Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como ter alta competência de especialista? Saiba o que fazer!

mulher no escritório para ilustrar texto sobre alta competência de especialista

Você já deve ter lido, em descrições de vagas de emprego, que a empresa busca um profissional com alta competência de especialista, certo? A expressão pode não ser muito fácil de compreender, em um primeiro momento, mas é importante saber o que ela quer dizer.

Afinal, muitas vezes ela é a responsável por definir que candidato vai ocupar uma posição em aberto. Descobrir exatamente o que ela determina é fundamental para que você consiga buscar essa qualificação e melhorar o seu perfil como profissional.

Alta competência de especialista: o que é?

Em resumo, ter alta competência como especialista significa que você é um profissional especializado altamente capacitado. Ou seja, você é um especialista, um profissional focado em um tema em especial, bastante capaz de executar o seu trabalho com maestria.

Alguns exemplos são a capacidade de liderar equipes, lidar com crises na sua área, encontrar soluções rápidas, inovadoras e criativas, resolver problemas de forma racional e técnica, entregar demandas rapidamente, sem comprometer a qualidade do trabalho, e dominar todos os âmbitos da sua especialidade.

Todos esses atributos são bastante positivos, não é mesmo? E por conta disso, gestores e recrutadores buscam profissionais com este perfil para suas equipes. Em um processo seletivo, ser um especialista de alta performance vai chamar a atenção e te colocar na frente de outros candidatos, por exemplo.

Como se tornar esse profissional?

Contudo, o que você precisa fazer para se tornar esse profissional? Que caminho seguir para alcançar esse objetivo?

Existem algumas maneiras de se tornar um especialista informal, como trabalhar por longos períodos na mesma área. Porém, a maneira oficial de adquirir esse título é por meio de uma pós-graduação.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A importância da pós-graduação

Você sabia que, ao finalizar uma pós lato sensu, você recebe o título de especialista? É por isso que os cursos são o melhor caminho para buscar a qualificação de especialista altamente competente.

Os cursos podem ser realizados por qualquer profissional com diploma de graduação, seja ela bacharelado, seja licenciatura ou curso tecnólogo. Hoje em dia, as instituições de ensino superior oferecem um enorme leque de possibilidades para quem quer dar esse passo com a carreira, com cursos em todas as áreas do conhecimento.

Assim, você pode optar pela especialização que mais se encaixar nos seus objetivos profissionais e se dedicar a ela. Como resultado, você vai se aprofundar em um tópico da sua profissão, como o Direito Ambiental para advogados ou a Psicologia Clínica para psicólogos.

Além disso, também vai adquirir conhecimentos altamente relevantes, se atualizar na área de atuação, entrar em contato com novidades e ainda acelerar a sua carreira com outras experiências. A possibilidade de fazer networking, lapidar suas soft skills e se desafiar são algumas dessas oportunidades, que vão chamar a atenção em qualquer processo seletivo.

Efeitos positivos para a sua vida profissional

Percebeu como a experiência é valiosa? Ela vai levar a sua carreira para um novo patamar, provando que você é um profissional diferenciado, altamente capacitado, resiliente, apto a encarar desafios, atualizado e com o domínio de tudo o que precisa para sua área de atuação.

Os efeitos de tantos atributos positivos são o seu reconhecimento profissional. Em uma entrevista de emprego, a alta competência como um especialista vai fazer a diferença. Dentro da empresa onde você já trabalha, gestores vão perceber seu amadurecimento, aumentar a confiança em você, designar novos projetos à sua responsabilidade, e te considerar para aumentos e promoções.

Em pouco tempo, você vai colher os frutos da sua decisão e dedicação, compreendendo por que o investimento na vida acadêmica, e especificamente na pós-graduação, pode ser um divisor de águas na carreira.

Especialização a distância – e em pouco tempo

Talvez você esteja se perguntando: “mas fazer uma pós não é um processo trabalhoso, e que leva tempo?” Na realidade, esse cenário mudou bastante nos últimos anos.

Atualmente, as instituições de ensino superior já oferecem opções para todos os perfis de profissionais, garantindo que todos possam ter acesso a uma especialização. Um exemplo é a possibilidade de cursar a pós de forma online.

Com todo o material disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), incluindo as videoaulas gravadas, você conta com tudo o que precisa para estudar a um clique de distância.

Onde e quando quiser, você pode acessar as aulas e todo o material de apoio, que engloba podcasts, em algumas áreas do conhecimento, slides, materiais de leitura, a maior biblioteca virtual da América Latina e um sistema de tutoria para tirar as suas dúvidas.

Além disso, o tempo de conclusão também está cada vez mais acessível e alinhado às necessidades dos alunos e do mercado de trabalho. Em nossas instituições, por exemplo, você pode escolher entre a conclusão em 10, 6 ou apenas 4 meses de curso. Isso significa que você é capaz de se tornar um especialista em menos de um semestre, garantindo toda a agilidade que a sua carreira precisa.

Então, agora você já sabe: para se ter alta competência de especialista, você precisa fazer uma pós-graduação. Aproveite e já se inscreva em uma pós EAD, que vai te garantir o título de especialista e, ao mesmo tempo, oferecer toda a flexibilidade que você precisa para estudar onde e quando quiser.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades