Ir para o conteúdo
Curiosidades

Afinal, o que colocar no cartão de visita?

o que colocar no cartão de visita

Saber o que colocar no cartão de visita faz toda diferença para elaborar uma peça assertiva. Afinal, o cartão é um ferramenta valiosa para estabelecer conexões profissionais e facilitar o networking. Embora pequena, essa poderosa peça pode fazer uma grande diferença para você conquistar novos clientes e oportunidades. 

Quer saber mais? Então continue a leitura! Preparamos um artigo com as principais dicas de como fazer um cartão de visitas eficiente. Confira! 

O que colocar no cartão de visita?

Nome

Essa é a principal informação do seu cartão de visita. De forma clara e legível, inclua seu nome completo ou o nome da sua empresa. 

Cargo, profissão ou slogan

Se você tem uma posição específica, como diretor de marketing, gerente de vendas, etc., inclua isso para apresentar o seu trabalho. No caso de empresas, inclua um slogan ou área de atuação. Isso transmite autoridade e expertise no campo.

Logotipo

Se você tiver um logotipo que represente sua marca, adicione no cartão de visita. Recursos gráficos como esse contribuem para tornar sua marca conhecida e facilmente memorável para quem recebe o cartão. 

Informações de contato

Apresente as informações de contato de maneira direta e visível. Você pode incluir um número de telefone comercial, endereço de e-mail e website, por exemplo. Mantenha essas informações atualizadas para que os clientes em potencial possam entrar em contato com facilidade. 

Endereço físico

Se você tem um escritório ou loja, é importante incluir o endereço para que os clientes saibam onde encontrar você ou os produtos da sua marca. Isso é especialmente importante se o seu negócio depende de visitas presenciais.

Redes sociais

Atualmente, é importante que você ou a sua empresa sejam ativos nas redes sociais. Não deixe de incluir as URLs dos perfis para que as pessoas possam facilmente se conectar e acompanhar suas atualizações. Para facilitar, inclua o ícone de cada rede social. 

3 dicas extras para fazer um bom cartão de visita

1 – Cuidado com o excesso de informações

Seu cartão de visita deve ser conciso e fácil de ler. Evite adicionar informações desnecessárias, ilustrações e imagens em excesso. Isso pode tornar a peça confusa. Concentre-se nas informações essenciais, como nome, cargo, informações de contato e uma breve descrição da sua empresa ou serviços caso haja espaço.

2 – Capriche no design do seu cartão de visita

Lembre-se que o cartão de visitas é a primeira impressão que você deixará com as pessoas, por isso, um bom design é fundamental. Certifique-se de escolher cores, fontes e elementos visuais que estejam alinhados com a identidade da sua marca e sejam fáceis de ler, transmitindo credibilidade e profissionalismo. Cuidado com excesso de cores e elementos gráficos, principalmente se você não trabalhar em uma área criativa. 

3 – Evite incluir foto

Assim como no currículo, nem sempre é aconselhável incluir foto do cartão de visitas, principalmente porque estamos falando de uma peça pequena. Fotos podem ocupar espaço valioso e distrair as pessoas das informações mais importantes do cartão. Além disso, dependendo do contexto, uma foto pode ser considerada desnecessária.

Por que fazer um cartão de visita?

Ainda tem dúvidas se você precisa mesmo de um cartão de visitas? A verdade é que a peça pode ser utilizada em diferentes contextos para facilitar o contato profissional e ampliar o networking. Confira os três principais motivos para você fazer um cartão de visita: 

1 – Networking 

O cartão de visita é uma ferramenta tradicional e eficaz quando o objetivo é trocar informações de contato durante encontros pessoais ou profissionais. Quando você conhece um potencial cliente, basta entregar o seu cartão e apresentar o seu trabalho. Essa é uma maneira rápida e conveniente de garantir que as pessoas tenham suas informações à mão para um contato no futuro. 

2 – Profissionalismo

Outro ponto importante é que um cartão de visita bem elaborado transmite profissionalismo e credibilidade para sua empresa ou para você como profissional. Isso ajuda a estabelecer confiança com clientes em potencial, parceiros de negócios e colegas de trabalho.

3 – Facilidade de compartilhamento

Uma coisa é certa: o cartão de visita é compacto e fácil de transportar. Isso facilita na hora de compartilhá-lo com outras pessoas. Mesmo com a facilidade dos smartphones, muitas pessoas ainda preferem o método tradicional de trocar cartões de visita. 

Adicione uma pós-graduação no seu cartão de visita 

Agora que você já sabe o que colocar no cartão de visitas, é hora de incrementar a peça! E uma pós-graduação é capaz de tornar o seu cartão de visita mais atraente, abrindo portas para novas oportunidades de trabalho. Conheça nossos cursos de pós-graduação EAD e encontre aquele que mais se encaixa com seus objetivos profissionais!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades