Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual a importância do aprimoramento contínuo para crescer profissionalmente?

imagem para ilustrar o texto de aprimoramento contínuo

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e impactado pelas transformações digitais e econômicas, é fundamental buscar o aprimoramento contínuo para progredir na carreira.

Se antes o diploma de graduação e o inglês eram diferenciais que chamavam a atenção dos recrutadores, hoje já são vistos como itens obrigatórios. Agora, as empresas dão preferência para profissionais com habilidades e competências que contribuam para o crescimento dos negócios mesmo nos momentos mais desafiadores.

Por esse e outros motivos é essencial que os profissionais invistam em seu aprimoramento de forma contínua. Entenda mais neste artigo.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Afinal, o que significa aprimoramento contínuo?

O aprimoramento contínuo é o processo de adquirir e melhorar habilidades e conhecimentos constantemente, de forma que o profissional consiga estar sempre se desenvolvendo, superando obstáculos e atingindo seus objetivos de carreira.

Ele pode acontecer de diversas formas e através de diversos recursos, mas o importante é que esse processo parta de uma iniciativa própria e seja feito com muito comprometimento.

Conheça as principais formas de aprimoramento contínuo:

Aprimoramento formal

É o meio de ganhar e aperfeiçoar conhecimento de forma organizada, pré-determinada e com um objetivo claro, através de cursos de graduação, extensão, pós-graduação, programas de treinamento e workshops, por exemplo.

 Aprimoramento social

Nesse formato, o profissional busca melhorar suas habilidades técnicas e comportamentais aprendendo através da interação, discussão e da colaboração com outros.

Pode ser feito através de conversas e discussões nas redes sociais, leitura de blogs especializados, do trabalho em equipe e de uma mentoria.

Aprimoramento autodirecionado

Para continuar se aprimorando, você também pode apostar no aprendizado individual. Ele pode acontecer através da leitura, da pesquisa, de podcasts, vídeos do YouTube e outras redes sociais.

infográfico sobre lifelong learning

Embora seja um caminho longo, dedicar-se a essa jornada vai valer muito a pena. Descubra os motivos a seguir.

Por que é importante investir no aprimoramento contínuo?

O aprimoramento contínuo é capaz de transformar as suas habilidades, competências e comportamentos de forma profunda e, com isso, alavancar a sua carreira.

Listamos alguns motivos que te ajudarão a entender melhor a importância desse processo para o seu crescimento profissional e por que você deve investir tempo e recursos financeiros nele. Confira!

1 – Aumenta a empregabilidade

Como dissemos no início do artigo, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. A melhor forma de se destacar é sendo capaz de entregar resultados melhores e se mantendo atualizado com tudo o que é exigido na sua profissão.

Quando você se dedica a desenvolver e aprimorar suas hard skills e soft skills, o seu desempenho e a sua competência para fazer o seu trabalho também aumentam, assim como a sua capacidade de enfrentar desafios e de inovar.

Portanto, o aperfeiçoamento contínuo do seu conhecimento é o que vai garantir que você esteja sempre dentro do perfil buscado pelas empresas.

 2 – Ajuda você a se manter relevante

Garantir a sua empregabilidade é primordial, afinal, além de manter o seu cargo atual, também te ajuda a ser considerado para novas oportunidades de emprego. Mas você já pensou em como é bom ser uma referência na sua área de atuação?

Ao se especializar e se manter atualizado sobre tudo o que acontece no seu setor, você tem muitas vantagens em relação aos seus colegas de profissão, especialmente em termos de conhecimento.

Por isso, se você tem como objetivo ser um profissional de alta performance e se tornar uma referência na sua empresa e no seu nicho de trabalho, foque no aprimoramento contínuo.

3 – Prepara você para períodos de crise

Para enfrentar cenários imprevisíveis, é preciso estar preparado, afinal, não é nada fácil encontrar um novo emprego em períodos de crise.

É por isso que as pessoas que sabem quais são as habilidades e competências mais relevantes e demandadas naquele momento são as que conseguem manter seus empregos e até mesmo encontrar novas oportunidades, mesmo em tempos desafiadores.

Uma pesquisa sobre empregabilidade realizada pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP) diz que as pessoas com nível superior têm mais chances de manterem seus empregos, e que, diante de crises, as empresas tendem a continuar com os profissionais mais capacitados.

Por esse motivo, o aprimoramento contínuo se prova como o melhor caminho para resistir diante de impactos econômicos tão profundos como o que atravessamos durante a pandemia.

4 – Aumenta seu networking

Quem está sempre em busca de ser um profissional melhor, também está sempre em contato com profissionais da sua área.

Ao fazer um curso, você terá profissionais para compartilhar experiências, conhecimento e novas ideias. Isso pode se tornar um ponto de partida interessante para construir uma rede de contatos forte.

Sempre que tiver a oportunidade de participar de um evento, webinar, fórum ou qualquer outra situação de aprendizagem, lembre-se de manter um bom relacionamento interpessoal e de buscar meios de se conectar com os outros profissionais.

5 – Aumenta o seu salário

Por fim, vamos falar de um ponto importante do crescimento profissional, que é o aumento da remuneração. Não é novidade que, quanto mais qualificação uma pessoa tem, maiores são as chances de que ela receba um salário melhor, concorda?

No entanto, a mesma pesquisa realizada pela SEMESP citada anteriormente também mostrou que a média salarial de um profissional pode aumentar quanto mais alto for o seu nível de graduação.

Isso só comprova que, quanto mais você buscar aprimorar seus conhecimentos ao longo da sua carreira, maiores são as chances de se manter valorizado no mercado, independentemente da sua faixa etária.

Neste artigo, você descobriu o significado e a importância que o aprimoramento contínuo tem na evolução da sua carreira. Também foi possível perceber que os estudos e a especialização são uma parte essencial nesse processo. Pensando nisso, temos uma dica excelente para você que se preocupa com o seu crescimento profissional: fazer um curso de pós-graduação. Conheça os cursos da Unime EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades