Afinal, o que você precisa aprender para se manter relevante?

se manter relevante

Terminar a graduação não é mais o suficiente. Para ser um profissional acima da média e se manter relevante na sua área de atuação, você precisa fazer muito mais. Afinal de contas, o mundo está mudando cada vez mais rápido, assim como a concorrência em todas as profissões atinge níveis nunca antes vistos.

O resultado deste novo cenário é uma verdadeira competição. As empresas precisam de profissionais diferenciados e exigem, mais e mais, pré-requisitos de alto nível em seus processos seletivos. Como o número de profissionais formados está cada vez maior, o número de candidatos por vaga é impressionante. Contudo, isso não significa que as companhias estão conseguindo os colaboradores que elas precisam.

Atingir os requisitos das organizações não é tarefa fácil, porém, também não é impossível. Para isso, você precisa ser um profissional atualizado e especializado, que sempre tem o que oferecer ao mercado e, consequentemente, nunca deixa de ser relevante.

Então, se você quer aprender como chegar nesse nível, continue lendo o texto. Abaixo, você encontrará 6 dicas infalíveis para “não deixar a peteca cair” e chegar cada vez mais longe na sua jornada profissional.

Como se manter relevante no mundo profissional em 6 dicas

1 – Fique de olho nas novidades e tendências da sua área

Por mais que as graduações sempre se atualizem e ofereçam um aprendizado de alta qualidade aos seus alunos, o mundo se transforma a cada dia. Isso significa que, um ano depois de se graduar, diversos conteúdos já precisam ser atualizados.

Isso significa que você precisa ficar de olho nas tendências e novidades da sua área de forma constante. Essa precisa ser uma atividade diária, que faça parte da sua rotina, para garantir que você está consumindo conteúdos importantes para a sua profissão e reciclando, dia após dia, os seus conhecimentos e habilidades.

Para isso, vale a pena acompanhar profissionais da área nas redes sociais, especialmente no LinkedIn, participar de eventos, palestras e congressos, ler artigos e livros recentes, fazer cursos e se especializar. Mas pode ficar calmo, pois vamos falar mais sobre alguns desses tópicos ainda neste texto.

2 – Seja uma pessoa bem informada e atualizada sobre o mundo

Todavia, é fundamental ter em mente que o mundo não é apenas a sua área de trabalho. A sociedade está extremamente interligada nos dias atuais, e tudo o que acontece reverbera de diversas maneiras no ambiente corporativo.

Por isso, não deixe de ser uma pessoa informada e atualizada sobre o mundo. Leia jornais, acompanhe os principais acontecimentos e entenda de política, economia e tecnologia. Assim, você vai compreender cada dia mais como ser uma pessoa informada e crítica vai fazer a diferença na sua caminhada profissional.

3 – Trabalhe as suas competências emocionais, as famosas soft skills

O mercado de trabalho já entendeu: para ser um bom profissional, não basta ser um especialista técnico, se você não tiver competências emocionais. Estamos falando das soft skills, que são habilidades comportamentais que ditam como você vai lidar com diversas situações no ambiente de trabalho.

Elas correspondem a grande parte do sucesso dos profissionais atuais, então, vale a pena estudar mais sobre elas e entender como elas podem alavancar a sua carreira. Alguns exemplos, para você se situar, são a resiliência, comunicação objetiva, flexibilidade, empatia, liderança, organização e criatividade.

4 – Inclusive, não se esqueça do autoconhecimento para conseguir ter foco

Uma das soft skills que mais está em alta no momento é o autoconhecimento, sabia? E ele é uma peça chave para que você continue relevante na sua profissão.

Afinal de contas, os profissionais precisam de autoconhecimento para saber seus pontos fortes, entender no que focar, ter clareza sobre o que precisa ser desenvolvido e conseguir, no fim das contas, uma boa organização para crescer tanto nas habilidades técnicas, quanto nas emocionais.

Por isso, não deixe o autoconhecimento de lado. Ele pode ser o seu grande trunfo para desenvolver a sua carreira.

5 – Aposte em cursos livres para ampliar os seus conhecimentos

Contudo, os conhecimentos técnicos não podem ser esquecidos de jeito nenhum. Eles serão a grande base para o seu crescimento, e como já mencionamos, não dá para contar apenas com as competências que você aprendeu na graduação.

Então, uma boa ideia para quem não tem muito tempo e quer aprender habilidades pontuais e investir nos cursos livres. Eles são rápidos, vão direto ao ponto e vão te ajudar a conquistar novas competências em tempo recorde.

6 – Invista em um curso de pós-graduação

Todavia, se você quer o verdadeiro passaporte para a relevância profissional, faça uma pós-graduação.

Apesar dos cursos livres serem ótimos, eles não oferecem a imersão acadêmica dos cursos de especialização. Na realidade, os cursos de pós conseguem te oferecer todos os pontos mencionados em nossa lista em um só.

Com eles, você vai se manter atualizado, aprender competências técnicas voltadas para os objetivos da sua carreira, desenvolver soft skills, ter mais senso crítico e ainda fazer networking. Entendeu por que a pós é a verdadeira peça-chave para o seu crescimento?

Sendo assim, para se manter relevante, invista em um dos cursos de pós-graduação EAD Anhanguera. Essa é a sua oportunidade de aprender novos conhecimentos, desenvolver habilidades fundamentais para o seu crescimento, se atualizar e receber o título de especialista, que vai transformar a sua carreira.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!