Quer trabalhar de forma colaborativa? 4 características imprescindíveis

imagem de pessoas em uma reunião para ilustrar o texto sobre colaborativa

Trabalhar de forma colaborativa é mais do que dividir o trabalho com os outros membros da equipe. É entender que os resultados podem ser alcançados de forma mais produtiva e rápida quando cada um colabora com uma qualidade ou habilidade profissional. Encontrar talentos que unam forças é a fórmula para manter no mercado uma marca de forma competitiva.

Quais as características para trabalhar de forma colaborativa?

Confira 4 características essenciais para quem quer trabalhar no modelo colaborativo:

1 – Empatia

Ao reunir diversos membros de uma equipe, é preciso entender que as pessoas possuem conhecimento diferente de determinados assuntos, assim como o ritmo de trabalho não é o mesmo. Ter empatia, paciência e ajudar o outro com suas dificuldades faz parte das qualidades de quem busca um trabalho colaborativo.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Em um momento em que a saúde mental tem sofrido ao ser bombardeada de pressão de alguns ambientes de trabalho, é preciso também entender que nem todas as pessoas agem da mesma forma sob estresse. Estender uma mão amiga em momentos de dificuldade é uma atitude chave.

2 – Organização

Se um projeto feito individualmente já demanda um incrível senso de organização, com outros membros colaborando, essa característica é mandatória. Todos nós já tivemos um projeto escolar ou da faculdade que foi chamado de “Frankenstein”, aquele em que cada pessoa do grupo fica encarregada por uma parte dele e, no fim, nenhuma das peças conversam, fazendo com que a entrega fique confusa.

Leia também: Como ter mais organização no trabalho? 6 truques para colocar em prática

Portanto, é preciso ter organização. Ao começar a fazer parte de um projeto colaborativo, considerem todas as melhores características de cada pessoa e atribuem a ela uma parte específica. Antes de começarem a desenvolver, façam brainstorms, reuniões, troquem arquivos de rascunho e tenham todo o tipo de comunicação possível.

Desta forma, todos têm visibilidade do que está acontecendo no restante dos slides e conseguem fazer com que a leitura ou apresentação flua de uma forma mais conectada.

3 – Liderança colaborativa

Liderança não é uma habilidade de fazer o trabalho sozinho, mas a capacidade de ver um projeto da empresa como seu e de fazê-lo funcionar da melhor forma possível. Conseguir fazer o trabalho fluir de forma rítmica é um trabalho colaborativo de vários líderes que se esforçam para que tudo dê certo.

No caso de as pessoas notarem que algum membro do grupo possui mais perfil de liderança, esse nome também pode ser responsável pela atribuição de funções e checar se todo o material está sendo entregue no período correto, além de ajudar a gerenciar crises e fazer as cobranças necessárias.

Mas, cuidado: essa pessoa deve ser escolhida somente para que a produção tenha uma coordenação, alguém responsável por ter uma visão macro. Não significa em nenhum momento que ela terá mais méritos, reconhecimentos ou que ela tem um poder maior dentro do grupo.

4 – Sociabilização e diplomacia

Um trabalho colaborativo significa muitas ideias surgindo ao mesmo tempo e saber administrar e respeitar a opinião de todos, equilibrando os prós e contras, ao mesmo tempo que perder tempo não é uma opção. Ter uma equipe que entende que todos contribuem igualmente e não insistam em uma ideia já refutada é o ideal.

Agora que você já sabe como trabalhar de forma colaborativa, faça a sua matrícula na pós EAD Unic, assista às aulas de onde quiser e na hora que preferir.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!