Ir para o conteúdo
Você na Pós

Conheça o AVA, o Ambiente Virtual de Aprendizagem da pós-graduação EAD

mulher olhando para o notebook com expressão feliz para ilustrar texto sobre o ambiente virtual de aprendizagem da pós-graduação

A especialização contribui para a sua formação profissional e atrai oportunidades alinhadas com os seus objetivos de carreira no mercado de trabalho, que segue aquecido e competitivo. Aqui, a pós-graduação EAD é realizada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que une tecnologia e interatividade e oferece uma experiência completa para você.

O AVA marca o início da sua jornada acadêmica e foi feito para te acompanhar em cada momento da sua jornada acadêmica. Essa é uma plataforma de ensino própria, que oferece exclusividade aos pós-graduandos, com uma experiência completa e preparada para fornecer a você conteúdos que vão alavancar sua carreira e muito mais.

O que o Ambiente Virtual de Aprendizagem oferece?

Para começar, ao fazer o login na plataforma, na parte superior esquerda, você irá encontrar os seus dados, seu número de matrícula, a duração do curso e a modalidade escolhida. Ao clicar em “Editar Perfil”, é possível, por exemplo, alterar a sua imagem. Ao lado, você encontra o botão “Contrato” para, sempre que precisar, poder acessá-lo.

Na parte de disciplinas, você consegue acompanhar o progresso do seu curso. Para isso, basta olhar a barra que fica centralizada no topo da home. Logo abaixo, é possível ver o andamento de cada disciplina, além da data de início delas. Ao clicar no nome da matéria, você encontra todo o material de estudos necessário. 

Aqui, é importante ler o conteúdo e assistir às aulas. Isso porque elas são imprescindíveis para a construção do seu conhecimento. Vale lembrar também que estudar a distância exige preparo. Portanto, organize os seus horários para acessar todo o material e realizar a Avaliação Virtual dentro do prazo previsto.

Outras funções do AVA

Na etapa “Documentação”, você visualiza seus documentos pendentes e pode enviá-los clicando em “Ver e enviar documentos”. Após o envio, é possível ter acesso ao prazo de análise e os devidos status de cada um, como RG, CPF e diploma de graduação. Essa etapa é importante para ter acesso ao certificado, junto com a aprovação no curso.

Em “Certificado”, é possível acompanhar o andamento de todas as etapas obrigatórias, para que seja possível o recebimento do seu certificado após o fim do curso. O certificado digital da pós-graduação a distância é emitido em até 1 dia útil e é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com a mesma validade e peso de um curso presencial.

Ainda lá na página principal, abaixo da opção dos documentos, você encontra as informações principais do seu polo ou unidade: endereço, telefone e e-mail. Pronto! Esse é o passo a passo básico. Agora, vamos falar das suas disciplinas? 

Disciplinas e tutoria no curso de pós-graduação EAD

A 1º disciplina, comum a todos os cursos, é a de “Ambientação”. Nela, você acessa um conteúdo exclusivo de: acolhimento, dicas de autoestudo e um guia rápido com as informações sobre o curso e o conteúdo programático das suas disciplinas. Para você acessar as demais disciplinas, a liberação acontece conforme o cronograma e a modalidade do seu curso.

Disciplina liberada? O cadeado ficará aberto e em azul. Ao liberar as disciplinas, você sempre terá acesso a materiais didáticos, videoaulas e atividades avaliativas! E para acompanhar o progresso da sua disciplina, basta olhar a barra que fica abaixo do nome de cada disciplina. Importante: a barra deverá ser preenchida até 100%.

Nesta página, você também encontra o botão “Continuar de onde parou”, para retomar os estudos na atividade, sem ter que voltar tudo o que já foi visto! E para ajudá-lo ainda mais, no decorrer do seu curso, você tem  acesso à tutoria, com um tutor que você pode conhecer no lado direito da sua tela inicial. Para iniciar uma conversa com ele, clique no botão “Falar com tutor”.

A tutoria é realizada por um colaborador com experiência acadêmica e de mercado, na área de conhecimento do curso escolhido pelo pós-graduando. O profissional tem como função apoiar, identificar necessidades de aprendizagem, disponibilizar materiais, orientar e acompanhar os alunos em todos os momentos. O tutor propõe discussões nos fóruns, fator que aproxima os alunos, humanizando ainda mais a jornada acadêmica. 

Além desse contato com seu tutor, que está à disposição para orientar os estudantes ao longo do curso, você também tem acesso a um contato direto de atendimento para dúvidas relacionadas à secretaria, área acadêmica e financeira. Basta clicar em “Preciso de ajuda” que você será direcionado.

Outros benefícios

Descendo sua tela inicial, no canto direito, você tem acesso às informações sobre todas as suas parcelas, solicitação de documentos, bem como links para que você acesse seu boletim, além de:

Biblioteca Virtual

É a maior biblioteca virtual da América Latina, ou seja, uma ferramenta que reúne diversas bases de conteúdo para você usufruir de diversas fontes de conteúdo dos mais variados temas. São mais de 220 mil títulos disponíveis para leitura, bem como mais de 95 mil títulos de periódicos acadêmicos, com conteúdos científicos, dissertações e teses.

Cursos Livres Gratuitos

Você ainda tem acesso a mais de 200 cursos livres e gratuitos de capacitação e aperfeiçoamento de curta e média duração 100% online, em diversas áreas do conhecimento. É a oportunidade perfeita para aprimorar habilidades ou desenvolver competências e ser um profissional mais completo. E olha só que legal: você pode fazer quantos cursos desejar.

Confira mais detalhes no vídeo:

Tenha o Ambiente Virtual de Aprendizagem ao seu lado e bons estudos! E você, pensa em fazer uma pós-graduação EAD Anhanguera? Confira tudo que a instituição oferece e garanta as promoções. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades