Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como editar fotos para e-commerce? Veja as dicas!

mulher fotografando peça de roupa para ilustrar texto sobre como editar fotos para e-commerce

O comércio eletrônico é um dos mais competitivos atualmente. O setor apresentou o maior crescimento da América Latina em 2022, e segue em expansão. Uma das formas de se destacar no meio é fazendo uma boa descrição dos produtos, apresentando-os como uma vitrine. Para fazer isso, é importante saber como editar fotos para e-commerce

A primeira impressão importa, e mostrar a qualidade e os detalhes do produto são um diferencial que podem garantir a compra. É uma forma de agregar valor ao item e uma boa imagem pode fazer o cliente em potencial se sentir como se estivesse segurando um produto. 

Imagine que um consumidor está procurando algo e encontra opções similares, com valores proporcionais em dois sites diferentes. O primeiro tem fotos de alta qualidade, um carrossel com vários ângulos, visibilidade nítida e possibilidade de dar zoom. O outro tem uma foto, em que quase não dá para ver os detalhes. A probabilidade é que o usuário opte pelo item do primeiro site. 

O aspecto visual sempre foi importante na hora de atrair clientes no formato físico, e existem profissionais específicos para desenvolver vitrines. Em grandes centros comerciais e shoppings, a fachada das lojas conta com uma decoração, às vezes até temática, e dentro desse conceito as peças são exibidas. 

No formato online, esse cuidado e atenção deve ser preservado. Mas engana-se quem acredita que precisa de equipamento profissional ou até mesmo um especialista para fazer esse trabalho. Isso pode ser alcançado com dedicação e algumas dicas importantes, que vamos dar nesse texto. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Dicas para fazer boas fotos 

Existem muitos tutoriais na internet que ensinam como tirar fotos profissionais com câmeras ou até com o celular. Buscar conhecimento e entender sobre fotografia pode ajudar a ter boas ideias e a fazer imagens melhores. Além disso, confira nossas dicas: 

Verifique a resolução: tanto equipamentos semi-profissionais como celulares podem ser ajustados na hora de fazer as imagens. Para o e-commerce, recomenda-se, no máximo, 1280 pixels por 1024 pixels. 

Padronize: se cada imagem de produto estiver com um tamanho, formato ou estilo, irá gerar uma poluição visual. Crie um conceito, um tamanho, um formato, e siga com esse padrão em todas as imagens do site. 

Mostre todos os ângulos: Faça imagens de todos os lados do produto, e de cima a baixo. Permita que o cliente visualize como se ele estivesse segurando o produto. Em alguns casos, é possível incluir vídeos ou ainda imagens 360º. 

Pense no fundo: determinados produtos podem exigir uma imagem mais elaborada, como um modelo utilizando ou algo que remonte a funcionalidade do produto. Em outros casos, o importante é ver os detalhes da peça e um fundo branco servirá melhor. Entenda como o produto deve ser exposto antes de fotografar. 

Mostre o que tem a oferecer: se um produto tem diversas cores e estampas, ou ainda se possui outras funcionalidades além da sua principal, deixe isso claro nas imagens. 

Como editar fotos para e-commerce?

Depois de fazer as fotos, vem a etapa de edição. Aqui é onde a foto será “tratada”, ficando mais atrativa. É comum fazer imagens que gerem um impacto visual, como nas lanchonetes: raramente os lanches aparentam como na foto, pois elas são trabalhadas para mostrar os detalhes e ingredientes. Isso serve para além da comida, e o mais importante é que o produto entregue corresponda com as características mostradas nas imagens. 

Se aprofundar neste tema permite ampliar os conhecimentos relacionados a venda e marketing. Saber divulgar um produto, desde sua concepção até a venda, é um atrativo que torna profissionais autônomos mais preparados para a concorrência, e os colaboradores mais desejados no mercado. A pós Pitágoras pode ajudar quem deseja se aprofundar no tema e se tornar um especialista.  

Veja como editar as imagens com sucesso

Não utilize filtros: use o editor para realçar cores e o contorno, mas sem perder a característica original do produto. Se o que for entregue não corresponder com as imagens, o consumidor vai ficar insatisfeito. 

Se atente ao tamanho: imagens muito pesadas vão sobrecarregar o servidor e dificultar o carregamento da foto. Se demorar demais, o consumidor pode desistir da compra. Além disso, o Google considera a experiência do usuário como o mais importante, portanto, se estiver muito pesado, o buscador também vai entender como um problema, dificultando o rankeamento. O tamanho máximo recomendado é 1 MB.

Ajuste o brilho, contraste e sombra: é comum que as imagens fiquem com sombras, que devem ser retiradas. Já o brilho pode ajudar a realçar o produto, e é indicado para deixar a imagem mais clara ou escura. O contraste trabalha as partes claras e escuras da foto. Todos esses elementos devem ser utilizados para destacar o produto na imagem, sempre tomando cuidado para não se exceder e perder as características originais. 

Escolha o formato do arquivo: as extensões PNG e JPEG são as mais comuns e as mais recomendadas. Na hora de salvar, verifique se um dos formatos está selecionado, dando preferência para o PNG. 

Onde editar fotos

Ferramentas profissionais como Photoshop e Illustrator são as mais indicadas por conta de suas funções. Mas para quem não tem uma licença ou não sabe usar esses programas, há outras formas mais fáceis de editar uma foto. Reunimos a seguir os principais sites gratuitos para essa etapa: 

1 – Pixlr

O Pixlr tem uma interface parecida com o Photoshop, mas com menos recursos e funcionalidades. Porém, não necessita instalação e pode ser acessado gratuitamente. 

2 – Canva

Mais indicado para incluir recursos gráficos, como desenhos, textos e bordas, o Canva também tem algumas ferramentas básicas para edição de imagens. 

3 – Fotor

Também conta com funções mais básicas. Mas, além de ajustes como cor e brilho, também possibilita redimensionar as fotos de acordo com as configurações que indicamos acima. 

4 – Polarr

O Polarr já tem mais funcionalidades, como focar e desfocar objetos, além de corrigir a iluminação. A ferramenta tem versões on-line e para aparelhos Android. 

Agora que você já sabe como editar fotos para e-commerce, já pode investir em uma loja virtual mais profissional, que atrairá mais clientes e mais vendas. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades