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Curiosidades

O que é captação de leads e 5 estratégias para adotar já

captação de leads

Se você se interessa por estratégias de marketing, provavelmente já ouviu falar em captação de leads. Mas, você sabe o que o termo significa? E mais: como as empresas podem implementar estratégias eficazes para atrair e converter potenciais clientes?

É exatamente isso o que vamos explorar neste artigo! Abaixo, você encontra o conceito de captação de leads, sua importância no cenário atual e cinco estratégias práticas que as empresas podem adotar para impulsionar sua geração de leads e expandir sua base de clientes. Confira: 

O que significa um lead?

Antes de aprofundar no tema, é preciso entender o que significa um lead e o que são leads qualificados. De maneira geral, leads são pessoas que demonstram interesses nos produtos ou serviços de uma empresa, representando, assim, potenciais clientes. Esse interesse pode ter se manifestado em ações como: preencher um formulário online, participar de um webinar, baixar um e-book, etc. 

Existem ainda os leads qualificados, que são aqueles com maiores chances de concluir uma compra. E como diferenciar um lead comum de um lead qualificado? Por exemplo, uma pessoa que baixou o e-book de uma marca provavelmente está mais interessada em realizar uma compra do que alguém que apenas navegou pelo site por alguns minutos. Por isso é tão importante trabalhar a captação de leads qualificados.

O que é captação de leads?

Captar leads é o processo de atrair potenciais clientes interessados em produtos ou serviços de uma empresa. Na captação de leads, busca-se despertar o interesse das pessoas por uma marca, serviço ou produto. 

Existem diferentes estratégias de marketing para captar leads, desde produção de conteúdo relevante até e-mail marketing segmentado, realização de webinars e outras estratégias. O objetivo é converter esses interessados em leads qualificados para posteriormente iniciar o processo de vendas.

Como fazer a captação de leads?

Para fazer a captação de leads, é preciso implementar estratégias para atrair potenciais clientes interessados nos produtos ou serviços da sua empresa. Aqui estão algumas formas de se fazer isso:

1 – Produção de conteúdo relevante

Produzir conteúdo relevante é essencial para atrair a atenção do seu público-alvo e existem diversas maneiras de fazer isso. Uma marca pode criar um blog com publicações que abordam temas relevantes para a audiência, por exemplo, ou ainda produzir vídeos para as redes sociais ensinando a usar seus produtos. Vale entender quais são os interesses e canais de preferência do público em questão, assim, a estratégia torna-se mais eficiente. 

2 – Oferta de materiais exclusivos 

Pensando na captação de leads qualificados, é interessante oferecer conteúdos exclusivos para os potenciais clientes. Uma plataforma de educação pode oferecer um e-book sobre uma questão relevante da área, por exemplo. 

Já uma consultoria financeira, pode oferecer um modelo de planilha de gastos. Existem diferentes formas de fazer essa oferta. O objetivo aqui é oferecer um valor adicional ao seu público-alvo e incentivar os visitantes do seu site a fornecerem informações de contato em troca do acesso ao conteúdo.

3 – Criação de landing pages otimizadas

As landing pages são páginas desenvolvidas especificamente para converter visitantes em leads. A dica é otimizá-las com elementos persuasivos, como títulos atrativos, descrições claras das ofertas, imagens relevantes e formulários para captação de leads qualificados bem visíveis e fáceis de preencher.

4 – Disparo de e-mail marketing direcionado

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para captar leads. O primeiro passo é construir uma lista de contatos qualificados. Então, envie campanhas de e-mail personalizadas, oferecendo conteúdo relevante, ofertas exclusivas e atualizações sobre seus produtos ou serviços. Essa é uma forma de manter seus leads engajados e conduzi-los pelo funil de vendas.

5 – Realização de webinars 

Outra ótima forma de captar leads interessados é organizando webinars ou eventos online. Assim, você oferece conteúdo de valor educacional ao público e, ao exigir que os participantes se cadastrem para acessar o evento, ainda consegue informações de contato para continuar o processo de captação de leads. 

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

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