Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós em Alfabetização e Letramento de Crianças, Jovens e Adultos: veja

sala de aula para ilustrar texto sobre Alfabetização e Letramento de Crianças, Jovens e Adultos

Dominar a escrita e a leitura é um marco para todas as pessoas que passam pela alfabetização, não é mesmo? Afinal, a partir daquele momento, você terá mais algumas ferramentas para se expressar, se desenvolver, compreender o mundo e todas as suas nuances. E profissionais da educação desempenham um papel fundamental nesse cenário, por isso a pós em Alfabetização e Letramento de Crianças, Jovens e Adultos faz tanta diferença na jornada de profissionais educadores.

A especialização é a sua melhor maneira de ganhar destaque no mercado de trabalho, chamando a atenção de escolas e instituições de ensino. Você vai se diferenciar, entrar em contato com um conteúdo valioso, se atualizar e se tornar um profissional ainda melhor, mais preparado para lidar com os desafios de alfabetizar e letrar seus alunos.

Então, para descobrir todos os detalhes sobre o curso, incluindo público-alvo, disciplinas e habilidades que você vai desenvolver, continue lendo o artigo. Você vai encontrar todas as informações que precisa abaixo.

Alfabetização e Letramento de Crianças, Jovens e Adultos: todos os detalhes da pós-graduação EAD

Quem pode se inscrever na especialização?

Como uma pós-graduação da área da Educação, esta especialização tem como público-alvo profissionais graduados em Pedagogia, Licenciatura em Letras e outras áreas relacionadas. Por exemplo, coordenadores, gestores e supervisores educacionais também podem se beneficiar dos ensinamentos e diferenciais do curso.

Por que escolher esta pós?

Todo o mercado de trabalho tem passado por grandes transformações, não é mesmo? Estamos enfrentando rápidas mudanças tecnológicas, alterações nas dinâmicas sociais e na forma como enxergamos o mundo e tudo ao nosso redor.

Isso faz, cada vez mais, com que profissionais de todas as áreas tenham que se atualizar. As empresas estão com necessidades específicas, que apenas seus colaboradores podem suprir.

Na área da educação, o cenário não é diferente. Há uma crescente necessidade por inovação e reflexão sobre planejamento, execução e avaliação de processos educacionais, em especial por conta da ampliação do uso de novos recursos tecnológicos.

Nesse contexto, pedagogos, professores e outros profissionais precisam se aperfeiçoar para o desenvolvimento da aprendizagem no contexto das práticas inovadoras de alfabetização e letramento. Afinal, ambos os processos são essenciais para que o cidadão atue de forma plena na sociedade.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O que ela vai me ensinar?

Sendo assim, com a pós você vai ter a possibilidade de fazer análises e reflexões necessárias para compreender os processos de alfabetização e letramento. Isso tudo dentro das diversas modalidades de ensino, te auxiliando para atuar nesses processos dentro de um contexto de cultura digital, da inclusão e da prevenção das dificuldades de aprendizagem.

Assim, você poderá ampliar sua visão crítica e reflexiva sobre as intercorrências da atuação nessa área, seja para alunos crianças, seja jovens ou adultos.

Como resultado, você vai aprender a atuar no planejamento, execução e avaliação de práticas pedagógicas alfabetizadoras e de letramento. Também vai discutir os fundamentos teóricos da aprendizagem, do desenvolvimento, da psicologia e da aprendizagem, aplicados ao ensino de crianças, jovens e adultos.

Os fundamentos metodológicos das etapas, as características dos processos cognitivos da aprendizagem e as interferências dos âmbitos político-econômico-social neste contexto também farão parte da sua jornada acadêmica. Assim como aprender a subsidiar ações educacionais de prevenção das dificuldades e discutir sobre o planejamento pedagógico e avaliação.

Que habilidades vou desenvolver?

Ao final do curso de pós-graduação, você terá desenvolvido e lapidado uma série de competências e habilidades. Todas elas giram em torno da capacidade de planejar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas capazes de alfabetizar e estimular o letramento com alunos. Estejam eles em quaisquer momentos de suas vidas: infância, juventude ou vida adulta.

Isso inclui:

  • Conseguir trabalhar em processos de alfabetização e letramento na cultura digital, inclusiva e de prevenção às dificuldades de aprendizagem;
  • Ser capaz de planejar processos de ensino e aprendizagem na alfabetização e no letramento de crianças, jovens e adultos;
  • Ter a ferramentas para estabelecer e desenvolver ações educacionais com foco no sucesso do aluno;
  • Avaliar e reestruturar processos educativos em ambos os momentos do aprendizado;
  • Conseguir orientar docentes, discentes, familiares e todos os outros envolvidos no processo de alfabetização e letramento de seus alunos.

Quais são as disciplinas da grade curricular?

Para que tudo isso vire realidade, a pós-graduação conta com uma robusta grade curricular. Ela tem 9 disciplinas desenhadas para o curso, que totalizam 360 horas de aprendizado 100% online.

Com nossa especialização, você terá acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma digital integrada que concentra tudo o que você precisa para estudar. Ali, você poderá encontrar uma série de materiais extras, como slides, materiais de apoio, sugestões de leituras e o auxílio de tutores especializados, e também acessar todas as videoaulas gravadas.

Elas contemplam todas as disciplinas do curso, que estão detalhadas abaixo:

  1. Alfabetização e letramento: fundamentos metodológicos
  2. Planejamento, didática e avaliação na alfabetização
  3. Alfabetização de jovens e adultos: fundamentos metodológicos
  4. Andragogia
  5. Aquisição da linguagem e escrita
  6. A função social da escrita e a alfabetização em contextos tecnológicos
  7. Letramento na educação bilíngue para surdos
  8. Projetos para o desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas
  9. Linguagem oral, escrita e literatura

Gostou de saber mais sobre a especialização em Alfabetização e Letramento de Crianças, Jovens e Adultos? Então não perca tempo e se inscreva agora mesmo na pós-graduação EAD. Assim, você vai conseguir se especializar em uma área específica da educação, se atualizando e mostrando ao mercado de trabalho que você é o profissional que ele procura.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades