Afinal, como lidar com chefes difíceis no trabalho?

ilustração de pensamentos confusos para representar texto sobre como lidar com chefes difíceis

Ter problemas com o chefe, infelizmente, pode ser algo corriqueiro em um ambiente profissional. Muitas pessoas conseguem lidar com esse desafio, mas outras não. Quando existe uma relação conflituosa no local de trabalho, o desempenho do profissional pode ser afetado, assim como o lado emocional. Caso esteja passando por isso, saiba que existem algumas dicas de como lidar com chefes difíceis

O trabalho ocupa boa parte do nosso tempo e ter um bom relacionamento com as pessoas com quem você lida todos os dias pode tornar sua rotina mais leve. Quando um superior tem um temperamento difícil, é preciso fazer algumas análises para entender onde está o problema e, desta forma, talvez você consiga encontrar uma solução para melhorar esse relacionamento. 

Como lidar com chefes difíceis? Veja dicas: 

1 – Analise o perfil do seu chefe 

Existe uma diferença entre ser ruim e exigente. Cobrar, demandar, supervisionar e conferir tarefas são algumas das funções de um chefe. Tente se colocar do outro lado e pense como você agiria se estivesse na mesma posição. 

O chefe ruim é aquele que não caminha junto com a equipe e a trata mal. Já o exigente é aquele que te cobra para que o serviço saia de forma correta e no prazo. Levar uma chamada de atenção nunca é legal, mas observe como isso é feito. Caso se sinta desrespeitado, converse com seu chefe ou reporte ao RH.   

2 – Proponha diálogo

É extremamente importante você se posicionar, mas evite brigas e discussões acaloradas. Mantenha a calma nas situações difíceis e sinalize em um momento oportuno o que está te incomodando. Os chefes precisam ouvir seus funcionários, então não tenha receio de pedir uma reunião e conversar sobre o que está te desmotivando. 

Usar um tom agressivo na conversa não vai ajudar em nada. Demonstre profissionalismo ao expor que você não é obrigado a passar por determinadas situações. Caso seu superior levante a voz, por exemplo, diga que você não está em busca de briga, mas de uma solução para os problemas que estão enfrentando. Sim, é difícil controlar as emoções nesse tipo de situação, mas é necessário para não perder a razão. 

3 – Formalize tudo por escrito

Após a conversa, liste os principais pontos e mande por e-mail. Diga ao seu chefe que gostaria de deixar registrado o que foi conversado para que possam voltar a conversar daqui um a um mês, por exemplo, para ver se estão conseguindo colocar em prática o que combinaram em reunião. 

No entanto, tome cuidado ao sugerir isso, seu chefe pode achar que está criando “provas” contra ele. Explique antes da conversa começar que depois vai mandar tudo por e-mail só não acabarem esquecendo o que foi conversado. Deixar tudo registrado vai evitar futuros ruídos de comunicação.    

4 – Vale a pena se estressar? 

Dar sua opinião e expressar o que está sentindo enquanto profissional é importante, mas em certos casos, o melhor a se fazer é simplesmente ignorar. Suponha que seu chefe goste que você realize um serviço de determinada maneira, você sugere outra e ele não concorda. 

Respire fundo e pense: vai te custar muito fazer da forma como ele quer? Se a resposta for não, você não precisa perder tempo argumentando. Às vezes, o melhor é evitar a fadiga. Faça como ele orientou e se demorar mais ou se der algum problema, apenas sinalize: “Fiz da forma como você me orientou”. Simples assim.    

5 – Seja cordial

Mesmo que esteja estressado com seu chefe, mantenha a cordialidade no dia a dia. Talvez ele, ou ela, possui um temperamento difícil, mas te consideram um bom profissional. Quando você sair da empresa, essa pessoa pode ser quem vai escrever sua carta de recomendação. 

Lembre-se que algumas empresas gostam de saber como era o comportamento dos candidatos a uma vaga no seus empregos anteriores. Mantenha sempre a educação e demonstre o respeito que gostaria de receber. 

6 – Imponha limites

Manter a cordialidade não significa abaixar a cabeça e aceitar tudo o que o seu chefe faz e fala. Você precisa impor alguns limites. Deixe claro, por exemplo, quando não for dar conta de um serviço e explique o motivo. Também respeite seu horário e só faça hora extra quando for realmente necessário. Ou seja, não deixe isso virar um hábito. 

Não tolere situações em que você é desrespeitado, humilhado ou diminuído. Nenhum chefe tem o direito de tratar seu liderado dessa forma. Corte qualquer tipo de situação de abuso e não se deixe ser explorado. Uma das funções do RH é dar assistência aos funcionários. Caso necessário, peça ajuda. 

7 – Não fique estagnado

Caso essas dicas acima de como lidar com chefes difíceis não tenham surtido efeito, considere tentar algo novo. Se você gosta da empresa onde trabalha, uma opção é tentar mudar de área. Para demonstrar que possui interesse em outro setor, uma dica é procurar um curso de especialização. Outra sugestão é procurar um novo emprego que te valorize e, para dar uma turbinada no seu currículo, faça um curso da pós-graduação Anhanguera

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