4 atividades de artes sobre meio ambiente para Educação Infantil

atividades de artes sobre meio ambiente para Educação Infantil

No que diz respeito ao ensino para as crianças, a arte cumpre um papel que não deve ser subestimado. É importante, também, aproveitar essa fase da infância para conscientizar acerca do espaço em que se vive e a importância de causas ecológicas. Dito isso, separamos algumas atividades de artes sobre meio ambiente para Educação Infantil

Essas atividades podem ser trabalhadas tanto no cotidiano quanto em datas comemorativas. O importante é reunir as crianças e apresentar atividades lúdicas e divertidas, que trazem uma mensagem por trás. Quer saber mais? Continue a leitura a seguir.

A importância da arte na Educação Infantil 

A arte permite que as crianças entrem em contato com o mundo sensível e trabalhem o afeto, a cognição. Dentre diversos benefícios, esse tipo de atividade pode estimular a criatividade e permitir que o público infantil expresse aquilo que reside em sua imaginação. 

A infância também é a fase onde se começa a criar um senso das atitudes e uma percepção do mundo ao redor, afinal. Além disso, por meio de atividades relacionadas à arte, as crianças começam a entender seus sentidos.

As práticas lúdicas podem ir além da visão e envolver a audição (através da música, por exemplo) ou o tato (com esculturas, etc), e ajudam no autoconhecimento e na autoestima, principalmente em práticas relacionadas ao teatro e à dança, por exemplo. É um meio da criança descobrir suas habilidades e limitações. 

Atividades de artes sobre meio ambiente para Educação Infantil

As atividades artísticas sobre o meio ambiente devem envolver poucos materiais e passos simples, e a ideia é fazer juntamente lado a lado com os alunos. Abaixo, separamos alguns exemplos do que pode ser feito:

1 – Cerejeira

Para a atividade da cerejeira, basta reunir os seguintes materiais: papel crepom rosa, cola branca, cartolina branca, canetinha marrom ou algum papel marrom. Primeiro, oriente os alunos a desenhar os galhos da cerejeira na cartolina direto com a canetinha, ou no papel marrom para colar na cartolina.

Assim que os galhos estiverem desenhados, peça para que os alunos façam bolinhas com o papel crepom. O próximo passo envolve passar alguns pingos de cola nos topos dos galhos, onde vão as folhas. Em seguida, é só colar as bolinhas, formando as folhas da árvore de cerejeira.

2 – Árvore de carimbo

Para fazer a árvore de carimbo, você vai precisar de uma cartolina branca, canetinha marrom (ou algum papel marrom), tinta verde e os carimbos, que podem ser feitos com uma esponja de cozinha ou mesmo um papelão, daqueles de papel toalha ou papel higiênico. É só cortar um desses materiais no formato de folha de árvore.

Assim, oriente que o aluno desenhe os galhos da árvore na cartolina ou faça a colagem. Em seguida, basta mergulhar o carimbo na tinta e ir espalhando pelos galhos, formando as folhas.

3 – Lixeira

Uma boa oportunidade de mostrar a importância de jogar lixo no lugar certo e ainda por cima a importância da reciclagem é através da atividade da lixeira. Para isso, você vai precisar de uma caixa de leite ou suco, papel colorido, canetinha, tesoura, cola e fita dupla face.

Oriente os alunos a colocar todos os lados da caixa sobre o papel, e contorne cada um deles. Depois, peça para que eles recortem os retângulos formados, e colem nos respectivos lados da caixa, para encapar. Por fim, basta deixar a criatividade à solta e pedir para que eles desenhem ou escrevam frases relacionadas ao planeta. 

Passe a fita dupla face na parte de trás da lixeira e cole na lateral de cada carteira. Assim, cada aluno terá sua própria lixeira, para colocar bolinhas de papel, sujeira de lápis, etc. 

4 – Árvore de folhas

Outra ideia é usar folhas para construir a árvore. Você vai precisar de tesoura, cola, folhas, tinta verde, rolos de papel higiênico e uma cartolina branca. Peça para que os alunos recortem o rolo na metade e colem na cartolina. Em seguida, oriente a mergulhar as folhas na tinta e carimbar na cartolina, para formar a árvore.

Especialização em arte na Educação Infantil 

Para saber mais como trabalhar atividades artísticas em sala de aula, você pode fazer um curso de pós-graduação em Artes na Educação Infantil. O curso se destina a pedagogos, licenciados em Artes e educadores graduados em outras áreas, interessados em aprofundar conhecimentos e práticas na área em questão.

Dentre os objetivos específicos do curso, existe a tarefa de identificar as linguagens das artes visuais, teatro, dança e música assim com as suas especificidades na educação infantil, tal como aplicar técnicas de arte em sua prática docente na educação infantil.

O curso também busca articular experiências práticas ao conhecimento consolidado na área de arte na educação infantil e compreender a importância de metodologias ativas e do uso da tecnologia na escola, em especial, na educação infantil. 

Com os ensinamentos do curso em questão, que pode ser feito por meio de uma pós-graduação, é possível colocar em prática as atividades de artes sobre meio ambiente para Educação Infantil. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!