Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como controlar a ansiedade na entrevista de emprego? Saiba o que fazer!

Você já se sentiu nervoso ao participar de um processo seletivo e teve certeza de que se estivesse mais calmo teria se saído melhor? Embora seja normal se sentir assim, é fundamental aprender como controlar a ansiedade na entrevista de emprego.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Estar estressado durante situações como essa é um sinal de que você realmente quer mostrar o seu melhor e, na verdade, a ansiedade na dose certa pode agir como um motivador. Só que, muitas vezes, quando ela sai do controle, acaba prejudicando o seu desempenho.

Se você quer saber como controlar essa emoção e se sair melhor nas entrevistas de emprego, confira as dicas que compartilharemos com você neste artigo. 

Saiba como controlar a ansiedade na entrevista de emprego

É normal que todo mundo sinta algum grau de ansiedade antes e durante uma entrevista de emprego, mas o problema é quando não temos controle sobre ela. Em muitas situações, ela pode distrair os nossos pensamentos e até enfraquecer a nossa memória.

Confira a seguir o que você pode fazer para ficar mais calmo quando estiver participando de uma entrevista.

Mude a sua perspectiva sobre entrevistas de emprego

A primeira coisa a fazer é mudar a sua ideia sobre o que são as entrevistas de emprego. A maioria das pessoas acredita que elas apenas serão avaliadas, quando, na verdade, é uma oportunidade de troca.

A entrevista também é um momento para você conhecer mais sobre a empresa, saber se ela tem uma cultura alinhada aos seus valores, se o salário é compatível com o que você espera e se será possível desenvolver a sua carreira nesse lugar.

Pense nela também como um momento em que a empresa quer saber mais sobre você. Afinal, ela já se interessou pela sua experiência profissional e suas habilidades e, por isso, você foi chamado.

Na véspera, cuide do corpo e da mente

Os momentos pré-entrevista também precisam ser levados em consideração, pois influenciarão diretamente na forma como você agirá.

Por isso, procure se alimentar bem no dia anterior, praticar alguma atividade física, evitar bebidas que potencializam a ansiedade (como a cafeína), além de dormir horas suficientes para que o corpo e a mente descansem bem.

Outra coisa que ajuda bastante é fazer atividades que sejam prazerosas para você. Veja um filme ou série, converse com amigos ou faça qualquer outra coisa que promova o seu bem-estar.

Reduza os fatores de estresse

Quanto menos coisas você tiver para se preocupar, menor estará a sua ansiedade na hora da entrevista.

Para que o seu desempenho não seja afetado por fatores externos, procure antecipar algumas ações, como escolher uma roupa adequada e confortável alguns dias antes.

Outros fatores que podem causar ansiedade são o percurso até a empresa e o medo de chegar atrasado. Se você não tem familiaridade com o caminho, pesquise mais de uma forma de se deslocar até lá.

Quando você não precisa se preocupar com essas questões, participa de forma mais confiante e tranquila.

Pratique o que vai falar

É claro que nem sempre você vai saber o que te perguntarão numa entrevista de emprego, mas você pode se preparar.

Sendo assim, é fundamental que você faça pesquisas sobre a companhia, sua cultura organizacional e saiba tudo sobre a vaga.

Leia também: Pontos fortes e pontos fracos: como descobrir os seus?

Procure pensar nos assuntos que o recrutador pode abordar e treine as suas respostas, pratique o aperto de mão e pense na linguagem corporal que você vai utilizar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades