Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como a pós-graduação ajuda você a chegar ao topo da sua carreira?

chegar ao topo

Uma pós-graduação pode contribuir de diversas formas para o desenvolvimento da sua vida profissional, mas você sabe como um MBA ou uma especialização podem te ajudar a chegar ao topo da carreira de fato?

Muitas pessoas ainda ficam em dúvida se vale a pena voltar a estudar depois da graduação, afinal, é preciso investir tempo e dinheiro para conquistar essa nova formação.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

No entanto, o que elas talvez ainda não saibam é que, em apenas 6 meses, uma pós prepara os profissionais para ocupar cargos de gestão e abre portas para salários ao qual não teriam acesso tendo somente o diploma de graduação.

Quer saber tudo o que uma pós pode fazer para te ajudar a chegar ao auge da sua carreira? Confira a seguir!

Veja como uma pós-graduação te ajuda a chegar ao topo da carreira

1- Te mantendo atualizado com o mercado

Todas as transformações digitais, assim como o avanço da tecnologia e a difusão do ESG que têm acontecido nos últimos anos, impactaram bastante a forma como nós trabalhamos.

Com isso, o mercado exige cada vez mais que os profissionais estejam atualizados não somente em suas áreas, mas também em relação a tudo o que acontece em sua indústria. Além disso, esperam que eles estejam preparados para atingir os resultados esperados mesmo diante de desafios.

Nos cursos de pós-graduação como as especializações e os MBAs, os alunos têm aulas com professores que são referência em seu mercado de atuação. O conteúdo da grade curricular também é constantemente atualizado para que o curso esteja alinhado com o que ele encontrará na realidade do seu trabalho.

2 – Aumentando o seu conhecimento e a sua expertise

Chegar ao topo da carreira significa ser reconhecido como um especialista na sua área de atuação, concorda? Então, a pós-graduação é o melhor caminho até lá.

Um curso de pós é a oportunidade de se aprofundar em assuntos que você estudou de forma mais ampla na graduação e que, hoje, fazem parte da carreira que você escolheu.

Ao cursar uma especialização, você estará apto a transferir todo o conhecimento e habilidades adquiridos para conquistar mais espaço na empresa em que você trabalha.

E isso acontece antes mesmo de você receber o seu certificado, afinal, cada disciplina do curso traz novos aprendizados, o que significa que essa é a forma mais eficaz de acelerar o seu conhecimento e se tornar uma referência na sua área. 

3 – Aumentando o networking

Ter uma boa rede de contatos é uma das melhores formas de conseguir um bom emprego e se tornar mais conhecido no seu mercado, e a pós-graduação é uma excelente oportunidade para ampliar a sua.

Os cursos de pós são frequentados por profissionais que já trabalham em sua área de interesse, em empresas e setores diversos. Isso significa que eles podem te apresentar para muitos contatos que são do seu interesse.

Então, ao entrar em uma pós, o ideal é aproveitar essa experiência para fazer novas conexões e aumentar as suas chances de ser indicado para vagas e outras oportunidades que serão favoráveis para a sua carreira. 

4 – Melhorando a sua empregabilidade

Para chegar ao topo da vida profissional, é preciso aumentar a sua empregabilidade, ou seja, melhorar o seu potencial em relação às oportunidades de trabalho. Isso, definitivamente, é algo que uma pós pode fazer por você.

De acordo com o site VAGAS, 70% das ofertas de emprego divulgadas na plataforma que exigem pós-graduação são para profissionais de níveis pleno, sênior ou para cargos de gestão.

Ou seja, ao fazer uma especialização ou MBA, suas chances de conquistar e manter um bom emprego aumentam muito, pois os recrutadores e gestores passam a te enxergar como um especialista pronto para lidar com desafios e assumir a liderança de projetos e equipes. 

5 – Desenvolvendo habilidades de gestão

Fazer um curso de pós-graduação é uma ótima opção para quem deseja ocupar cargos de liderança, especialmente o curso de MBA.

O MBA é uma modalidade de pós-graduação que dá aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de gestão e de receber insights sobre o mercado que os prepararão para enfrentar as situações do mundo real.

Esses cursos também costumam incluir disciplinas que abordam comunicação, liderança, metodologias ágeis, entre outros fatores que são essenciais para quem deseja chegar ao topo da carreira ocupando um cargo de gestão. 

6 – Oferecendo acesso a melhores salários

Por fim, falaremos sobre esse fator muito importante para quem deseja chegar ao topo da carreira, que é o reconhecimento do seu trabalho através da sua remuneração.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, profissionais com certificado de pós-graduação podem receber salários até 150% maiores do que aqueles que possuem apenas o diploma de graduação.

Em outras palavras, uma pós faz com que o mercado te enxergue como um expert na sua área e passe a te remunerar como tal, inclusive aumentando ofertas de promoção e dando acesso a cargos de maior responsabilidade

Viu só como uma pós-graduação pode te ajudar de diversas formas a alcançar o topo da carreira? Invista na sua especialização ou MBA e veja como a sua expertise, rede de contatos e empregabilidade ajudarão a alavancar a sua vida profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades