Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como escolher sua pós-graduação em 2021: modalidades, carreiras e oportunidades

pos-graduacao-2021

A capacitação constante é um fator muito importante para o crescimento profissional e para a consolidação na carreira. Isso porque, um currículo especializado faz com que você possa conquistar oportunidades melhores e, assim, ter maior sucesso na sua profissão. 

Mas há muitas dúvidas sobre como escolher a pós-graduação que mais se encaixa no seu momento profissional e também nos seus desejos para o futuro. Para te ajudar a entender a importância de fazer uma boa escolha para 2021, o blog Portal Pós vai te deixar por dentro do assunto. Continue a leitura e confira!

A importância da pós-graduação

Quando você sai da faculdade e ingressa no mercado de trabalho com a sua formação acadêmica tradicional, está bem preparado em muitos aspectos, mas de forma mais ampla. Ou seja, tem na bagagem um conhecimento mais geral da área de atuação. 

Conforme o tempo vai passando, é natural você encontrar aquilo que almeja para o futuro profissional de forma mais específica, seja motivado por um nicho, uma tendência, uma oportunidade surgida no trabalho ou até mesmo uma mudança de área. E nem sempre esses caminhos estão muito claros na cabeça, até pela vasta gama de opções de cursos de pós

Como escolher a sua pós-graduação?

Algumas dicas na hora de optar pela melhor pós-graduação são essenciais. E, se algumas coisas não mudam com o tempo, outros aspectos novos devem ser observados para fazer a escolha mais certeira. O que não muda é a análise do que você quer para a sua vida profissional, e para fazer isso, é preciso uma reflexão profunda sobre como você imagina que seja o seu futuro profissional ideal.

Além disso, analise sua experiência profissional. O que você deseja aprimorar? Quais são suas preferências dentro de todas as possibilidades que vislumbra na carreira? Isso deve ser um ponto-chave para não errar. Conselhos de especialistas e de pessoas próximas também são válidos, desde que você não tire o foco de si mesmo e daquilo que deseja fazer.

Outra questão que permanece muito importante é colocar na balança os modelos e modalidades de pós-graduação. Para isso, dentro dos seus objetivos, avalie sua rotina e disponibilidade para escolher um modelo que seja compatível com a sua rotina. Viagens a trabalho, horário flexível de expediente, estrutura para o estudo remoto, orçamento disponível para o curso e tempo de formação são algumas das coisas das quais você precisa tomar nota.

O que muda na sua escolha para o ano de 2021?

Sobre o ano de 2021, muitas pessoas se perguntam se esse é o melhor momento de ingressar numa pós-graduação. De fato, o timing é essencial, já que uma escolha impetuosa pode mais atrapalhar que ajudar, dependendo do momento. 

Para entender o cenário de uma pós-graduação em 2021, não há como não mencionar sobre a retomada da modalidade presencial após um ano de quarentena pela pandemia do COVID-19, com uma série de protocolos. De fato, muitas pessoas de todas as faixas etárias e modalidades de ensino tiveram os estudos prejudicados por conta da pandemia, e têm o desejo de retomar as atividades. 

Assim, a pós-graduação EAD ainda será muito procurada pelas pessoas que se sentem adaptadas a isso ou que não se sentem seguras para enfrentar aulas presenciais. Por outro lado, muitas pessoas não se adaptaram ao modelo remoto de trabalho e estudo, havendo também um fortalecimento da modalidade de pós presencial.

Dentro de todas as mudanças de cenário e de prioridades, alguns setores prometem se fortalecer muito em 2021 e em 2022, conforme projeções de sites de pesquisa e de recursos humanos. É o caso do direito, da saúde, do marketing, da construção civil e da tecnologia.

Isso não significa que as outras áreas devem ser deixadas em segundo plano, mas sim que profissionais desses ramos de atuação devem aproveitar essa oportunidade de fortalecimento. Mas por que cada uma delas está em destaque para os próximos dois anos? É o que vamos explicar a seguir.

Oportunidades de se aprimorar em diversas áreas no próximo ano

Para a área jurídica, fazer uma pós-graduação em direito em 2021 será essencial, principalmente se tratando do nicho de direito com foco no ambiente digital. Isso porque o digital está cada vez mais forte, não só por parte de usuários comuns, mas marcas, empresas e políticos. Além disso, leis para casos de violação digital são cada vez mais recorrentes. 

Na saúde, foi percebido que essa área é essencial para as nossas vidas. Para trabalhar de forma ainda mais especializada em hospitais, clínicas, consultórios, serviço público e centros de pesquisa, os profissionais da medicina verão em 2021 uma ótima oportunidade para continuar se aprimorando. 

O marketing é outra área que merecerá toda a atenção no próximo ano. Principalmente se tratando do marketing digital, que se expandiu conforme a tecnologia e as relações de consumo foram se modificando. 2020 já mostrou que muitas empresas não se prepararam para essa realidade, e no ano que vem por aí, profissionais que tenham conhecimento de marketing digital irão se destacar.

Mas não é só no ambiente digital que 2021 promete. Para a construção civil, os caminhos se mostram muito promissores porque essa área será essencial para a retomada da economia em nosso país. Desde pequenas obras até as mais imponentes construções, as demandas terão cada vez mais espaço no ano que vem.

Já a tecnologia e inovação é um ramo que pede com cada vez mais rapidez a presença de profissionais qualificados e atualizados. Conhecimentos em cibersegurança, engenharia de dados e desenvolvimento de JavaScript são apenas alguns entre as centenas de competências requeridas por diversas empresas.

Seja qual for a sua escolha, o Portal Pós conta com cursos em diversas áreas de atuação. Não deixe de conferir cada um deles e ter a certeza de trilhar um caminho de sucesso na especialização que escolher em 2021!

Conheça nossas faculdades