Como conseguir emprego em empresas grandes: 5 dicas

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Você não sabe como conseguir emprego em empresas grandes, mas gostaria de dar esse passo na sua carreira? Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas para conseguir essa oportunidade e conquistar experiências incríveis para o seu currículo!

Como conseguir emprego em empresas grandes?

Confira as dicas e prepare-se!

1 – Faça networking

Ter uma boa rede de contatos é muito importante para você conseguir oportunidades nas grandes empresas e recomendações de trabalho importantes. Priorize a formação de um bom networking e busque boas oportunidades na sua rede de confiança.

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As chances de você ingressar em uma boa empresa são maiores quando você mantém pontes com colaboradores da organização, que podem te recomendar ao setor de recrutamento quando surgir uma vaga. 

Essa rede de confiança pode ser formada tanto por colegas da área, com você mantendo e alimentando o contato mesmo após a sua formação, como via LinkedIn, procurando colaboradores que atuem ou já atuaram nas empresas que você almeja e criando laços com esses profissionais. 

Uma boa forma de criar essa ligação é seguindo eles na rede social, interagindo com os posts que eles compartilham e, quando você sentir que está confiante ou que já possui abertura para um contato mais direto, mandar uma mensagem falando sobre o seu interesse de colaborar com a empresa. 

Mesmo que você não consiga algo de imediato, construirá uma relação com alguém que futuramente poderá servir de ponte entre você e uma grande empresa.

2 – Entenda o método de recrutamento da empresa

Entender como funciona o processo seletivo da empresa que você deseja colaborar é um passo fundamental para descobrir como você entrará na organização. 

Se o foco maior for nas entrevistas direto com o empregador, por exemplo, você deve treinar bastante sua retórica e saber de cabeça quais serão os principais pontos a serem abordados, as experiências nas quais você vai focar para exemplificar seu potencial e as perguntas que você gostaria de fazer sobre a empresa. 

Mas se o principal ponto a ser considerado no processo seletivo é o seu currículo, você deve ter o dobro de atenção no momento de estruturar o documento, se atentar a não deixar nenhum erro gramatical e dar prioridade às suas experiências profissionais e especializações no momento de redigir o documento.

Dinâmicas em grupo e avaliações de personalidade, para ver se o seu perfil combina com o esperado pela empresa, também são muito comuns em quase todos os processos seletivos das grandes empresas.

Nestes casos, sempre se demonstre seu um profissional colaborativo e proativo nas dinâmicas com os demais colegas e seja sincero sobre suas crenças no momento de fazer seu teste de personalidade.

E vale sempre ressaltar: não minta em hipótese nenhuma. Pior do que não trabalhar na empresa que você gostaria, é ser admitido mentindo e ser demitido meses depois após uma experiência profissional decepcionante para ambos os lados. 

3 – Demonstre interesse

Além da indicação de colegas e participação em processos seletivos, a outra alternativa é ir diretamente nas empresas e demonstrar seu interesse.

Por mais que pareça exagerado, informar o seu interesse diretamente nas empresas demonstra sua real vontade de trabalhar com aquela organização, o que atrai a atenção de qualquer empregador.

Quando for se apresentar seu interesse na empresa, tanto por e-mail quanto telefone, esteja preparado para uma possível entrevista ou ao menos uma conversa com os empregadores sobre o que motiva o seu interesse, suas qualificações e últimas experiências profissionais.

Tenha sempre à mão o seu currículo ou um material de portfólio, para encaminhar junto com a sua demonstração de interesse, caso seja um contato via e-mail, ou enviá-lo assim que solicitado, caso tenha telefonado ou se apresentado pessoalmente. 

4 – Tenha conhecimento sobre a empresa

Sempre colha o máximo possível de informações sobre a empresa que te desperta o interesse profissional – seja para conhecer o projeto de trabalho do ambiente que você pretende se tornar colaborador como para conquistar os entrevistadores em uma possível entrevista de emprego. 

Os candidatos que demonstram vasto conhecimento sobre a empresa sempre se destacam na visão dos empregadores. Este conhecimento vai desde o processo de funcionamento até a história da empresa, os valores que a marca preza e o perfil profissional que os colaboradores costumam ter. 

5 – Não pare de estudar

Grandes empresas contratam grandes profissionais, ou seja, pessoas preparadas para todos os desafios do mercado de trabalho e que se empenham em continuar o legado de qualidade que a organização entrega em seus projetos.

Por este motivo, continue aperfeiçoando seu conhecimento mesmo após sua formação universitária, fazendo cursos de especialização e investindo em uma pós-graduação. No momento da entrega do currículo, esses quesitos farão uma enorme diferença. 

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