Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quer brilhar em uma apresentação no trabalho? Saiba o que fazer!

brilhar em uma apresentação no trabalho

As apresentações podem transformar um tópico entediante em um assunto de interesse em questão de minutos. Por isso, saber brilhar em uma apresentação no trabalho se tornou fundamental para a maioria dos profissionais!

Afinal, saber expor um conteúdo de maneira cativante e dinâmica é uma das melhores maneiras de comunicar uma mensagem a um grupo de pessoas.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Seja na finalização de uma venda, seja na demonstração dos resultados do semestre, uma apresentação efetiva aumenta as chances de feedbacks positivos por parte dos espectadores.

Confira agora 3 dicas que separamos sobre como brilhar em uma apresentação no trabalho e deixar todos impressionados!

Vem com a gente!

Benefícios de fazer uma boa apresentação

Saber brilhar em uma apresentação no trabalho não só é benéfico para os espectadores mas, também, para possíveis clientes, sócios e colegas de trabalho.

Afinal, saber apresentar um conteúdo de maneira eficaz demanda boas habilidades de oratória e apresentação, duas habilidades interpessoais essenciais na hora de convencer e persuadir outras pessoas!

Algumas vantagens de saber brilhar em uma apresentação no trabalho incluem:

  • Melhora na comunicação das mensagens para os espectadores;
  • Aumento do número de fechamento de negócios e lucratividade da empresa;
  • Melhora na imagem da organização e aumento do engajamento com o público;
  • Fornecimento de feedback em tempo real do público por meio de perguntas e linguagem corporal.

Quais as dificuldades de fazer uma boa apresentação?

Apesar de brilhar em uma apresentação de trabalho ser o desejo de muitos profissionais, há inúmeros fatores que dificultam ou impedem a realização desse fato.

Algumas das preocupações mais comuns durante as apresentações na empresa incluem:

  • Medo de falar em público;
  • Incerteza da atenção do público;
  • Não dominar o tópico ou o conteúdo;
  • Não estar seguro em relação aos slides;
  • Dúvidas sobre quanto movimento não verbal incorporar.

Fazer apresentações com mais frequência é ideal para diminuir o medo do palco e ir dissipando essas preocupações aos poucos.

3 dicas de como brilhar em uma apresentação no trabalho

Por mais complicado que pareça em um primeiro momento, realizar uma apresentação eficaz, dinâmica e bem-sucedida é possível, sim!

E, para quem não faz parte do seleto grupo de pessoas que possuem naturalidade e desenvoltura para falar em público, é possível adotar algumas estratégias que auxiliam na hora de brilhar em uma apresentação no trabalho!

Confira as 3 dicas que separamos hoje!

1 – Conheça a audiência

A primeira dica para brilhar em uma apresentação no trabalho é conhecer bem o público-alvo e mantê-lo em mente durante toda a palestra.

Considere o tópico a ser discutido do ponto de vista dos espectadores e considere quais informações eles precisam saber para atingir seu objetivo.

É importante começar considerando o nível de informação que eles têm antes da apresentação e a familiaridade do público com jargões e termos técnicos.

Se o público não estiver familiarizado com o tópico a ser debatido, considere praticar a apresentação com um colega ou supervisor de algum setor diferente.

Isso ajudará a determinar se um conceito que lhe parece simples requer mais explicações para aqueles que não possuem conhecimento no assunto.

2 – Prepare uma estrutura lógica para os assuntos

A segunda dica para brilhar em uma apresentação no trabalho é preparar uma estrutura lógica para a exposição dos assuntos.

A apresentação deve estar organizada de maneira que conte uma história coesa e coerente, com começo, meio e fim.

Uma boa ideia é começar fornecendo à audiência uma visão geral do que será abordado durante sua apresentação, dando mais informações durante a introdução.

Caso a apresentação seja um pitch de vendas, a maior parte do conteúdo deve ser utilizado para enfatizar como a empresa tem uma solução para o problema que os espectadores estão enfrentando. 

Agora, se a apresentação for relacionada a pesquisas ou dados, o foco principal deve ser nas análises e descobertas da investigação. 

A conclusão da apresentação deve, então, sumarizar seus principais resultados e sua importância para o público, entregando uma mensagem forte e confiante!

3 – Use uma linguagem simples e descomplicada

Ao fazer uma apresentação, é fundamental falar de uma maneira fácil de seguir e sem muito rebuscamento.

Caso a apresentação esteja baseada em algum trabalho de pesquisa ou relatório, talvez seja necessário alterar a linguagem utilizada para transmitir a mensagem ao público.

Usar expressões simples e do dia a dia, além de um discurso mais casual, é essencial para ajudar o público a se familiarizar com a mensagem que está sendo transmitida.

Agora que você conhece todas as dicas para brilhar em uma apresentação no trabalho, que tal aprimorar as habilidades de falar em público e liderar apresentações?

Através de uma pós-graduação, é possível estudar diversos programas voltados para as áreas de gestão, liderança e oratória, tornando-se um expert em apresentações corporativas!

Não perca a chance de alavancar sua carreira em apenas 6 ou 10 meses!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades