Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como fazer um currículo que chame atenção dos recrutadores?

como fazer um currículo que chame atenção dos recrutadores

Você sabia que o seu CV é avaliado em apenas 7 segundos? Esse é o tempo médio gasto na primeira leitura para encontrar informações relevantes sobre a sua jornada profissional. Por esse motivo, é fundamental que você saiba como fazer um currículo que chame atenção dos recrutadores.

Basicamente, um currículo atraente precisa contar os seus objetivos, o que você já conquistou profissionalmente e como essa experiência pode colaborar para os resultados da empresa. No entanto, a forma como comunicamos essas informações pode fazer toda a diferença entre ser notado imediatamente ou desconsiderado para uma vaga de emprego.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Se você quer que o seu currículo se destaque entre a concorrência, confira essas dicas que selecionamos para você.

Saiba como fazer um currículo que chame atenção dos recrutadores

1 – Use as palavras do anúncio da vaga

É cada vez mais comum que as empresas utilizem ferramentas de automação para selecionar currículos. Ou seja, muitas vezes, o seu currículo passará por esses sistemas que fazem uma espécie de filtro antes de chegar até o recrutador.

Por isso, é importante que os candidatos utilizem palavras-chave que estão na descrição da vaga. Se você se candidatar a qualquer emprego, preste bastante atenção em tudo o que a empresa escreveu sobre ele.

A linguagem aplicada na descrição da vaga é utilizada intencionalmente para destacar as soft skills, hard skills e experiência que eles estão buscando. Preste bem atenção nela, replique isso no seu CV e aumente as suas chances de ser selecionado.

2 – Escolha um formato simples

Muitos candidatos têm dificuldade na hora de escolher um formato ou template para o seu currículo, mas a melhor opção nessa hora é manter a simplicidade.

Quanto mais você facilitar a leitura do seu CV, maiores serão as chances de os recrutadores encontrarem as informações que estão buscando.

Confira algumas dicas para um currículo organizado e fácil de ler:

  • Garanta que ele tenha espaço em branco suficiente, com margens direita e inferior de 2 cm, e 3 cm para as margens esquerda e superior. O espaçamento entre linhas pode ser 1,5.
  • Use fontes fáceis de ler, como Arial, Calibri ou Helvética e selecione o tamanho 12.
  • Não escreva parágrafos longos. Três frases são suficientes.
  • Preste atenção na quantidade de páginas. Embora não exista um tamanho exato para o currículo, o ideal é que não tenha mais de duas páginas. Se achar que está muito longo, foque somente nas experiências que são relevantes para aquela vaga.
  • Sempre escolha um template que seja legível a distância.

Utilizar ferramentas com modelos prontos, como o Canva, pode ajudar bastante quem tem dificuldade em montar um currículo do zero. Mas é importante lembrar que modelos com foto, cores e formas geométricas devem ser evitados, pois podem dificultar a leitura e a busca de palavras-chave pelos sistemas.

banner currículo imbatível

3 – Deixe claro o seu objetivo

Para chamar a atenção dos recrutadores, as informações do campo “Objetivo” precisam ser concisas e muito claras. Elas devem declarar o rumo que você deseja dar à sua carreira e, ao mesmo tempo, mostrar para o recrutador que você é o candidato que ele está buscando.

Um erro comum ainda costuma ser a inclusão da frase “à disposição da empresa” ou simplesmente colocar o título da vaga. Perceba que essas informações não dizem nada sobre como o seu objetivo se encaixa no emprego que está sendo oferecido.

Por isso, evite utilizar clichês e descubra como esse espaço pode ser usado para te destacar.

4 – Impressione com resultados e conquistas

Quando falar sobre as suas experiências profissionais, lembre-se de que, durante aqueles 7 segundos iniciais, o responsável pela seleção “escaneará” o conteúdo do seu currículo.

Então, use esse espaço para falar sobre projetos, competências desenvolvidas e claro, sobre resultados conquistados.

Uma boa forma de demonstrar o seu desempenho nos trabalhos passados é utilizar números.

Observe essas duas frases:

  • “Neste cargo, fui o responsável por aumentar as vendas do setor”.
  • “Neste cargo, aumentei as vendas do setor de R$ 200 mil para R$ 400 mil. O resultado foi um crescimento de 100% nas vendas anuais.”  

Veja como os números e os fatos da segunda frase trazem muito mais impacto e credibilidade. Em muitas profissões as métricas são importantes para falar sobre a sua performance profissional. Se esse é o seu caso, lembre-se de sempre registrar os seus resultados e dados quantitativos de suas participações em projetos.

Além de ajudarem a valorizar o seu currículo, esses números podem ser um bom argumento para um pedido de aumento de salário ou promoção.

Agora, você já sabe como fazer um currículo que chame atenção dos recrutadores. Lembre-se de que não basta ter a experiência e as habilidades necessárias para o cargo. É preciso comunicá-las de forma clara para conquistar a vaga de emprego que você tanto deseja. Outra dica é investir em uma especialização, como a pós LFG.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades