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Carreira em Pauta

Como lidar com a ansiedade de um novo emprego? 10 dicas

ansiedade de um novo emprego

A ansiedade de um novo emprego pode se tornar um grande obstáculo quando você inicia um novo desafio. Ela pode afetar seu desempenho e tornar o começo dessa etapa profissional extremamente complicada. Sabendo disso, é preciso ter cuidado para não deixar esse sentimento te dominar. 

Vale destacar que é normal ficar com um frio na barriga quando você começa em uma nova empresa, afinal de contas tudo que é novo causa uma certa ansiedade. Esse receio do que está por vir é o que faz com que a pessoa se pergunte se dará conta do serviço e se vai se enturmar com o time. O que não pode acontecer é deixar essa ansiedade te atrapalhar.    

Como lidar com a ansiedade de um novo emprego? 

Para encarar o início de um novo emprego e tornar essa fase de adaptação mais leve, veja algumas dicas: 

1. Respire fundo

Técnicas de respiração ajudam a acalmar o corpo e a mente. Caso esteja muito nervoso, respire fundo, segure por alguns segundos e depois solte devagar. Faça isso algumas vezes enquanto mentaliza coisas positivas como “vai dar tudo certo” e “eu sou, sim, capaz”. Resumindo, tenha confiança em você.  

2. Tenha paciência

É totalmente normal ficar perdido nos primeiros dias. Por mais que você já tenha experiência na área que vai atuar, cada empresa possui demandas específicas e demora um tempo até você entender como tudo funciona para, assim, entrar no ritmo dos seus colegas de trabalho. 

O primeiro dia costuma ser o mais complicado, pois geralmente é quando você recebe uma enxurrada de informações novas e acaba pensando: será que vou dar conta? Você vai, sim, é só ter calma e respeitar seu tempo de aprendizado para assimilar tudo.  

3. Visualize o sucesso

A ansiedade faz com que boa parte dos seus pensamentos sejam catastróficos. Não dê atenção para isso e foque sua mente no sucesso. Pense na sua trajetória profissional e no quanto se esforçou para chegar onde chegou. 

Também tenha em mente os seus objetivos e coloque na cabeça que você é capaz. Lembre-se que um processo seletivo costuma ser formado por diversas etapas, ou seja, você não foi escolhido à toa. É mérito seu estar onde está. Analisar isso vai te ajudar a aumentar sua confiança e reduzir sua ansiedade. 

4. Crie uma rotina

Estabelecer uma rotina também vai te ajudar a ficar menos ansioso, pois você saberá o que precisa fazer e, consequentemente, terá uma sensação de controle. Analise seus horários e veja como pode conciliar o novo emprego com sua antiga rotina, incluindo estudos, atividade físicas, cuidados com a casa e momentos de lazer. 

Também se organize no trabalho com suas tarefas, anotando o que é necessário fazer no dia e riscando da lista as tarefas concluídas. Isso vai ajudar a visualizar seu processo de evolução e você não se sentirá perdido.

5. Converse com seus colegas de trabalho

Ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho vai tornar esse começo bem mais simples. Isso porque essa troca fará com que você não se sinta isolado, mas sim parte do time. 

Para isso, vença a timidez e puxe assunto, aceite quando te chamarem para um café ou para almoçar junto com o pessoal da equipe. Seja simpático e demonstre que está aberto a diálogos, isso inclusive ajuda no seu networking. 

6. Saiba pedir ajuda

No começo, é normal que você tenha dúvidas. Como citado anteriormente, por mais que já tenha experiência na área, cada empresa é um jeito. Pergunte sempre que não souber ou lembrar de algo. Ficar quebrando a cabeça vai te deixar pressionado e aumentar sua ansiedade. Pense que tirar dúvidas é melhor do que fazer algo errado. 

7. Cuide de você

Por mais que queira agarrar essa nova oportunidade de emprego com todas as forças, não esqueça que a vida não é só trabalho. Pratique o autocuidado fazendo coisas para relaxar fora do horário de trabalho. 

Pratique atividade física, faça meditação, leia um livro, vá encontrar amigos ou faça algum hobby que possui. Trabalhar incessantemente vai levar a um esgotamento e você não conseguirá mostrar seu real potencial. 

8. Invista em estudo 

Ampliar seus conhecimentos vai te ajudar a se sentir mais seguro no trabalho. Por mais que não tenha colocado determinada função em prática, saber a teoria já é uma grande vantagem. 

Uma das melhores formas de se especializar em determinado assunto é fazendo uma pós-graduação EAD. Na Anhanguera, você encontra várias opções de cursos em diversas áreas do conhecimento. Além de estudar de forma remota, você consegue seu certificado em menos de um ano e paga um preço acessível.  

9. Ajuste suas expectativas

Seja realista quando começar em um novo emprego e não fantasie que tudo será perfeito desde o início só porque você estava almejando muito essa oportunidade. 

Todo trabalho possui seus desafios. Mesmo que esteja começando em uma empresa incrível, dificuldades irão surgir. Seja resiliente e pondere suas expectativas para não se decepcionar e acabar ficando desmotivado. 

10. Considere buscar ajuda profissional

A ansiedade é um sentimento comum que se apresenta em vários momentos da vida. No entanto, ela pode se manifestar de forma mais intensa em algumas pessoas e, com isso, atrapalhar significativamente a vida delas e o desempenho no trabalho. 

Se você sente que a ansiedade de um novo emprego está te travando ou te prejudicando, procure ajuda médica. Nesse caso, é fundamental que você busque um profissional especializado em saúde mental para relatar o que está acontecendo com você. Apenas ele poderá analisar o caso e te orientar da melhor forma.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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