Como manter a equipe motivada: 5 dicas para a liderança seguir

O cargo de liderança seduz pelo glamour da posição, mas também acarreta muitas responsabilidades. Além do alto grau de comprometimento exigido e aumento da cobrança por parte da empresa pelos seus resultados, é esperado do líder que ele saiba que uma das suas principais tarefas será a de descobrir como manter a equipe motivada e extrair o melhor de cada colaborador.

Lidar com equipes, sejam elas grandes ou pequenas, nunca é uma tarefa muito fácil. Exige do líder uma postura de firmeza, agilidade de pensamento e paciência para lidar da melhor forma com tantas cabeças pensando diferente. Mas, com paciência e seguindo alguns princípios básicos, é possível ter uma equipe unida e motivada. 

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Ser um líder de referência é a melhor forma de conduzir sua equipe. As pessoas sob seu comando se sentirão mais confiantes e comprometidas ao verem que seguem um gestor que está ali para colaborar com eles e ajudar a encontrar o caminho e estratégia mais adequada para o projeto, valorizando o que cada um tem de melhor para oferecer.

É esperado do líder uma personalidade acolhedora, porém firme, para mostrar que ele está ali não só para coordenar, mas também para contribuir. Mas isso é apenas uma parte de como se portar como um bom líder. A seguir, veja cinco dicas de como agir de forma a conquistar a confiança de todos e manter a equipe unida e motivada!

1 – Elogie em público, repreenda em particular

Ninguém gosta de ter seus erros apontados na frente de alguém, principalmente quando o cenário é o ambiente de trabalho. Sendo assim, é extremamente desaconselhável dirigir uma crítica pessoal a alguém quando o time inteiro estiver reunido.

Se for necessário ter uma conversa com algum colaborador, seja para falar sobre algum erro ou aconselhar melhorias que a pessoa poderia adotar, faça isso de forma reservada. E nada de utilizar a área do café ou um ambiente comum para ter essa conversa, mesmo que ela esteja vazia. Além de tirar o profissionalismo da situação, é possível que outra pessoa chegue no local durante a conversa, criando uma situação desconfortável para todos. 

Se você não tiver uma sala própria, encontre um ambiente para reuniões vago no escritório e chame a pessoa para conversar. Seja educado e faça seus apontamentos de forma clara e objetiva. Assim, ela conseguirá entender no que pode melhorar e não precisará passar por uma situação vexatória, fortalecendo a relação de confiança entre vocês.

Mas se o assunto for um elogio, sinta-se à vontade para dizê-lo em público. Além de mostrar que você reconhece o mérito da sua equipe, isso vai aumentar a autoestima do funcionário elogiado, e todos do time passarão a se esforçar mais para também se sentirem importantes no projeto e serem reconhecidos.

2 – Seja o exemplo

Se você cobra pontualidade de todos, mas chega meia hora atrasado diariamente, ninguém vai te levar a sério. Seja no comprometimento com a empresa ou nas pequenas ações do dia a dia, o seu discurso sempre precisa estar alinhado com seus atos.

Uma equipe que vê o líder agindo mal começa a ficar desleixada, não se importar tanto com os resultados e, então, cada um passa a agir conforme melhor convém. Quando o líder começa a agir de forma contraditória, a palavra dele perde força, pois todos sabem que ele raramente vai cumprir com o que promete.

Lembre-se: você chegou na posição de líder porque alguém confia em você. Se você não valorizar essa chance, passando essa confiança para a sua equipe, dará a impressão de ser um profissional irresponsável, o que irá te atrapalhar muito na sua carreira.

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3 – Seja participativo no dia a dia da sua equipe

A melhor forma de garantir uma equipe unida e motivada é estando presente com ela, acompanhando de perto o desenvolvimento de cada integrante. Um líder que se isola, aparecendo apenas para dar ordens e cobrar, se torna um gestor impessoal, dificultando a criação de qualquer relação de confiança com o time.

Ponha a mão na massa também, realize suas tarefas em conjunto com sua equipe e seja uma presença constante no dia a dia de todos. Desta forma, o time verá você como uma parte ativa dele e se sentirá mais confortável e confiante de atuar porque sabem que você vai estar lá para orientar e ajudar sempre que necessário.

Além disso, essa convivência cotidiana vai tornar o ambiente de trabalho mais leve, proporcionando conversas sobre o projeto, mas também sobre assuntos cotidianos, amenidades e brincadeiras que vão fortalecer o espírito de unidade do time. 

4 – Admita seu erro quando errar

Errar é humano, e todo mundo é passível de erros. Se você cometer algum equívoco nas suas responsabilidades, nunca continue agindo como se nada tivesse acontecido ou, pior, tente culpar outra pessoa da equipe por algo que ela nada teve relação.

Seja humilde e admita que você errou. Isso vai mostrar para a sua equipe que você não tenta se esquivar das suas obrigações e que, assim como todos do time, você também erra e, às vezes, precisa lidar com as consequências da sua distração.

Lembre-se que você precisa ser um exemplo de conduta para seus liderados. Se negar a admitir os seus erros vai influenciar seu time a se acostumar a encontrar desculpas para justificar os próprios equívocos. 

5 – Realize feedbacks individuais e coletivos

A melhor forma de descobrir o grau de satisfação do time com os resultados do projeto e a estratégia utilizada é perguntando. Crie o hábito de, em períodos pré-determinados, organizar sessões de feedbacks coletivos e individuais.

As sessões coletivas vão servir como reuniões de brainstorm, em que todos juntos vão discutir os caminhos adotados, se a estratégia usada é a mais indicada, o que está dando certo e o que precisa mudar. O ideal é que essas reuniões sejam ao menos quinzenais, para que sempre se renove a perspectiva geral do projeto e todos se sintam parte dele, mantendo assim a equipe unida e motivada.

Os feedbacks individuais devem sempre ocorrer de modo reservado com cada colaborador da sua equipe, com o objetivo de cada um expressar suas satisfações e insatisfações pessoais. Um bom período para organizar essas reuniões é de três em três meses. 

O objetivo sempre será descobrir como está a interação do time entre si, ocasionalmente descobrir um problema de relacionamento entre colaboradores e ouvir pessoalmente cada liderado, destacando que a opinião deles também é parte fundamental do projeto.

Quer saber mais sobre liderança de sucesso e como manter a equipe motivada? Leia esta matéria sobre como se tornar um líder accountable e se aprimore ainda mais como gestor!

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