

A comunicação é fundamental em diversos aspectos. Para conseguir uma promoção, não é diferente. Faz muito sentido deixar que os líderes saibam que você quer crescer na empresa. Para enfatizar isso, uma boa ideia é solicitar feedbacks periódicos para entender os pontos que devem ser melhorados.

Além de solicitar os feedbacks, também é importante que você ouça. Ou seja, saiba colocar em prática as mudanças que os líderes recomendarem. Aprender com os erros mostra maturidade profissional, e tudo o que você quer no momento é que os gestores te vejam como alguém responsável e confiável.

5 – Assuma responsabilidades (e riscos)

Ser promovido tem tudo a ver com sair da zona de conforto. A partir desse pensamento, você já pode entender que assumir responsabilidades pode ser sinônimo de se arriscar. Isso não quer dizer fazer algo que não sabe, ou tomar a frente em situações que podem te prejudicar. Quer dizer apenas que você precisa ser mais proativo e tomar mais iniciativa, resolvendo problemas antes mesmo que se acumulem. 

6 – Seja um especialista

Para alcançar a promoção desejada, você também precisa entender a importância dos estudos. Assim, investir em uma especialização pode fazer a diferença em sua jornada. A pós-graduação Unopar representa uma das opções mais adequadas ao profissional que busca o crescimento e quer um ensino de qualidade.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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