Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Alta performance profissional em 7 passos; veja aqui

alta performance profissional

A alta performance profissional não é alcançada da noite para o dia. Para conseguir resultados excepcionais e superar consistentemente as expectativas, é necessário aderir a algumas atitudes no cotidiano que proporcionem eficácia às tarefas realizadas.

Quando falamos de alta performance, a ideia não é concentrar apenas na quantidade, mas também na entrega de resultados de alta qualidade. Na prática, isso reflete em um trabalho bem feito, com atenção aos detalhes e foco na excelência.

A alta performance, muitas vezes, está relacionada à capacidade de estabelecer metas claras e trabalhar de forma consistente para alcançá-las. Para cumprir esse objetivo, o profissional deve ter algumas características específicas. Saiba mais a seguir.

Quais são as características de um profissional de alta performance? 

Dedicar-se à alta performance envolve estar ciente dos próprios pontos fortes e dos pontos que exigem melhorias. O profissional também deve buscar sempre aprimorar as próprias habilidades.

1 – Compromisso

O compromisso está relacionado à dedicação, responsabilidade e envolvimento pessoal em alcançar metas e objetivos específicos. Profissionais comprometidos, muitas vezes, estão dispostos a dedicar esforços extras para atingir metas e a ir além do esperado para entregar resultados excepcionais.

2 – Adaptação

Uma das habilidades mais importantes para o profissional de alta performance é se adaptar em situações difíceis. Lidar com problemas de modo assertivo é fundamental para que os desafios do cotidiano não tenham consequências na entrega.

3 – Visão estratégica

Uma visão estratégica clara alinha os objetivos individuais e organizacionais. É uma característica que ajuda na identificação e priorização das atividades mais relevantes e impactantes. Os profissionais com visão estratégica também são mais aptos a antecipar mudanças no ambiente de trabalho.

4 – Proatividade

A proatividade envolve a iniciativa de tomar ações antecipadas, agindo de forma preventiva ou criativa, em vez de apenas reagir a situações.  Esse tipo de profissional tem a iniciativa de identificar oportunidades, resolver problemas e agir sem a necessidade de supervisão constante.

Tendo isso em mente, é possível afirmar que a proatividade é uma característica valiosa para a alta performance, pois impulsiona a resolução de problemas, o desenvolvimento contínuo e a busca constante por excelência. 

5 – Comunicação

Profissionais que se comunicam de maneira clara e eficaz também estão mais suscetíveis à busca pela alta performance, já que permite o compartilhamento de informações e ideias, fortalecendo o trabalho em equipe e a conquista de objetivos coletivos.

Como alcançar a alta performance? 

Não é um caminho fácil. A jornada rumo à alta performance pode ser desafiadora e exigir dedicação por parte do profissional. No entanto, seguindo os passos certos, é um objetivo que se torna facilmente alcançável.

1 – Foco

Para o profissional que deseja bons resultados em suas entregas, o foco é tudo, principalmente considerando a grande quantidade de distrações que fazem parte do nosso cotidiano. Procrastinar é ruim, e quem está preocupado com a alta performance deve estar atento a essa questão.

Focar exige total concentração, mas ninguém consegue ficar concentrado 100% do tempo. Com isso, a dica é estabelecer pequenas pausas entre as tarefas, assim você faz um gerenciamento de tempo eficaz.

2 – Organização

O profissional eficiente também sabe organizar suas tarefas. Para isso, uma recomendação é usar ferramentas como agendas e aplicativos de gerenciamento de atividades.

3 – Colaboração

Outro passo importante na realização da alta performance é trabalhar em equipe. Quando se realiza uma atividade em grupo, vários cérebros estão trabalhando juntos para encontrar soluções.

A exposição a diferentes perspectivas e abordagens de trabalho em equipe fortalece o aprendizado e a evolução. Os membros da equipe têm a oportunidade de aprender uns com os outros.

4 – Planejamento e execução

Desenvolver um plano estratégico para atingir suas metas, identificando tarefas e etapas necessárias, significa dar um passo adiante rumo à alta performance. Desenvolva rotinas diárias que otimizem sua eficiência e ajudem a manter o foco.

Estabeleça objetivos claros, divida em etapas, crie um cronograma e comece com a tarefa mais difícil. Vale o alerta para evitar multitarefa, revisar e atualizar o plano sempre que necessário.

5 – Limites estabelecidos

Muitas pessoas não se dão conta, mas estabelecer limites também é um ponto importante da alta performance. Para entregar bons resultados, o profissional não pode estar sobrecarregado ou frustrado. Assim, não confundir a vida pessoal com a profissional é importante para garantir o bem-estar (o que, consequentemente, traz impactos positivos às suas entregas).

6 – Evolução por feedbacks

Estar comprometido com a excelência e com a alta performance é entender que sempre há o que melhorar. Por isso, dar uma atenção especial aos feedbacks e converter as críticas construtivas a seu favor (ouvindo com cuidado e aplicando as melhorias) pode ter um efeito radical nas entregas.

7 – Aprendizado incessante

Vale salientar que os estudos podem ajudar a traçar o caminho para a alta performance profissional. A pós-graduação EAD pode ajudar a conquistar conhecimento e aprimorar habilidades, ao mesmo tempo em que é mais fácil de conciliar com o emprego.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades