Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

6 biografias de grandes líderes que você precisa ler

pessoa lendo um livro para representar texto sobre biografias de grandes líderes

Livros podem transformar vidas, ainda mais quando são sobre as histórias de personalidades importantes. As biografias de grandes líderes são inspiradoras, contam, muitas vezes nas próprias palavras do biografado, o caminho para o crescimento profissional e pessoal, e até mesmo podem conter uma série de  conselhos úteis para a sua própria evolução e, quem sabe, te levar a se tornar um líder também.

blog banner desconto em pós-graduação

Lista de leitura: 6 biografias de grandes líderes

1 – Steve Jobs: A Biografia

O livro sobre a trajetória do criador da Apple foi lançado após a sua morte e é baseado em entrevistas de Jobs à imprensa, além de conversas com familiares, amigos e concorrentes de mercado. Na obra, é possível conhecer mais sobre quem foi Steve Jobs desde sua juventude até se tornar um dos maiores empreendedores da contemporaneidade. 

2 – Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro 

Elon Musk é considerado um dos líderes e empreendedores mais audaciosos de nosso tempo. Seu feito mais recente, o lançamento do foguete Falcon 9, foi manchete no mundo inteiro e acaba se tornando uma curiosidade conhecer mais da história desse bilionário, que possui uma fortuna de 288 bilhões de dólares, de acordo com o ranking dos mais ricos da “Bloomberg”, e tem entre suas próximas metas colonizar Marte.  

Para muitos, ele é uma mistura de Thomas Edison, Henry Ford, Howard Hughes e Steve Jobs, e, em sua biografia, é possível ter uma visão inédita sobre a vida e as realizações do homem por trás de tantas inovações tecnológicas, entre elas os cobiçados esportivos elétricos da Tesla Motors. 

A jornalista Ashlee Vance conversou com Musk por mais de 50 horas e entrevistou mais de 300 pessoas para apresentar através de um livro todas as complexidades do homem mais ousado do Vale do Silício e o enorme impacto político e econômico causado por ele. 

3 – Nelson Mandela: longa caminhada até a liberdade: Volume 1 e A cor da liberdade: Os anos de presidência

Um dos maiores líderes políticos mundiais, Nelson Mandela é quem escreve suas próprias histórias em dois volumes “Nelson Mandela: longa caminhada até a liberdade: Volume 1” e “A cor da liberdade: Os anos de presidência”. 

No primeiro livro, ele descreve os detalhes de sua jornada, desde a formação de sua consciência política e seu papel fundamental na formação da Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano, até a prisão perpétua, em 1964.

Já a segunda obra tem como base principal as memórias de Mandela sobre os anos como o primeiro presidente de uma África do Sul democrática, desde a primeira eleição multirracial realizada no país, em 1994, e que levou a sua vitória. Nelson Mandela faleceu em 2013 e o escritor sul-africano Mandla Langa se tornou o responsável por finalizar o livro. 

4 – Oprah. Uma Biografia 

Escrito pela biógrafa Kitty Kelley, Oprah. Uma Biografia busca a verdade por trás da imagem de Oprah Winfrey, um dos maiores nomes da televisão estadunidense, grande empreendedora e influência mundial, e uma das mulheres mais ricas do mundo, com uma fortuna avaliada em 2,8 bilhões de dólares. No livro, são contadas os dilemas da apresentadora na vida pessoal e no papel de liderança em seus negócios.

6 – Minha História

Michelle Obama se tornou uma das figuras mais influentes e consolidou sua imagem como uma das mulheres mais icônicas e cativantes da atualidade como a primeira-dama afro-americana  dos Estados Unidos. Em Minha História, ela conta sobre os desafios de tornar a Casa Branca um espaço mais acolhedor e inclusivo, em especial para jovens mulheres.

Leia também: 14 frases de Michelle Obama para prosperar na carreira

Ela também convida os leitores a conhecer mais sobre suas experiências antes da eleição do marido, Barack Obama, como a infância na região de South Side, em Chicago, os anos de faculdade, a maternidade e o seu trabalho como executiva. De uma forma honesta e inteligente, ela descreve – em suas próprias palavras – seus triunfos e decepções, tanto públicas quanto privadas.

Com as biografias de grandes líderes, você consegue adquirir grandes aprendizados. Outra forma de expandir seu conhecimento é investir na pós-graduação Unopar, que possui cursos em diversas áreas e oferece ofertas para você pagar menos na sua especialização. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades