Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Carreiras em tecnologia: conheça as mais promissoras

carreiras em tecnologia conheça as mais promissoras

A tecnologia está praticamente em tudo hoje em dia. Está em nosso celular, no caixa do supermercado, nos jogos de videogame, nas transações bancárias e em muito mais dispositivos e lugares. E, para que tudo funcione perfeitamente e seja cada vez mais benéfico para a sociedade, é importante que existam profissionais capacitados. Se você se interessa por essa área e deseja segui-la, conheça quatro carreiras promissoras em tecnologia. 

Engenharia de software

O mercado de tecnologia está em constante evolução. O tempo todo surgem novas demandas e com isso a necessidade de profissionais capazes de construir novos algoritmos, programas, soluções, entre outros. Além da parte técnica, que envolve o desenvolvimento de softwares dos mais simples aos mais complexos, é importante que estes engenheiros saibam liderar e trabalhar em equipe. 

Um bom engenheiro de software pode: desenvolver projetos de softwares, liderar e conduzir times durante a execução do projeto. Dar suporte e se relacionar com clientes entendendo suas necessidades e propondo soluções eficientes. 

Conheça a especialização na área de Engenharia de software.

Desenvolvimento de jogos

O Brasil é o 13º maior consumidor de games do mundo. O que muitos vêem como apenas uma diversão, outros enxergam como uma grande oportunidade de trabalho. Esta indústria está em constante expansão e requer profissionais especializados para tal. As possibilidades para um desenvolvedor de jogos são muitas.

Um especialista pode criar jogos para smartphones e tablets, videogames, computador e até jogos educativos e corporativos. Estes últimos, são os chamados “serious games”, jogos sérios, em português. Eles têm como objetivo passar informação por meio da gamificação e são bastante explorados nas áreas de educação, saúde, defesa, negócios, turismo, entre outras.

Conheça a especialização na área de Desenvolvimento de jogos.

Segurança da informação

Nossos dados bancários, de acessos, fiscais e tantos outros estão na mão da tecnologia. Se algum problema acontece nestes sistemas, corre-se o risco de milhões de informações confidenciais serem vazadas. Para garantir que nada disso aconteça, é importante a presença de especialistas em segurança da informação em todas as empresas. 

Entre as principais atribuições deste tipo de profissional está: garantir a confidencialidade do conteúdo. Resguardar a integridade das informações e assegurar a disponibilidade de recursos de informação. O especialista pode trabalhar com a construção de planos estratégicos de segurança da informação, auditoria de sistemas, resguardo de dados e informações, além de monitoramento e controle de políticas de segurança. 

Conheça a especialização na área de Segurança da informação.

Análise de sistemas

Esta, talvez, seja uma das áreas mais conhecidas da tecnologia. O analista de sistemas é versátil e pode atuar em diferentes tipos de empresas. Entre suas funções estão a implementação de sistemas em grandes e pequenas empresas, indústrias, setor público, entre outros. Este profissional é capaz de arquitetar softwares, plataformas e ferramentas de informática para qualquer setor.

Este é um tipo de profissional bastante requisitado por sua importância, uma vez que ele pode ser responsável pela consulta em banco de dados e soluções de informática para as empresas. Ter uma especialização na área é um grande diferencial para os profissionais que desejam se destacar. 

Conheça a especialização na área de Análise de sistemas

Business Intelligence

Conhecido como BI, o profissional de Business Intelligence é super importante para o mercado atual. Isso porque ele é responsável por fazer análises de dados brutos para gerar oportunidades para empresas, bem como pela criação de campanhas e estratégias de negócios de maneira assertiva. 

Entre os meios mais comuns de pesquisa deste profissional estão as redes sociais, sites de busca, transações financeiras, compras online, histórico de navegação em sites, entre outros. Este é um trabalho que busca entender o comportamento do consumidor e requer um profissional com um perfil analítico e familiarizado com tecnologia. 

Conheça a especialização na área de Business Intelligence.

Se você quer conhecer mais especializações na área de tecnologia, conheça nossos cursos. São diversas opções para transformar a sua carreira. 

Conheça nossas faculdades