Ir para o conteúdo
Você na Pós

Aulas de pós-graduação com demonstrações práticas: conheça aqui

mulher com frutas na mão para ilustrar texto sobre Aulas de pós-graduação com demonstrações práticas

Ao optar por uma especialização a distância, talvez você fique em dúvida sobre a possibilidade de ter aulas para “colocar a mão na massa”, não é mesmo? Contudo, apesar das aulas de pós-graduação EAD serem virtuais, você ainda poderá ter experiências que ultrapassam a teoria. É o caso das demonstrações práticas.

Elas são uma excelente maneira de deixar a sua especialização mais prática, com uma vivência completa para te aproximar do cotidiano no mercado de trabalho. Ficou curioso para entender melhor como elas funcionam? Então continue lendo o artigo e descubra tudo sobre esse ótimo diferencial de nossas instituições de ensino.

Aulas de pós-graduação: demonstrações práticas

Vamos começar entendendo como as demonstrações práticas funcionam? Por mais que a pós EAD seja online, com videoaulas gravadas disponíveis sempre que você quiser e puder acessá-las, ela sempre é desenvolvida pensando no máximo aproveitamento do aluno.

Por isso, todos os detalhes são desenhados para que você se beneficie de todos os pontos fortes das aulas presenciais, adicionando os diferenciais do ensino a distância. E isso inclui uma série de demonstrações práticas em algumas disciplinas.

Como elas funcionam?

Elas são assim: dentro das disciplinas de alguns cursos do nosso portfólio, você vai encontrar videoaulas gravadas com demonstrações práticas. Além das aulas clássicas de teoria, ministradas pelo próprio corpo docente, você ainda terá a oportunidade de observar, na prática, como a teoria acontece no mundo real.

Dessa maneira, os professores estarão em ambientes que simulam o dia a dia real da profissão, como laboratórios, ambulatórios, lojas, cozinhas, academias e escolas. Lá, eles vão demonstrar, na prática, o que foi aprendido nas aulas teóricas, atendendo todas as suas necessidades educacionais.

Por exemplo, em uma demonstração prática de Neuroanatomia, você terá a chance de assistir o professor manuseando e explicando, detalhe a detalhe, peças anatômicas. Da mesma maneira, em disciplinas focadas em crianças poderão ter aulas com exercícios aplicados, em que você poderá ver as reações e resultados do conhecimento teórico na “vida real”.

Concluindo, você não estará fisicamente presente nas aulas, mas terá uma experiência completa de imersão, que leva em consideração a percepção dos alunos para atender todas as suas expectativas. Assim, quando você chegar no mercado de trabalho, vai reconhecer os ambientes e as práticas, sabendo exatamente aplicar o conhecimento..

Todas as disciplinas têm demonstrações práticas?

Esse diferencial pode ser aproveitado, inclusive, por boa parte dos alunos da pós-graduação EAD. Por mais que a ideia de demonstrações práticas esteja muito relacionada a cursos da área da saúde, em nossas instituições elas estão presentes de forma muito mais abrangente.

Boa parte do nosso portfólio de cursos conta com demonstrações práticas, e elas estão presentes, principalmente, em disciplinas das áreas da saúde, educação, tecnologia, engenharia e ciências sociais.

Benefícios das aulas com demonstrações práticas para você

Viu como essa modalidade de aula vai deixar a sua especialização ainda mais robusta? Essa é uma maneira excelente de unir os benefícios do virtual, como a flexibilidade e o acesso contínuo aos materiais, com um conteúdo valioso que, antes, estava restrito aos cursos presenciais.

Abaixo você vai encontrar alguns dos diferenciais das demonstrações práticas, que são extremamente importantes para a sua formação.

1 – Aplicar o conhecimento na prática

Aprender os conteúdos das disciplinas com base na teoria é fundamental em todas as especializações. Afinal, é com esse conhecimento que você vai se atualizar na profissão e adquirir sabedoria sobre o tema em que está se aprofundando. Porém, é possível ir além e deixar a experiência da pós ainda melhor.

As demonstrações práticas fazem com que você veja as teorias das aulas de uma outra maneira, deixando todo o processo mais concreto, fácil de compreender e fixar na sua memória.

2 – Desenvolver habilidades práticas

Muitas vezes, é apenas observando e colocando a mão na massa que você vai conseguir adquirir algumas habilidades específicas. Então, as demonstrações vão te ajudar a adquirir ainda mais competências na sua área de trabalho, o que faz bastante diferença em disciplinas profissionais e técnicas.

3 – Compreender o tema de forma ainda mais aprofundada

Da mesma maneira, observar a exploração e manipulação direta de equipamentos, materiais e softwares é uma ótima maneira de expandir as maneiras como você aprende. Assim, será possível ter uma compreensão ainda mais profunda dos princípios e processos envolvidos, unindo esforços com o aprendizado teórico.

4 – Se preparar para o “mundo real”

Por fim, as demonstrações práticas vão te preparar para lidar com todos os desafios do dia a dia profissional. Afinal, ele sempre vai envolver o enfrentamento de situações complexas e difíceis, que precisam de habilidades técnicas e conhecimento dos cenários para um desenrolar satisfatório.

Quer alguns exemplos? Confira os vídeos a seguir

Pós-graduação em Nutrição Materno-Infantil 

Pós-graduação em Gestão Ambiental Aplicada à Indústria

Pós-graduação em Arte Educação

Gostou de saber mais sobre as demonstrações práticas em aulas de pós-graduação? Então aproveite a oportunidade de se tornar um profissional ainda mais completo e atrativo para o mercado, e inscreva-se na pós-graduação EAD ainda hoje!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades