Autodesenvolvimento profissional: siga estas 7 estratégias

mulher com notebook para ilustrar texto sobre autodesenvolvimento profissional

Você sabe o que é autodesenvolvimento profissional e como colocá-lo em prática? A expressão é grande e pode te deixar confuso, mas não precisa se assustar. Na realidade, ela é bem simples de entender, e você vai ver como é intuitivo compreender as etapas para alcançá-lo.

Qual a importância do autodesenvolvimento profissional?

Então, para começar, vamos definir o termo. Se autodesenvolver profissionalmente significa reconhecer que você precisa crescer e tomar as rédeas da sua carreira para que isso aconteça, sem depender do seu atual emprego. Afinal, a vida profissional é como uma escada, e você precisa estar apto a subir cada um dos degraus para chegar até o topo.

Sendo assim, quando você entender que a responsabilidade pela sua carreira é exclusivamente sua, vai ficar mais fácil de visualizar por que o autodesenvolvimento é tão importante. Ele tem um papel central na sua caminhada, e você sabia que existem estratégias para atingi-lo?

Por mais que cada processo seja individual, é possível usar alguns guias para entender os melhores caminhos e atitudes. E hoje nós separamos 7 exemplos que vão te ajudar. Veja cada um deles abaixo.

Autodesenvolvimento da carreira em 7 estratégias

1 – Tenha metas e objetivos tangíveis

Um ponto importante é conseguir tangibilizar as suas metas. Ou seja, pensar em objetivos que sejam “palpáveis” e objetivos, e não apenas em desejos subjetivos.

Por exemplo, se você quer ser um profissional de referência na sua área, pense no que isso significa. Que habilidades essa pessoa precisa ter? Como e por que ela se diferencia da maioria? Que cargos ela exerce? O que ela sabe?

Esse tipo de exercício vai te ajudar a ter mais clareza do que você deseja alcançar, contribuindo para que a sua jornada de desenvolvimento seja mais direta e fácil de atingir.

2 – Não perca o foco!

Quando pensamos em uma caminhada profissional, estamos falando de um processo que demora anos e, muitas vezes, décadas.

Isso significa que você ainda vai errar, se frustrar, questionar suas escolhas, mudar de ideia (e talvez, até de área), recalcular a rota e recomeçar. No meio desse turbilhão de acontecimentos, que ocorrem ao longo dos anos, é normal que você comece a perder o foco.

Às vezes, o problema são as incertezas e erros. Às vezes, é a rotina diária, que te faz perder os objetivos de longo prazo de vista. O que importa é se manter firme, sempre lembrando das metas que você estabeleceu e quer atingir de qualquer maneira.

3 – Desenvolva as competências que o mercado valoriza

Conforme os anos passam, o mercado de trabalho se transforma e se adapta para as necessidades de todos os envolvidos. O que significa que, ao longo da sua carreira, você vai ver as empresas valorizarem uma série de diferentes habilidades em seus colaboradores.

Por exemplo, nos últimos anos as companhias passaram a olhar com mais atenção para as soft skills. Elas são as competências emocionais, que descrevem a forma como você age e se comporta no trabalho. E ao que tudo indica, elas vão permanecer em alta por muito tempo, afinal, nem só de habilidades técnicas se constrói uma equipe de sucesso.

Atualmente, as empresas no Brasil estão focadas em 5 soft skills principais, de acordo com a pesquisa Escassez de Talentos 2023, do ManpowerGroup. Veja quais são elas abaixo e aproveite para incluí-las no seu plano de desenvolvimento.

  • Resiliência e capacidade de adaptação
  • Raciocínio e solução de problemas
  • Tomada de iniciativa
  • Colaboração e trabalho em equipe
  • Confiabilidade e autodisciplina

4 – Nunca pare de estudar

Se você ainda acredita que a graduação é tudo o que você precisa para se destacar, temos uma má notícia. Já faz algum tempo que ela deixou de ser o suficiente, por uma série de motivos.

Eles incluem as constantes mudanças em todas as profissões, exigindo colaboradores atualizados, a busca por profissionais especialistas em temas em particular e a alta competição por vagas no mercado de trabalho, dentre outras questões.

Isso tudo mostra que manter os estudos na sua rotina é uma ótima maneira de se autodesenvolver, garantindo que o seu currículo vai chamar a atenção em processos seletivos e também vai conseguir ótimos salários para você.

Existem diversas formas de valorizar a sua formação acadêmica, e a principal delas é por meio dos cursos de pós-graduação.

Eles são a sua oportunidade de aprender ainda mais sobre a sua área, se aprofundando em temas que só foram abordados superficialmente na graduação e se atualizar nas novidades e tendências da profissão.

Na pós EAD, por exemplo, você vai desenvolver soft skills, ampliar sua rede de contato com outros alunos, contar com o suporte de um tutor durante todo o curso e receber o título oficial de especialista. Ele, inclusive, pode ser conquistado tão rapidamente quanto em 4 meses, com a pós superintensiva, sabia? 

Sendo assim, não perca tempo e comece já a sua pós Anhanguera.

5 – Também vale muito a pena investir em cursos livres

Além das especializações, outra forma de se manter atualizado e em dia com os conhecimentos da sua área é por meio dos Cursos Nano. Eles são cursos livres, de curta duração e não tão robustos como uma pós, mas ainda assim, bastante importantes para te transformar em um profissional ainda mais completo.

Com os cursos livres, você poderá se autodesenvolver em uma série de questões, aprendendo novas habilidades em tempo recorde e tendo a chance de “experimentar” novas possibilidades profissionais. Assim, eles complementam o seu currículo e te ajudam a se manter “em dia” com as novidades e tendências.

6 – Amplie e cultive o seu networking de forma contínua

Você lembra que mencionamos a possibilidade de se conectar com outros alunos da pós-graduação? Dentre dezenas de outras maneiras, esse é o tipo de oportunidade que te ajuda a construir um networking, ou seja, uma rede de contatos.

E sim, faz diferença ter um bom networking ao longo da sua carreira. Ter contato próximo com outros profissionais da área vai te ajudar a se desenvolver de várias maneiras. Você terá acesso a novas oportunidades, poderá ter discussões e debates sobre a área, trocar informações sobre conteúdos, ter apoio, pedir conselhos e muito mais.

Viu como conseguir indicações e ficar sabendo de processos seletivos é apenas uma pequena parte de todos os benefícios do networking?

7 – Coloque o autoconhecimento no centro do processo

Por fim, uma estratégia que deve estar presente em toda a sua jornada profissional é buscar o autoconhecimento. Não adianta fugir: se conhecer profundamente é o único jeito de reconhecer suas fortalezas e fraquezas, compreender a si mesmo, saber o que você quer e identificar até onde você está disposto a ir.

Ou seja, o autoconhecimento representa uma grande parte do seu autodesenvolvimento profissional.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!