Ir para o conteúdo
Você na Pós

Entenda a importância do certificado digital da pós-graduação para sua carreira

O mercado de trabalho está cada vez mais disputado. Com isso, os profissionais precisam buscar novos diferenciais para se destacar entre os candidatos. Uma forma de conseguir esse destaque é fazer uma pós-graduação lato sensu para adquirir novos conhecimentos e, então, conquistar o tão desejado certificado digital

Nem todos sabem, mas esse modelo de certificado faz toda a diferença quando falamos em desenvolvimento profissional. Além da possibilidade de virar especialista em 6 ou 10 meses, o certificado digital da pós-graduação online é emitido em um dia útil após o fim do curso. Ou seja, rapidamente você consegue desfrutar dos benefícios da especialização.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O que é o certificado digital?

O certificado de conclusão de curso digital é uma versão online do impresso. O documento é autorizado e reconhecido pelo MEC, com as mesmas características e valor legal e autenticidade do físico. 

Além disso, tem assinaturas com certificação digital (ICP – Brasil) de acordo com o Padrão brasileiro de Assinaturas Digitais, o que garante a validade jurídica do documento. Ou seja, a assinatura digital tem a mesma validade de uma assinatura no papel. 

O certificado digital ainda tem a vantagem de ficar disponível para o estudante um dia útil após a conclusão do curso. Para isso, um sistema próprio faz uma análise dos alunos que não tem nenhuma pendência acadêmica ou documental e, então, já disponibiliza o documento no próximo dia útil. 

Essa inovação simplifica os processos e otimiza a vida acadêmica do aluno. Com rapidez e facilidade, ele tem acesso ao certificado de conclusão de curso e já pode aproveitar todos os benefícios que esse documento proporciona. 

Vantagens do certificado digital para o aluno

O certificado de conclusão de curso digital proporciona uma série de vantagens aos profissionais que buscam se destacar no mercado de trabalho. 

Confira algumas das possibilidades que o estudante tem com o documento: 

1 – Conquistar o título de especialista

Com o certificado digital em mãos, você já é considerado um especialista! A pós-graduação te dá a possibilidade de aprofundar em um tema do seu interesse dentro da sua área de atuação e se especializar no assunto em 6 ou 10 meses. 

Podemos dizer que a pós também é o primeiro passo para você, no futuro, se tornar referência na sua área de atuação. Afinal, quanto mais você estuda e se especializa em um tema, mais você se destaca e se torna uma referência no mercado. 

Desse modo, após concluir o curso e receber o seu certificado, você já pode adicionar o título no seu currículo e conquistar uma nova posição no mercado. 

2- Atualizar o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede profissional que existe e manter um perfil ativo por lá é fundamental para ter destaque no mercado. Como o certificado digital fica disponível rapidamente, logo após concluir a pós-graduação você já consegue atualizar seu perfil e compartilhar essa conquista. 

Com um título de especialista e o certificado digital disponível no seu perfil do LinkedIn, você dá ainda mais força para o seu currículo e chama a atenção dos recrutadores – o que te coloca em uma posição de vantagem na busca por um emprego.

3 – Ganhar destaque em processos seletivos

Não é novidade que os processos seletivos estão cada vez mais concorridos. Com o alto número de candidatos para uma vaga, as empresas ficam ainda mais rigorosas e aumentam os pré-requisitos. 

Nesse cenário, ter o certificado de uma pós-graduação te coloca em posição de destaque em relação aos demais. Mesmo que a especialização não seja um pré-requisito para a vaga, é fato que ela chama a atenção dos recrutadores. 

Em um processo seletivo, um profissional pós-graduado é visto como mais qualificado e atualizado, além de ser considerado um especialista. Tudo isso te coloca na frente de vários candidatos que ainda não têm essa formação e faz com que você seja um profissional disputado no mercado. 

4 – Fazer uma transição de carreira 

A pós-graduação é um dos caminhos disponíveis para quem deseja fazer uma transição de carreira. Entre tantas possibilidades de especialização, é possível estudar algo diferente da sua formação inicial e encontrar um novo caminho para você. 

Após concluir o curso e com o certificado disponível, rapidamente você consegue traçar uma nova rota e buscar oportunidades nessa nova área. Com o título de especialista, você terá ainda mais credibilidade e possibilidades para fazer uma transição de carreira. 

5 – Conseguir um aumento salarial

A pós-graduação te oferece conhecimento para ser um profissional mais qualificado. A consequência disso são salários mais altos, afinal, o mercado já notou quanto colaboradores especialistas são valiosos. 

Uma pesquisa feita pelo Instituto Semesp em 2019 indica que um profissional pós-graduado tem um rendimento médio 150% maior do que a média dos colaboradores brasileiros que apenas completaram a graduação. 

Com a praticidade que o certificado digital oferece, você rapidamente conquista o título de especialista e, com mais facilidade, consegue conquistar vagas com salários maiores e até negociar um reajuste no seu emprego atual. Agora, não perca mais tempo e faça a sua inscrição ainda hoje na pós-graduação!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades