Ir para o conteúdo
Curiosidades

Avaliação: os principais instrumentos em âmbito nacional

mão de estudante com lápis escrevendo no caderno para ilustrar texto sobre inep

Antes de entrar no mérito deste instituto, vale a pena destacar, o nome Anísio Teixeira. Quem foi ele? Por que o Inep inseriu o nome desta pessoa em seu nome institucional?

Este grande homem nascido na Bahia em 1900 e falecido no Rio de Janeiro em 1971 (portanto tinha 71 anos de idade) é considerado o fundador da escola pública brasileira e um dos ícones da escola democrática, pois defendia, à sua época, a implantação da escola pública, em todos os níveis e modalidade de ensino, a todos os brasileiros.

blog banner desconto em pós-graduação

Você já ouviu falar do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova? Foi o fruto de um movimento ocorrido nas três primeiras décadas dos anos 1900 com a participação de vários intelectuais da época, por exemplo: Fernando de Azevedo (redator do Manifesto), Lourenço Filho, Cecília Meirelles, dentre outros. Pois bem, no meio desta elite intelectual estava Anísio Teixeira, que foi o mentor da causa em prol da educação pública, laica, gratuita e de qualidade a todos.

Assim, apresentado Anísio Teixeira, pense ouvinte: o Inep não faz uma bela homenagem ao reconhecer o valor deste homem à educação nacional?

De volta ao Inep, ele foi fundado em 13 de janeiro de 1937. Naquele ano foi formado com outra nomenclatura: Instituto Nacional de Pedagogia, onde Anísio Teixeira presidiu de 3 de junho de 1952 a 27 de abril de 1964. O nome atual, ou seja, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, foi alterado no ano de 1972.

Desde a sua origem, o Inep já foi presidido por 34 diferentes presidentes. Em todas essas gestões, o instituto passou por momentos de bonança e dificuldades em virtude das políticas de governo, chegando, inclusive, a ser pensada a sua extinção.

Leia também: O que são metodologias ativas e como utilizá-las em salas de aula?

Atualmente, é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e promove estudos, pesquisas e aplica as avaliações sobre o sistema educacional brasileiro com perspectivas de ponderar a avaliação nacional e auxiliar o MEC na elaboração de políticas públicas que visem a melhoria da qualidade do atendimento do serviço educacional.

Dentre as avaliações aplicadas pelo Inep nos sistemas de ensino, é possível mencionar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que são, respectivamente, as principais avaliações realizadas na Educação Básica e no Ensino Superior.

Vale mencionar que este órgão também atua representando o Brasil nas avaliações de origem internacional como Celpe-Bras, o Revalida e o PISA. Sua sede fixa fica em Brasília e o órgão possibilita o agendamento de visitas. E então? Que tal conhecer o Inep mais de perto?

Autoria: Prof. Dr. Carlos Eduardo Candido Pereira

Revisão: Profa. Ma. Larissa dos Santos Estevão

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades