Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Áreas da Educação em alta: veja setores aquecidos

áreas da educação em alta

Escolher a sua profissão e seguir por um caminho de carreira são questões bastante importantes, não é mesmo? Elas vão ditar o seu futuro, afinal de contas. Por isso, é fundamental tomar decisões de acordo com seus gostos e aptidões, e também ser racional e estratégico. Por exemplo, saber quais são as áreas da educação em alta vai fazer toda a diferença na sua trajetória.

Afinal de contas, por que escolher apenas de acordo com os seus gostos, se você pode uni-los aos setores aquecidos do mercado e amplificar suas chances de sucesso? É possível chegar ao “melhor dos dois mundos”, colocando suas vontades em primeiro lugar tanto quanto as oportunidades do mercado de trabalho.

Por isso, conversamos com Giani Vendramel de Oliveira, gerente acadêmica de pós-graduação, para descobrir quais são as áreas da Educação que estão em alta em 2024. Assim, conferindo os setores que mostram aquecimento, você poderá tomar seus próximos passos de carreira de maneira muito mais inteligente e focada.

Confira abaixo todas as áreas e aproveite para atualizar o seu plano de carreira.

5 áreas da Educação em alta para investir em 2024

1 – Educação Especial

De acordo com Giani, um setor que está aquecido e precisa de profissionais especializados é o da Educação Especial.

Nos últimos anos, vimos a descoberta de novas informações sobre diversas condições de saúde. Esse avanço, por sua vez, resultou no surgimento de abordagens diagnósticas, terapêuticas e de cuidado inovadoras destinadas a indivíduos com diversas condições especiais, incluindo crianças.

Tendo em vista que a escola é uma das protagonistas durante a infância, as instituições de ensino precisam de profissionais preparados e atualizados para oferecer o melhor aos seus alunos. Isso inclui auxiliar em diagnósticos, ter o conhecimento e as ferramentas para contribuir com o desenvolvimento de alunos com deficiência ou transtornos de aprendizagem, e atuar como um aliado dos profissionais da saúde e da família.

Banner 2 do projeto de pós-graduação

2 – Tecnologia Educacional

Se você achou que as novidades tecnológicas ficariam do lado de fora do mundo da educação, é bom saber que essa não é a realidade. Conforme a especialista ressalta, a integração da tecnologia na sala de aula já faz parte do dia a dia das instituições de ensino, e a demanda por profissionais capazes de lidar com isso não para de crescer.

As instituições precisam de especialistas na área. Ou seja, profissionais da educação que conseguem ir além, tendo conhecimentos e habilidades específicas para usar a tecnologia de forma positiva, impactando o aprendizado dos alunos. Para isso, é fundamental o enfoque em “realidade aumentada, inteligência artificial e plataformas de ensino”, como destaca Giani.

3 – Educação a Distância

Falando em tecnologia, outra área relacionada é a Educação a Distância. Podemos dizer que ela revolucionou o acesso à educação no nosso país, democratizando as possibilidades de ensino e garantindo flexibilidade para o estudo.

Contudo, ela não parou por aí. Segundo a gerente acadêmica de pós-graduação, a educação a distância está passando por uma fase de “crescente aceitação e avanços”. Isso significa que, como consequência, as instituições de ensino precisam, cada vez mais, de profissionais focados nessa modalidade de ensino.

Sendo assim, “profissionais capazes de desenvolver conteúdos e estratégias eficazes para esse formato terão grande procura.” Afinal de contas, a modalidade conta com muitas diferenças em relação ao ensino presencial, e garantir uma educação de qualidade depende da expertise dos profissionais envolvidos no processo.

4 – Educação Personalizada

A personalização de produtos e serviços é uma tendência generalizada, não é mesmo? Ela gera fidelização, sensação de exclusividade e é capaz de aprimorar resultados. De acordo com Giani, “a busca por abordagens educacionais que atendam às necessidades individuais dos alunos criará oportunidades para especialistas em personalização do ensino.” 

5 – Educação Corporativa

Por fim, quem disse que a educação precisa estar restrita às instituições de ensino? A área de Educação Corporativa está em seu melhor momento, com empresas diversas cientes dos benefícios que podem colher ao apostar na educação para seus colaboradores atuais.

Conforme ressalta Giani, “as empresas estão cada vez mais investindo em educação corporativa para seus colaboradores”. Consequentemente, elas também passam a precisar de profissionais que entendam as facetas de um setor tão diferente da educação tradicional.

Por isso, especialistas em Educação Corporativa terão oportunidades de ouro em 2024, e você poderá ser um deles.

Para que isso ocorra, você poderá investir em um curso de especialização, o que é válido para todas as áreas mencionadas no artigo. Afinal de contas, fazendo uma pós-graduação você vai mergulhar em um dos setores em alta, aprendendo com conteúdos atualizados a desenvolver habilidades direcionadas. Confira algumas opções de cursos:

  1. Educação Especial com ênfase em Comunicação Alternativa
  2. Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva
  3. Educação Especial com ênfase em Deficiência Física
  4. Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual
  5. Educação Especial com ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento
  6. Educação Especial e Inclusiva
  7. Educação Especial e Psicomotricidade
  8. Educação Infantil com ênfase em Educação Especial
  9. Educação Especial
  10. Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual
  11. Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
  12. Gestão Escolar Inclusiva com Foco em Educação Especial
  13. Educação Física Adaptada com Foco em Educação Especial e Inclusão
  14. Educação Infantil com Foco em Educação Especial e Inclusão
  15. Gestão e Docência para Educação 4.0
  16. EAD e as Tecnologias Educacionais
  17. Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento

Como resultado, você vai se tornar um profissional especialista, pronto para adicionar essa conquista no currículo e chamar a atenção em todos os processos seletivos. Sendo assim, não perca tempo e comece já a sua pós-graduação rápida, garantindo que você vai aproveitar as oportunidades das áreas da Educação em alta em 2024.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades