Como estruturar um feedback: veja passo a passo (com exemplo)

como estruturar um feedback

Avaliar o desempenho e o comportamento dos colaboradores é sempre um desafio, não é mesmo? Não é simples endereçar questões que podem ser melhoradas e desenvolvidas, e o mentor ou líder designado por essa tarefa precisa saber como estruturar um feedback.

Dessa maneira, o processo de avaliação será muito mais simples e organizado, garantindo que todos os pontos sejam endereçados da melhor maneira possível. Contudo, como é possível fazer isso?

Pensar na melhor forma de dar um feedback pode ser um quebra-cabeças e tanto. Por isso, hoje listamos todos os pontos que você deve levar em consideração na hora de estruturar uma avaliação profissional.

Confira abaixo o tutorial, que conta com 6 passos simples, e veja que é possível oferecer um feedback com tranquilidade, máximo respeito e dinamismo.

Como estruturar um feedback em 6 passos

1 – Organize todos os pontos que serão ditos na avaliação de acordo com o modelo de feedback

O primeiro ponto consiste em ter clareza sobre todos os pontos que serão levantados na conversa. Um bom feedback combina questões positivas e negativas, bem como as melhorias dos últimos tempos, o que deixou a desejar, as expectativas para o futuro e os planos da empresa para o colaborador em questão.

Tendo em vista que existem diversas maneiras de estruturar o processo de feedback corporativo, é fundamental que você leve em consideração o modelo da sua empresa antes de escolher as informações que serão divididas.

Por exemplo, equipes com avaliações constantes, no modelo one-on-one, não precisam ser tão extensas quanto reuniões de feedbacks contínuos, que podem acontecer apenas algumas vezes durante o ano.

Sendo assim, leve em consideração o modelo vigente e faça uma lista com tudo que será abordado na reunião, de acordo com as suas impressões do dia a dia profissional, processos formais de avaliações entre colaboradores, comentários de outros funcionários, avaliações de clientes e outras possibilidades.

2 – Defina uma data e local para o feedback, de preferência presencialmente

Antes de pensar nos próximos passos para o feedback em si, vale a pena considerar o formato que ele será apresentado.

O ideal é que as reuniões de feedback sejam presenciais, com o famoso “olho no olho”. Por ser um momento importante para os profissionais, seja para receber grandes elogios, seja um retorno não muito positivo sobre o trabalho, o contato humano ajuda com a empatia, a sensação de acolhimento e pertencimento.

Contudo, se o encontro presencial não for possível, prefira as opções de conferência por vídeo aos feedbacks por telefone ou e-mails. Para isso, defina uma data e horário, levando em consideração o dia a dia do colaborador, o momento da empresa e do departamento, e também o tempo necessário para abordar tudo com calma e tranquilidade.

3 – Escolha um modelo de feedback para a ocasião

Agora, chegou o momento de avaliar os modelos de feedbacks para organizar, enfim, os pontos que você levantou no primeiro item. 

Há o feedback sanduíche, que começa com elogios, passa aos pontos de melhoria e finaliza com mais pontos positivos, que já não é tão usual no mundo corporativo. Recentemente, surgiu o feedback Netflix, que organiza a avaliação em o que deve continuar sendo feito, o que precisa ser eliminado na rotina e o que pode começar a acontecer.

4 – Foque em ser direto e objetivo, sem perder a empatia

Tendo em vista que a parte do conteúdo já está organizada, com todos os pontos listados e estruturados de acordo com o modelo escolhido, que tal pensar na sua postura e comportamento?

Como já falamos, os feedbacks são momentos delicados. Então, como líder, gestor ou mentor, você precisa ser uma figura amistosa, que repassa os pontos negativos e positivos, mas nunca perde a empatia. Afinal de contas, estamos falando de um profissional da sua equipe, que precisa sentir que faz parte do grupo e que, independente do teor do feedback, pode contar com você para evoluir.

5 – Demonstre que você é um aliado do colaborador

Nesse sentido, vale a pena se colocar como um aliado em todo o processo. Isso vai ajudar na receptividade da avaliação, independente de ser um feedback mais positivo ou negativo, e também no processo de longo prazo.

6 – Abra um espaço para dúvidas, comentários e desabafos

Por fim, finalize a reunião de feedback com um espaço mais aberto. Deixe alguns minutos para que o avaliado possa tirar dúvidas, entender melhor como pode melhorar, tecer comentários e até mesmo fazer desabafos.

Muitas vezes, um desempenho abaixo do esperado é reflexo de problemas organizacionais, que podem aparecer nas reuniões de avaliação e ajudar a empresa a redirecionar esforços e fazer da companhia um espaço melhor, e de crescimento, para todos.

Exemplo de feedback para se inspirar

Agora que você já sabe a melhor maneira de estruturar um feedback, o que acha de um exemplo para se inspirar? Confira abaixo uma ideia de avaliação Netflix e use-a de modelo para os seus processos.

1 – O que continuar a fazer

“Nos últimos meses, ficou claro o seu comprometimento e seriedade com os projetos de comunicação interna. Todos perceberam a sua empolgação em fazer parte do planejamento de cada uma das ações, bem como o seu cuidado em pensar nos detalhes e nos pontos críticos de todas elas. Sua atuação tem sido essencial para o sucesso dessa área, e você pode continuar com esse foco, o que vai te ajudar na sua evolução e direcionamento profissionais.”

2 – O que parar de executar

“O trabalho em equipe ainda é um desafio para você, não é mesmo? Entendo que você trabalha muito bem de forma individual, contudo, centralizar os esforços e algumas atividades apenas em você pode comprometer a divisão de tarefas entre o time e deixar outros pontos que são sua responsabilidade de lado. Por isso, vale a pena tomar cuidado com a individualização do trabalho e focar na equipe como um todo.”

3 – O que começar a realizar

“Agora que você já tem mais experiência atuando em projetos específicos, você pode, aos poucos, começar a assumir a liderança de alguns deles, algo que você já tinha demonstrado interesse em fazer. Já alinhei com a sua gestora e, a partir de agora, você também começará a trabalhar como líder de algumas pequenas ações, para se acostumar com a nova função e se desenvolver ainda mais. Conto com a sua proatividade nesse desafio, e sabia que eu, sua gestora e toda a equipe de líderes estamos aqui para oferecer suporte, ajuda, direcionamento e dar dicas.”

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