Como crescer na carreira profissional: 10 estratégias

como crescer na carreira profissional

É comum que em algum momento os profissionais pensem “e agora?” quando se trata do seu futuro no trabalho. Saber como crescer na carreira profissional não é óbvio em todas as empresas ou profissões e muitos não conseguem visualizar as oportunidades. 

E mesmo quando conseguem, pode ser um cenário competitivo, onde se destacar faz a diferença. Além disso, muitas vezes os objetivos profissionais estão alinhados com planos pessoais, que afetam as decisões e estratégias para crescer no trabalho. 

Como buscar crescimento profissional?

É difícil se imaginar fazendo a mesma coisa daqui a 20 anos. Ou ainda, fazendo o mesmo que fazia 20 anos atrás. Assim como buscamos evoluir na vida pessoal, o mesmo serve para a carreira. Portanto, conheça nossas estratégias para te ajudar nesse processo: 

1 – Defina seus objetivos

Antes de mais nada, é importante saber para onde você quer ir. Isso lhe dará um senso de direção e ajudará a manter o foco.

Os objetivos pessoais também podem servir como referência nesse aspecto, mas a ideia é construir um caminho que ofereça satisfação profissional. Portanto, comece observando pessoas que admira no meio e veja como foi sua jornada, ou identifique uma empresa ou cargo que gostaria de ocupar. 

A partir daí, esses objetivos devem ser desmembrados em curto e longo prazo, identificando cada etapa necessária. É como se você tivesse um mapa que ajuda a visualizar quais rotas tomar. É claro que no caminho podem haver mudanças, e isso causará direcionamentos no planejamento, mas é preciso saber por onde começar. 

2 – Invista em educação e treinamento

A educação e o treinamento contínuos são fundamentais para o crescimento na carreira. Isso pode incluir a obtenção de um certificado adicional, a participação em workshops ou a aprendizagem de uma nova habilidade.

O mercado de trabalho também se transforma e as inovações surgem rapidamente. Portanto, fique atento às inovações tecnológicas, confira o que a concorrência está realizando, consulte fontes e, mais importante, se especialize. 

A melhor forma de dar um direcionamento para a carreira é adquirindo conhecimento específico com a pós Anhanguera 10 meses. A educação continuada permite desenvolver habilidades técnicas que o colocam em destaque em relação aos concorrentes e facilitam o acesso a cargos mais elevados.

3 – Desenvolva habilidades de comunicação

Saber se comunicar é importante em qualquer carreira, e vai muito além de falar em público e comandar reuniões. Isso inclui a capacidade de se expressar claramente e ouvir ativamente e tem impacto direto no trabalho em equipe. 

Profissionais com boa capacidade de comunicação têm facilidade para deixar claro suas demandas, lidam melhor com conflitos, conseguem contornar imprevistos com mais facilidade e estão mais aptos a ocupar cargos de liderança. 

4 – Construa uma rede de contatos

Ter uma rede sólida de contatos pode abrir muitas portas. Isso também está relacionado a boa comunicação, tanto para abordar essas pessoas quanto para manter relações amistosas com colegas. 

Busque mentores e conecte-se com pessoas do seu campo de atuação e até mesmo de outras indústrias. Isso pode ser feito por meio de redes sociais como o LinkedIn, e ainda participando de eventos e workshops, ou até mesmo abordando diretamente profissionais que admira e que podem te ajudar na carreira. 

5 – Busque feedback

O feedback é uma ferramenta valiosa para o crescimento. Ele pode ajudá-lo a entender suas áreas de força e onde você precisa melhorar. Portanto, busque por opiniões de líderes e colegas, e entenda que esses comentários te ajudarão a se aperfeiçoar. 

O feedback não é só uma reunião para ser criticado, mas sim uma conversa que permite encontrar pontos de melhoria. Saber se aperfeiçoar técnica e comportamentalmente o tornará mais qualificado. 

6 – Demonstre iniciativa

Mostre que você está disposto a assumir responsabilidades adicionais e a ir além do que é esperado de você. Isso pode impressionar seus superiores e abrir oportunidades para avançar.

Também é um indicativo de que tem capacidade de liderar e pode assumir mais responsabilidades dentro da organização. 

7 – Mantenha uma atitude positiva

Uma atitude positiva pode fazer uma grande diferença. Ela pode ajudá-lo a superar desafios, a se adaptar a mudanças e a manter a motivação. Claro que na carreira enfrenta-se altos e baixos, mas mesmo se não alcançar o que almeja imediatamente, há outras oportunidades e até mesmo novos caminhos a seguir. 

8 – Cuide da sua saúde mental e física

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é crucial. Certifique-se de que está cuidando de sua saúde mental e física para poder dar o seu melhor no trabalho. Ter tempo para se dedicar ao lazer e hobbies, descansar e viajar também contribuem para uma vida profissional mais saudável e focada. 

9 – Continue aprendendo

O aprendizado contínuo é a chave para o crescimento na carreira. Esteja sempre aberto a novas ideias e oportunidades para aprender. Muitos profissionais acham que já sabem tudo o que precisam saber sobre sua área, mas nada é estático. 

Essa atitude terá o efeito oposto e o colocará atrás de pessoas que sabem que podem aprender coisas novas, seja uma tarefa melhor executada por um colega, seja um aprendizado de um profissional mais experiente ou até mesmo novos processos. 

10 – Seja paciente

O crescimento na carreira não acontece da noite para o dia. É um processo que requer tempo, esforço e paciência. Mantenha o foco em seus objetivos e continue trabalhando para alcançá-los.

Lembre-se, cada carreira é única e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. No entanto, seguir esses passos pode ajudá-lo a criar um caminho e mostrará como crescer na carreira profissional.

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