Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que é análise SWOT e como aplicá-la; veja tudo

análise SWOT

Você já ouviu falar em análise SWOT? O termo diz respeito à técnica de planejamento estratégico que engloba a análise de diferentes cenários para a tomada de decisões pessoais ou empresariais. 

De modo geral, são analisados pontos fortes e fracos, além de identificar as ameaças e oportunidades presentes no ambiente externo. Tudo isso oferece uma visão detalhada do cenário, possibilitando a tomada de decisões com estratégias mais assertivas. 

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Preparamos este artigo sobre o que é uma análise SWOT, qual a sua importância e como aplicá-la. Continue a leitura!

O que é uma análise SWOT? 

Como comentamos, a análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico que ajuda a avaliar os pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) de uma empresa, projeto, pessoas ou situação. 

Essa análise possibilita enxergar com detalhes o ambiente interno e externo de uma organização, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias que visam aproveitar oportunidades, minimizar ameaças, alavancar pontos fortes e superar pontos fracos. 

A análise SWOT é uma ferramenta muito utilizada nas áreas de planejamento estratégico, gestão de projetos e marketing das empresas. Além disso, é possível utilizar seus princípios de maneira pessoal para trabalhar o desenvolvimento profissional. 

Qual a importância da análise SWOT?

A importância da análise SWOT está no fato dessa técnica proporcionar uma visão ampla e estruturada do ambiente. Com ela, é possível identificar pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças do ambiente externo. 

Ao dominar esses aspectos com profundidade, as empresas conseguem adotar estratégias mais eficientes e assertivas, direcionando o desenvolvimento de planos de ação que maximizem os pontos fortes, minimizem os pontos fracos, aproveitem as oportunidades de mercado e enfrentam os desafios de forma proativa. 

Essa ferramenta é essencial para o sucesso das empresas em um cenário tão dinâmico e competitivo como hoje. Isso porque a análise SWOT contribui para um planejamento estratégico a longo prazo, além de apoiar a gestão de riscos e possibilitar melhor adaptação aos desafios empresariais.

Banner 2 do projeto de pós-graduação

Como aplicar a análise SWOT?

A análise SWOT segue alguns princípios. Para colocá-la em prática, você pode seguir os seguintes passos:

Identifique os pontos internos

Comece listando os pontos fortes e fracos da sua empresa. Isso pode incluir recursos tangíveis, como equipe qualificada, estoque diversificado e localização privilegiada, por exemplo. Liste também os pontos intangíveis, como reputação da marca, relacionamento com fornecedores e cultura organizacional.

Identifique os fatores externos

Agora é hora de identificar as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Isso envolve analisar as tendências de mercado, concorrência, condições econômicas, entre outros fatores externos que possam afetar de alguma forma a sua empresa, seja de maneira positiva ou negativa.

Faça uma análise cruzada

Agora que você tem esse material rico em mãos, é preciso cruzar as informações. Isso quer dizer que você deve entender as correlações e interações entre os fatores internos e externos. Pense como os pontos fortes da sua empresa podem ser utilizados para aproveitar as oportunidades do mercado. Além disso, entenda de que maneira os pontos fracos tornam a sua organização mais vulnerável às ameaças externas. 

Defina as estratégias

A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico. Então, é hora de definir os próximos passos para aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças de acordo com os pontos fortes e fracos da sua empresa. Pense no que pode ser aprimorado e o que pode ser aproveitado ainda mais. 

Implemente e monitore

Após definir os próximos passos para a sua empresa, é hora de implementar essas estratégias. Aos poucos, coloque as estratégias em prática e acompanhe regularmente os resultados. Essa análise não deve ser encarada como pontual, mas sim como um processo contínuo de monitoramento e adaptação às mudanças no ambiente interno e externo.

Dica importante

Uma dica importante ao realizar uma análise SWOT é envolver pessoas de diferentes áreas e níveis hierárquicos da sua empresa no processo. Essa diversidade de perspectivas e experiências faz toda a diferença para alcançar uma análise abrangente e precisa. 

Além disso, ao incluir indivíduos de diferentes áreas no processo aumenta o engajamento e o comprometimento com os resultados da análise. Outro ponto importante é que isso promove a aceitação na implementação das estratégias definidas a partir da análise.

Aprofunde seu conhecimento na área!

Gostou de saber mais sobre análise SWOT? Aprofundar o conhecimento em técnicas e ferramentas de planejamento estratégico é um caminho interessante para se destacar profissionalmente, já que a habilidade é considerada um diferencial no mercado de trabalho. 

Um caminho para isso é apostar em cursos livres na área. Existem diferentes opções para quem busca mais conhecimento sobre o tema! Acesse o site e saiba mais. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades