Começar em um novo emprego pode ser algo difícil e até assustador, já que ficamos tensos e inseguros sobre o que vamos fazer e como podemos executar cada função, além do fato de estarmos cercados por pessoas novas. Mas, como podemos melhorar essa situação no seu novo emprego?
Primeiramente, é importante lembrarmos o porquê você foi contratado para a vaga. Você passou pela entrevista e se mostrou competente para desempenhar a função na qual foi designado. Portanto, fique tranquilo. Aos poucos, você pegará o jeito. Mas, nos primeiros dias, é importante tomar cuidado com alguns comportamentos que podem prejudicar a sua imagem.
Novo emprego? Saiba o que fazer!
Confira algumas dicas de como facilitar a adaptação à nova vaga e causar uma boa impressão:
1 – Seja cordial com todos
Sim, sabemos que no momento de pressão, em que você precisa entregar suas novas tarefas e está ao lado de muitas pessoas que não conhece, é normal ficar tenso. Porém, mostrar que você está se esforçando para socializar e até mesmo reforçar que está tentando lembrar o nome de todos os colegas pode fazer uma grande diferença.
Chegar de bom humor, cumprimentar as pessoas quando as encontra pelo corredor ou em locais comuns mostra que você é uma pessoa esforçada e que se importa com os outros. A mesma dica para o home office, durante conversas online. Empatia é uma das habilidades valorizadas no ambiente de trabalho.
2 – Faça perguntas para as pessoas certas
Existem muitas dúvidas que irão surgir durante todo o processo de adaptação à nova vaga e, com certeza, você precisará fazer muitas perguntas – e isso é exatamente o que você deve fazer. Enquanto não chega o momento de realmente produzir, faça questionamentos sobre a rotina da vaga, sobre a história da empresa e também sobre o que ele espera de você, em especial à liderança.
Evite fazer perguntas pessoais, principalmente aquelas que incluem salário de terceiros ou que mostre que você está muito ansioso, como quanto tempo demora para ser promovido ou receber um aumento de salário.
3 – Seja organizado (tanto na sua mesa quanto no dia a dia)
Manter o local de trabalho arrumado e organizado mostra uma padronização de como você pensa e raciocina. Uma pessoa preocupada com a aparência de suas coisas tem como princípio estabelecer processos e tem consciência de que precisa entregar uma tarefa de cada vez. Esse profissional também demonstra um senso de prioridade e urgência para as atividades que são de sua competência.
4 – Mostre que você está disponível
Você é novo na empresa, então muitos funcionários irão hesitar em te enviar trabalho nos primeiros dias ou requisitar o seu trabalho. Lembre-se de que ninguém te conhece ou sabe como você desempenha suas funções. Por isso, é sempre bom lembrar a todos que você está disponível para reuniões e novos projetos.
Caso tenha dificuldade em simplesmente se mostrar disponível para todos da empresa, tente iniciar um diálogo e perguntar em qual projeto seu colega está trabalhando. Essa é a deixa perfeita para adicionar uma qualidade sua e oferecer ajuda.
Por exemplo, se o seu colega diz que está trabalhando em uma nova identidade visual para o cliente, conte algum momento da sua vida em que você teve que lidar com algo similar e diga que está disponível para dar algumas dicas e opiniões. Lembre-se que disponibilidade e responsabilidade são importantes nesse caminho.
5 – Pesquise muito antes de apresentar qualquer coisa
Lembre-se de que todas as tarefas que você entregar, principalmente nos seus primeiros projetos, serão questionadas e observadas de perto. Por isso, antes de apresentar qualquer dado ou informação, confirme todos os fatos mais de uma vez. Faça pesquisas, entenda mais sobre o mercado que você acabou de entrar e esteja sempre atualizado.
Aproveite e pesquise matérias, artigos, notícias e os fatos mais recentes para estar sempre à frente. Todos esses fatos farão com que você mostre que se importa em trazer novidades para a nova empresa e pensa no futuro.
6 – Mostre equilíbrio emocional
Como dissemos anteriormente, sabemos que os primeiros dias podem ser difíceis, com toda a mistura do novo, ansiedade e a pressão de começar um novo caminho. Mas, lidar com momentos sob pressão faz parte de uma reação emocional esperada pelos demais membros da empresa.
Não perca tempo se enfurecendo com falhas ou problemas e não demonstre que não tem responsabilidade com o resultado de suas atividades. O equilíbrio sempre será a melhor alternativa para que você possa ser considerado um bom profissional.